Derretendo alumínio que levita

Este video russo mostra um experimento de derreter alumínio por indução usando uma bobina magnética. No processo, a corrente induzida através do alumínio é tão gigante que ele levita. O bloco de alumínio pesa 2,6 gramas e é usado um inversor de 1,6KW. Devido a imperfeita capacidade do material de permitir a passagem do campo magnético alternado, ele aquece, atingindo mais de mil graus. Na verdade, ele chega a 1200 graus e vira um glóbulo liquido superquente levitante.

Experimentos como este ajudam aumentar nossa compreensão sobre as propriedades diamagnéticas de certos materiais.

Outro experimento muito interessante envolvendo propriedades magnéticas dos materiais é este, que parece até um efeito especial. No caso, tudo que você precisa fazer é jogar um ímã de neodímio num tubo de cobre e ele vai cair em câmera lenta bem na sua frente. Isso porque o campo magnético do neodímio atravessa com dificuldade o cobre, produzindo um efeito de arrasto que parece que está de baixo d´água. A sensação e a realidade é que uma força invisível impede que o bloco de ímã de neodímio caia com a velocidade normal. É um experimento interessante e fácil de fazer, bastando comprar um bloquinho qualquer de neodímio e um cano de cobre numa loja de material de construção perto da sua casa. Quem nunca viu pensa até que é truque.
As mais avançadas montanhas-russas do mundo tem usado este sistema para economizar energia no processo de frenagem.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Bem legal, a física e suas traquinagens me impressiona mais a cada dia. É interessante pensar que se coisas assim, por mais complexas que sejam, fossem apresentadas aos pequenos nas escolas faria o estudo da física bem mais atrativo e interesante e até mesmo divertido e prazeroso. Fugir do velho esquema de decoreba de formulas e leis seria bom para criar o gosto desta matéria tão abstrata e tão abominada por muitos estudantes, como eu na época da escola.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos

A super câmera lenta que consegue capturar a velocidade da luz

0
A super câmera lenta consegue a façanha de registrar 1o trilhões de quadros por segundo e registra a velocidade da luz!

Petrov: 5 curtas que farão você ficar de queixo caído

0
Alexander Petrov é um artista que desafia a compreensão. Capaz de pintar filmes inteiros apenas usando os dedos e tinta à óleo sobre vidro...

UVB-76 – A verdade sobre a misteriosa rádio russa que só transmite números

471
A estação misteriosa russa nunca para de transmitir. Ninguém sabe o que as mensagens em russo querem dizer, nem porque ela emite apitos e números há tantos anos, desde o tempo da União Soviética.

Luzes que perseguem: O que são essas estranhas esferas de luz?

100
Meu avô que já tinha visto um caixão levitando sobre uma porteira, dado carona a dois fantasmas e sido perseguido por um cachorro do tamanho de um boi que ele achou ser um lobisomem não estava preparado para ver uma bola de fogo que continuava a queimar debaixo d´água e saiu correndo, junto com o sentinela. A história dele que termina bruscamente sem um final, sempre me deixou intrigado. Como pode alguém diante de uma coisa dessas fugir sem esperar para "ver no que vai dar?"

Os melhores filmes dos anos 80

811
Eu fui uma criança dos anos 80. Juntamente comigo, milhares de pessoas se lembram com saudades dos filmes que passavam nessa época. Pensando nisso, eu resolvi elaborar uma nova lista dos melhores filmes dos...