fbpx

Curiosidades

Conheça o Homem-Manga

Imagina só uma única árvore gerar 300 tipos diferentes de manga.

Escrito por Philipe Kling David · 2 Minutos de leitura >

Haji Kalimullah Khan, também conhecido como Homem-Manga, é um horticultor e criador de frutas de renome mundial, conhecido por suas realizações na criação de mangas e, especialmente, por sua realização culminante, uma árvore de manga que produz 300 variedades diferentes.

 

Isso mesmo, uma única árvore do cara dá 300 tipos diferentes de mangas! É Gump ou não é?

Quando Haji Kalimullah Khan abandonou a escola aos 15 anos para fazer do cultivo e criação de mangas o trabalho de sua vida, sua família, como a maioria dos fazendeiros em Malihabad, norte da Índia, estava cultivando apenas duas variedades da deliciosa fruta tropical. Mas um dia, depois de ver uma planta rosa que produzia flores de cores diferentes no jardim de flores de um amigo, Khan descobriu que plantas poderiam ser enxertadas, e quis se aprofundar mais sobre o cruzamento de plantas e começou a se perguntar se os mesmos princípios não se aplicavam às árvores frutíferas.

 

Este foi o início de uma carreira que o veria coroado como um dos maiores horticultores e fruticultores do mundo, e que lhe valeria o carinhoso apelido de “Mango Man”.

O curioso Homem-Manga

Embora Haji Kalimullah Khan tenha tantas conquistas no campo da horticultura, sua mais famosa é a única mangueira que produz 300 variedades diferentes. Um projeto que Mango Man começou em 1987, o pomar de manga com uma única árvore o viu aprendendo a arte de cortar um galho de uma árvore, cortar ângulos entalhados nele e, em seguida, anexar o corte órfão a uma nova árvore híbrida.

Uma vez o galho cicatrizando e sendo alimentado pelo tronco, ele dará mangas que são dele. Assim, para criar uma mangueira que gera 300 variedades, o Homem Manga pegou 300 galhos de árvores diferentes e enxertou numa única base. Cada galho desses passou a dar sua respectiva manga.

A base não era uma base qualquer. A mangueira de 100 anos na qual Khan começou a trabalhar no final dos anos 80 chamava-se Al Muquaraar, ou The Resolute, e se tornou o orgulho e a alegria do especialista em horticultura indiana. Usando uma variedade de técnicas de enxerto, o fruticultor de 8 anos foi capaz de transformar a árvore em um pomar de manga que produz nada menos que 300 variedades diferentes de manga, de Suvarnarekha a Tommy Atkins e Husn-e-Ara.

No verão, a incrível mangueira de Khan exibe um caleidoscópio de cores, de frutas verdes a vermelhas, roxas e tudo o mais. Algumas frutas são redondas ou ovais, outras têm formato de rim, e os tamanhos também variam, o que é normal para diferentes variedades, só que você não vê frutas tão diferentes na mesma árvore.

A mangueira única de Khan foi reconhecida pelo Limca Book of Records da Índia, mas nem todos estão impressionados com isso. DK Sharma, o vice-presidente da Associação de Produtores de Manga da Índia, criticou a exibição de Khan como cosmética e não beneficia os produtores. Ele afirma que é apenas arte, sem valor comercial, mas, novamente, nem tudo deve ser medido em sucesso comercial.

Para a ampla maioria das pessoas que só compra manga em mercados, deve existir seis ou sete espécies de manga. Aqui mesmo no Brasil, onde tem uma mangueira em cada esquina, você não acha mais que seis tipos de mangas nos grandes mercados, e pode soar surpreendente que existam…

1500 tipos diferentes de manga somente na Índia

A lista de mangas que existem no mercado é muito extensa, para conhecer mais sobre elas aqui esta um link.  

Há basicamente uns seis tipos de mangas que são as principais nos mercados do Brasil: CoquinhoHadenManga EspadaManga Espada de OuroManga RosaPalmerTommy Atkins

A Manga veio parar no Brasil onde se adaptou maravilhosamente bem graças aos navegadores portugueses, que traziam a fruta da Índia, onde a árvore é nativa. Logo ela se aclimatou no ambiente tropical e gerou uma profusão de alimento para animais mais variados, e claro o ser humano.  A mangueira foi introduzida também em Angola, em Moçambique, Portugal e Espanha.

Enquanto Khan e sua família vendem algumas das mangas cultivadas em sua fazenda, eles dão os frutos da mangueira de 300 variedades para os habitantes locais.

Acredita-se que a manga é a fruta fresca mais consumida em todo o mundo.

Escrito por Philipe Kling David
Designer, blogueiro, escritor e escultor. Seu passatempo preferido é procurar coisas interessantes e curiosas para colocar neste espaço aqui. Tem uma grande atração por assuntos que envolvam mistérios, desconhecido e tecnologia. Gosta de conversar sobre qualquer coisa e sempre tem um caso bizarro e engraçado para contar. Saiba mais... Profile

Foto Gump do dia: A Cauda da baleia

em Curiosidades, foto gump do dia, incrível
  ·   16 segundos de leitura

Novas reações nucleares estão ocorrendo em Chernobyl

em Curiosidades
  ·   2 Minutos de leitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.