Como levitar em casa

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Muita gente gosta da idéia de construir em casa mesmo, algum engenho capaz de levitar desafiando a física.
Então aqui está o post prometido em que eu mostro como construir um treco que levita de verdade.

Basicamente, o que você vai fazer é construir com umas varetinhas de madeira e papel alumínio uma parada igual a isso aqui:


Este treco se chama lifter. E ele levita de verdade.
O lifter é um capacitor assimétrico elétricamente carregado construído com madeira balsa, um fino fio de cobre e uma folha de alumínio, que levita do chão através da força propulsiva eletromagnética enviada por um reator elétrico como uma bobina.
Acredita-se que devido a alta energia necessária para o lifter decolar, seria impossível construir um veículo que utilizasse esta propulsão. Mas um garoto desafiou esta regra ao levitar o primeiro ser vivo num lifter. O primeiro Eletronauta foi Orville, seu ratinho de estimação.
O segredo do funcionamento do lifter está baseado num efeito chamado “efeito Biefeld-Brow”. O processo de funcionamento do Lifter ainda não é compreendido em sua totalidade pela ciência. Mas hoje os cientistas supõe que o funcionamento do engenho que desafia a gravidade se deva a algum tipo de “vento iônico”.
Aqui estão algumas imagens que registram o primeiro vôo de um mamífero num lifter, que usou Uma unidade de energia de 35KV DC, e uma corrente de 10mA.


Veja mais sobre a levitação com o lifter aqui
Aqui você encontra os projetos para fazer seu próprio lifter.

Neste link podemos ver o lifter feito pelos alunos do ITA aqui no Brasil. Tem também o video.

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

22 respostas

  1. Caraleo Philipe!

    O sentimento de ver algo, pela primeira vez, que não é totalmente explicado pela ciência é indescritível…

    E o ‘jeitão’ que esses lifters levantam vôo lembra bastante as filmagens de ufos.

    Abraço.

  2. Muito interessante essa “engenhoca” ai… mas realmente, é muita energia pra levitar um bichinho tao pequeno…

    Ah.. e sem querer ser chato.

    É bObina, e nao bUbina
    e corrente nao se mede em watts, e sim em amperes. Watt é unidade de potencia.

  3. Philipe, obrigado por ter atendido o meu pedido. Um abração. Vou tentar fazer esse lifter aqui em casa, se eu conseguir posto o vídeo no ideiassemteto e te aviso. Achei um outro tb de uns imãs na nat e te mando o link para vc dar uma olhada.

  4. Tem milhares de descobertas científicas que se dão por mero acaso. Como o forno de microondas.
    A ciência não compreende completamente o mecanismo do lifter, mas parece que o projeto de do fim da década de 50. Isso não significa que ela não consiga realizá-lo.
    Na realidade, existem milhares de coisas bem corriqueiras cuja ciência ainda não entende completamente como funcionam. Isso porque a ciência se faz com perguntas, e não com respostas.

  5. Alias… o microondas foi uma completa cagada do estagiario!

    outra ainda foi o supercondutor!
    saiu errado, o pessoal começou a brincar pq nao queria jogar no lixo pq foi investido bastante dinheiro.
    ai os cara começaram a usar TUDO que tinha no laboratorio em cima do supercondutor.. ateh q uma hora alguem achou uma utilidade.

  6. [quote comment=”3655″]Tem milhares de descobertas científicas que se dão por mero acaso. Como o forno de microondas. A ciência não compreende completamente o mecanismo do lifter, mas parece que o projeto de do fim da década de 50. Isso não significa que ela não consiga realizá-lo. Na realidade, existem milhares de coisas bem corriqueiras cuja ciência ainda não entende completamente como funcionam. Isso porque a ciência se faz com perguntas, e não com respostas.[/quote]
    O funcionamento do forno de microondas é um mistério por acaso? Uma coisa nada tem a ver com a outra…

  7. [quote post=”1066″]O funcionamento do forno de microondas é um mistério por acaso? Uma coisa nada tem a ver com a outra…[/quote]

    Ué. Eu não disse isso, como vc concluiu isso?
    Eu disse que existe um dicotomia entre compreender e fazer funcionar. E isso é fato. Muitas vezes sabemos da existência de fenômenos porque provamos praticamente, mas a explicação científica da compreensão do mecanismo só vem depois.
    Muitas vezes, o contrário acontece. O físico estuda uma equação que define um comportamento da matéria e outros caras a partir daquele estudo teórico geram experimentos práticos que o corroborem.
    É uma via de mão dupla.
    A definição de mistério é aquilo que você vê mas não explica totalmente. E é desse sentimento que a ciência vive. Ela está permanentenemnte debruçada sobre os mistérios do universo tentando comprendê-los e dominá-los. 😛

  8. Jeny, eu acho que não. Acho que o que faz as naves dos ets voarem é outro tipo de força. Mas acho que o lifter é uma potta de entrada para um campo novo repleto de possibilidades maneiras.

  9. Philipe sei q o post é antigo mais tem como me enviar um e-mail me mostrando como que se faz um desses?
    Tive umas ideias meios despiroladas aki com uns calculos e vo tenta levita meu cachorro ^^

  10. No primeiro vídeo notei um fio bem fino esticado, esse troço é verdade mesmo? Eu desconfio que alguem(uns três caras) estejam por tráz esticando o fio.

  11. kkkkkkkkkkk quem falou que isso ai nao é provado cientificamente? procura no youtube como fazer que vcs vao ver a proposito isso ai nao aguenta levantar nem as suas fontes de energia que por sua vez nao serve nem pra usar como pipa kkkkkkkkkkkkkkkkkk, tem um video de um cara fazendo isso ele pega uns bagui de televisao se nao me engano isso ai é pura eletro estatica.

    1. Neste caso, a levitação do video era um um cd e duas pilhas. Era mesmo falso. Mas que dá pra levitar de verdade dá. Eu mais que ninguém sei disso, pois meu pai é o inventor do trem de levitação magnética brasileiro.
      O tal bagulho que vc viu o cara usar para levitar provavelmente é um “lifter” um sistema simples de arame papel alumínio e um fio de cobre, que levita com uma bobina de alta tensão. Pode ser feito usando um flyback de televisão antiga, mas é preciso muito cuidado ao lidar com isso, já que a descarga pode até matar uma pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.