Bomba: O super carro do Talibã

Mada 9 é o nome do bólido que o governo do Afeganistão, liderado pelos talibãs, revelou recentemente.  É o primeiro supercarro construído no país, e inaugura uma curiosa lista de coisas que você e eu não esperávamos do Talibã.

 

É meio humilhante ver que até o Talibã, em guerra, pobre e cheio de problemas consegue lançar algo bombástico assim e o Brasil só tem o Marea pra competir hahahah ( desculpa essa piadinha infame demais aí)

De fato, ao revelar o protótipo de supercarro o Afeganistão apareceu de uma forma bem interessante na grande mídia mundial, quebrando aquele estigma de montanhas cheias de poeira e pedras e barbudos magrelos lançando foguetes.

Supostamente desenvolvido por uma equipe de pelo menos 30 engenheiros de uma empresa chamada ENTOP e o Instituto Técnico Vocacional do Afeganistão de Cabul (ATVI) durante um período de 5 anos, o Mada 9 definitivamente tem a aparência de um supercarro. Seu motor, no entanto não contou com uma inovação, e atualmente é movido por um motor modificado de Toyota Corolla ano 2000.

Aparentemente é capaz de se deslocar a “velocidades mais elevadas”, mas o objetivo final será dotá-lo de um motor elétrico mais potente. OS caras estão fazendo e isso que é importante! Palmas pra eles.

No Brasil, qualquer tentativa de inovação nesse campo encontra uma barreira chamada “homologação de protótipo no Detran” que é o que cientificamente chamamos de inferno burocrático.

Zabihullah Mujahid, porta-voz oficial do Talibã, compartilhou um vídeo no Twitter do Mada 9 fazendo zerinhos na neve, e fotos do supercarro estão circulando nas redes sociais, mas nenhuma especificação técnica foi disponibilizada até o momento. Nem sabemos se é um carro de tração dianteira, ou traseira ou com motor central, e também não há fotos do interior.

 

o carrão dos caras aí

Mohammad Riza Ahmadi, CEO da ENTOP e designer do Mada 9, disse ao canal de notícias afegão TOLO News que esperava que o primeiro supercarro do Afeganistão fosse um farol internacional para o país devastado pela guerra.

“Este carro será um embaixador e percorrerá o Afeganistão e transmitirá o valor do conhecimento ao povo”, disse Ahmadi. “Ele começará sua jornada no Afeganistão e um dia talvez se torne internacional.”

Ahmadi acrescentou que sua empresa já recebeu consultas de pessoas que desejam comprar o Mada 9, mas o veículo não está à venda no momento. O que faz sentido, considerando que provavelmente ainda não é um produto acabado e sim um protótipo…

 

Então, por que o Afeganistão construiu o supercarro Mada 9? Bem, acho que o nome do vídeo do YouTube que o ENTOP postou recentemente para promover a inauguração é a melhor resposta – “BECAUSE WE FUCKING CAN”.

Enquanto isso, o Brasil cheio de designers fodas pra caralho querendo só a oportunidade de inovar. Mas nossa burocracia segue defendendo seus intere$$es.

fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos