Olha só que imagem curiosa. Você sabe dizer o que é isso?
Se você pensou em “bolhas congeladas” acertou em cheio. Olha que doideira:
Essas bolhas são formadas pelo metano, que está acumulado no leito do lago Abraham, que fica no Canadá . Quando o inverno violento do Canadá chega, o metano da água congela, ficando nessas formas de pizza sobrepostas. O lago inteiro fica assim até a primavera, quando o sol vai descongelá-lo e o gás irá para a atmosfera.
Este curioso fenômeno foi um mistério para muita gente durante anos, pois ninguém entendia como essas bolhas achatadas se formavam. A melhor hipótese para explicar isso é que quando o lago começa a congelar, a parte que congela primeiro é a superfície. Ele forma uma finíssima camada de gelo, e o gás que iria escapar bate no gelo, espalhando-se como uma pizza. Com o passar do tempo, o gelo vai ficando cada vez mais espesso e recobre a bolha de gás. Mas então outras bolhas surgem e se acumulam abaixo dessa. Com o passar do tempo, a placa de gelo vai engrossando e engrossando, prendendo as bolhas em diversas “camadas”. Como o lago é pobre em oxigênio o gelo fica bastante transparente, permitindo ver claramente as múltiplas camadas de gás aprisionado na placa.
Metano? Esse lago deve ter um cheirinho fantástico quando está descongelado, hein? Será que dá pra chamar isso de “peido congelado” então? huahuhauhuah