Lembra da casa do mestre Yoda em Dagobah? Ele vivia enfiado numa casa que aproveitava o espaço oco de uma árvore no planeta pantanoso. No interior, ela era quase totalmente orgânica.
Pois veja só se esta casa aqui, chamada Eco Dome, não lembra bastante a casinha do mestre Jedi em seu exílio:
A Eco dome é um projeto residencial que foi criado visando uma solução de baixíssimo custo e pequeno impacto ambiental. Rápida de ser construída, ela usa em grande parte os materiais que estão no próprio terreno.
A forma de construção é engenhosa e sua aparência orgânica é decorrente disso. Olha só a planta da casa:
Uma eco Dome tem cerca de 40 metros quadrados. Ela consiste de um domo central que se interliga a quatro nichos “filhotes”. Ela é pensada justamente para ser pequena, pois assim pode ser construída rápido e por pouca gente. Mas também é possível modularizá-la interligando outras eco-domes formando um complexo do tamanho que você quiser. Isso se chama Eco-cluster.
A casa é feita com um processo construtivo chamado superadobe. Pelo que eu entendi, são sacos de terra empilhados. Olha só o processo:
Seguindo a planta original os caras traçam na terra a área da casa. Depois com pás e picaretas cavam a mesma, para preparar ali as fundações. Essa terra retirada ajudará a fazer a casa.
Com sacos especiais feitos numa maquina que foi inventada no tempo da guerra, para fazer barricadas de terra (hoje o material ainda é usado para contenção em desastres naturais) os caras ensacam a terra seca. Os sacos são numerados e vão sendo empilhados seguindo uma ordem pre estabelecida no projeto. É como montar um quebra cabeça em 3d.
Tecnicamente nada impede que este processo venha a ser automatizado.
Os sacos vão sendo cuidadosamente empilhados e presos uns aos outros com uma coisa que parece ser um arame. Passagens de tubulações diversas são embutidos durante o processo construtivo.
Uma forma de compensado é usada para gerar as janelas e porta. E à medida em que mais sacos são adicionados, a casa começa a ganhar forma.
O sistema de construção em domo foi dominado primeiramente pelos romandos e se mostrou extremamente forte e eficiente, de tal maneira que muitos arcos romanos estão de pé até hoje, sobrevivendo a terremotos, tempestades, enchentes e toda sorte de cataclismas.
Depois que a casa está construída, o domo é recoberto com uma generosa camada de argamassa (eu acho que é argamassa) externa e internamente, que ajuda a aumentar sua resistência e faz parecer ainda mais a casa do Yoda:
O salão interno é iluminado naturalmente com uma claraboia. O pé direito do salão principal dá uma sensação de de espaço bem legal.
Outra grande vantagem do sistema Eco Dome é que ele permite que a casa reduza o consumo elétrico com calefação, pois a terra é um excelente isolante térmico, deixando a casa fresca no verão e quentinha no inverno. Coberta de neve ela parece um iglu:
O sistema da casa foi criado por Nader Khalili, que foi um arquiteto, lider de ações humanitárias, consultor das Nações Unidas e da NASA. Ele faleceu em 2008.
A Eco dome é apenas um dos vários projetos construtivos similares de Nader. Um dos mais interessantes é uma vila inteira, planejada para ser construída em situação de emergência para atender a desabrigados.O projeto de construção de Nader deverá ser o usado pela NASA para a estação espacial lunar.
Muito interessante Philipe, mas qual é o custo em média de uma casa assim?
Pelo que entendi é bem mais barato.
Gostei, me lembrou muito a casa dos Barbapapas.
Philipe,
Acho que lembra mais as casas de Tatoonie, não?
http://aadie.net/larsHOUSE.jpg
É verdade.