Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Aqueles que gostam de carros e de tudo aquilo que envolve o mundo automotivo, com certeza ficarão surpresos com algumas curiosidades quem provavelmente desconheciam… até agora! Não é uma curiosidade da CAOA Chery nem de qualquer outro modelo atual, mas de alguns fatos históricos que vale a pena conhecer. 

Muitas curiosidades marcaram a história do mundo automotivo, desde o momento da criação até os dias atuais. Diversos veículos como os carros da Chery e de outras marcas como Volkswagen, Mercedes ou Volvo, por exemplo, apresentam diversas curiosidades interessantes para conhecer. 

A Volvo inventou o cinto de segurança e deu pra geral usar a patente 0800. Isso é que é moral!

1- Você sabia que a primeira multa por excesso de velocidade aconteceu no ano de 1896? Isso aconteceu porque o proprietário de um carro Karl Benz chamado Walter Arnold, que morava em East Peckham no Reino Unido, ultrapassou o limite de velocidade máxima permitida quando dirigia na sua região. O limite de velocidade permitido na época era de 6 mph (uns 10 quilômetros por hora) e Arnold ultrapassou em 2 mph, ou seja, ele estava dirigindo a 8 mph (uns 13 quilômetros por hora) quando foi surpreendido por um agente que lhe cobrou uma multa de um xelim, algo em torno de uns 73 euros de hoje.

2-  a maior multa por ultrapassar o limite de velocidade aconteceu na Suécia e foi por um valor bastante interessante: nada menos do que um milhão de dólares! Quem dirigia o carro em alta velocidade era um homem de 37 anos de idade que dirigia pelas rodovias da Suécia atingindo uma velocidade de 300 quilômetros por hora. Isso representava mais de 2 vezes e meia o limite permitido. O veículo não era um dos carros Chery, mas um Mercedes SLS que possuía uma grande potência que permitiu alcançar essa velocidade.

Agora bem, por que motivo essa quantia tão alta? A resposta é simples: na Suécia, o valor de uma multa de trânsito por ultrapassar o limite de velocidade permitido é segundo o poder aquisitivo que o motorista tem. 

 

3- As carruagens tinham painel. No passado, na época das carruagens puxadas por cavalos, o painel era nem mais nem menos do que um pedaço de madeira que estava localizado na parte frontal da carruagem. O intuito desse painel era evitar que qualquer respingo de lama que o trote dos cavalos produzia, atingissem ao cocheiro. 

 

4- Quem fez a patente dos cintos de segurança de três pontos foi a Volvo. O fabricante sueco fez isso de maneira aberta e de graça, porque a sua intenção era que todas as outras marcas automotivas usaram a sua criação para melhorar a segurança de todos nas rodovias. É muito importante acrescentar que o cinto de segurança salva uma vida a cada seis minutos no mundo todo.

 

5- Uma equipe de marines do exército da Grã-Bretanha conseguiu o recorde de velocidade para trocar o motor de um carro Ford Escort por outro. Foram exatos 42 segundos! Bom saber para contrata-los para trocar o motor de um Chery, uma Mercedes ou um Fiat!

 

6- Um Volvo P1800 é o carro que possui o recorde de quilômetros rodados: nada menos do que 4.586.630 quilômetros. Esse veículo é da década de 60 e é um recorde mundial. O carro possuía um motor de 100 cv com dois carburadores.

 

7- Ralph Teetor inventou, no ano de 1945, o famoso controle de cruzeiro, um sistema que permite que o veículo possa manter uma velocidade constante. O curioso é que Teetor era cego e criou esse controle porque quando viajava com o seu advogado no carro, este freava e acelerava constantemente enquanto conversava com ele, e a Teetor isso lhe produzia uma grande incomodidade. 

 

8- Você sabia que o cheiro de ‘carro novo’ que você sente em uma concessionária CAOA Chery ou em qualquer outra agencia de veículos novos é composto por mais de 50 compostos orgânicos voláteis? Mas você pode ficar tranquilo, porque nenhum deles é tóxico. 

 

9- No ano de 1908 começou a ser produzido o Ford modelo T. Foi um dos primeiros carros acessíveis às massas, cuja produção começou em 1908 e terminou em 1927.

Algumas curiosidades do mundo automotivo que podem surpreender você

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Uma ideia sobre “Algumas curiosidades do mundo automotivo que podem surpreender você

  • 22 de julho de 2021 em 16:40
    Permalink

    Este posto foi um oferecimento de CAOA Cherry…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Alerta: Conteúdo protegido !!