fbpx

Curiosidades

Algumas curiosidades do mundo automotivo que podem surpreender você

Algumas curiosidades do mundo automotivo

Escrito por Philipe Kling David · 2 Minutos de leitura >

Aqueles que gostam de carros e de tudo aquilo que envolve o mundo automotivo, com certeza ficarão surpresos com algumas curiosidades quem provavelmente desconheciam… até agora! Não é uma curiosidade da CAOA Chery nem de qualquer outro modelo atual, mas de alguns fatos históricos que vale a pena conhecer. 

Muitas curiosidades marcaram a história do mundo automotivo, desde o momento da criação até os dias atuais. Diversos veículos como os carros da Chery e de outras marcas como Volkswagen, Mercedes ou Volvo, por exemplo, apresentam diversas curiosidades interessantes para conhecer. 

A Volvo inventou o cinto de segurança e deu pra geral usar a patente 0800. Isso é que é moral!

1- Você sabia que a primeira multa por excesso de velocidade aconteceu no ano de 1896? Isso aconteceu porque o proprietário de um carro Karl Benz chamado Walter Arnold, que morava em East Peckham no Reino Unido, ultrapassou o limite de velocidade máxima permitida quando dirigia na sua região. O limite de velocidade permitido na época era de 6 mph (uns 10 quilômetros por hora) e Arnold ultrapassou em 2 mph, ou seja, ele estava dirigindo a 8 mph (uns 13 quilômetros por hora) quando foi surpreendido por um agente que lhe cobrou uma multa de um xelim, algo em torno de uns 73 euros de hoje.

2-  a maior multa por ultrapassar o limite de velocidade aconteceu na Suécia e foi por um valor bastante interessante: nada menos do que um milhão de dólares! Quem dirigia o carro em alta velocidade era um homem de 37 anos de idade que dirigia pelas rodovias da Suécia atingindo uma velocidade de 300 quilômetros por hora. Isso representava mais de 2 vezes e meia o limite permitido. O veículo não era um dos carros Chery, mas um Mercedes SLS que possuía uma grande potência que permitiu alcançar essa velocidade.

Agora bem, por que motivo essa quantia tão alta? A resposta é simples: na Suécia, o valor de uma multa de trânsito por ultrapassar o limite de velocidade permitido é segundo o poder aquisitivo que o motorista tem. 

 

3- As carruagens tinham painel. No passado, na época das carruagens puxadas por cavalos, o painel era nem mais nem menos do que um pedaço de madeira que estava localizado na parte frontal da carruagem. O intuito desse painel era evitar que qualquer respingo de lama que o trote dos cavalos produzia, atingissem ao cocheiro. 

 

4- Quem fez a patente dos cintos de segurança de três pontos foi a Volvo. O fabricante sueco fez isso de maneira aberta e de graça, porque a sua intenção era que todas as outras marcas automotivas usaram a sua criação para melhorar a segurança de todos nas rodovias. É muito importante acrescentar que o cinto de segurança salva uma vida a cada seis minutos no mundo todo.

 

5- Uma equipe de marines do exército da Grã-Bretanha conseguiu o recorde de velocidade para trocar o motor de um carro Ford Escort por outro. Foram exatos 42 segundos! Bom saber para contrata-los para trocar o motor de um Chery, uma Mercedes ou um Fiat!

 

6- Um Volvo P1800 é o carro que possui o recorde de quilômetros rodados: nada menos do que 4.586.630 quilômetros. Esse veículo é da década de 60 e é um recorde mundial. O carro possuía um motor de 100 cv com dois carburadores.

 

7- Ralph Teetor inventou, no ano de 1945, o famoso controle de cruzeiro, um sistema que permite que o veículo possa manter uma velocidade constante. O curioso é que Teetor era cego e criou esse controle porque quando viajava com o seu advogado no carro, este freava e acelerava constantemente enquanto conversava com ele, e a Teetor isso lhe produzia uma grande incomodidade. 

 

8- Você sabia que o cheiro de ‘carro novo’ que você sente em uma concessionária CAOA Chery ou em qualquer outra agencia de veículos novos é composto por mais de 50 compostos orgânicos voláteis? Mas você pode ficar tranquilo, porque nenhum deles é tóxico. 

 

9- No ano de 1908 começou a ser produzido o Ford modelo T. Foi um dos primeiros carros acessíveis às massas, cuja produção começou em 1908 e terminou em 1927.

Escrito por Philipe Kling David
Designer, blogueiro, escritor e escultor. Seu passatempo preferido é procurar coisas interessantes e curiosas para colocar neste espaço aqui. Tem uma grande atração por assuntos que envolvam mistérios, desconhecido e tecnologia. Gosta de conversar sobre qualquer coisa e sempre tem um caso bizarro e engraçado para contar. Saiba mais... Profile

Foto Gump do dia: A Cauda da baleia

em Curiosidades, foto gump do dia, incrível
  ·   16 segundos de leitura

Novas reações nucleares estão ocorrendo em Chernobyl

em Curiosidades
  ·   2 Minutos de leitura

Uma resposta para “Algumas curiosidades do mundo automotivo que podem surpreender você”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.