fbpx

Arte

A torre do Sauron

Dá uma olhada em como eu fiz a torre do Sauron

Escrito por Philipe Kling David · 2 Minutos de leitura >

A última criação do meu estudio

Quem me conhece sabe que eu tenho um estudio de design (www.obscura.art.br) onde crio diversos itens diferentes. Entre decoração incomum, itens curiosos para presentear aquela pessoa que já tem de tudo ou mesmo protótipos de produtos, brindes especiais ou itens exclusivos, nunca um dia é igual ao outro na Obscura Art.
Recentemente fiz um item bem interessante para o Herbert, um cliente que já havia comprado luminárias alien para o canal dele do youtube “Canal do Barney”.
O Hebert me contou que há muito tempo, viu uma notícia de que iriam fabricar uma luminária da Torre do Sauron, mas acabou que a tal notícia foi um primeiro de abril do site ThinkGeek de 2014, e deixou muita gente na vontade.
Assim que ele me falou da ideia de realizar a luminária, fiquei empolgado.
Pouca gente sabe que eu quase fui trabalhar na serie de filmes do Peter Jackson. Em 1995, quando a internet era bem primitiva ainda, eram tempos mais inocentes. Eu estava dando duro para tentar ir trabalhar na ILM, quando um headhunter viu meus trabalhos da época em um forum de artistas de feitos especiais e me propôs mudar de mala e cuia para a Nova Zelândia, para trabalhar num projeto de filme de capa e espada de 5 anos. Ele não podia falar o nome do filme nem dar muitas informações. Como a Nova Zelândia era o lugar mais longe que dava pra ir antes de começar a voltar, e não tinha tradição de filme desse tipo, eu amarelei. Meu inglês macarrônico também não me garantia muito e eu tinha acabado de conhecer minha namorada que viria a ser a primeira dama. Recusei.
Meus amigos costumam me zoar dizendo que “ninguém chorou mais no fim do Senhor dos Anéis do que eu”, hahahaha.
Mas o fato é que ali estava uma nova chance de trabalhar na Torre Barad Dûr e fui em frente.



Criei a replica da Torre do Sauron. Dá um confere.
“Deixei o ventilador ali para dar a noção da escala” = tava com preguiça de tirar


A torre foi modelada no 3dStudio max 2013 (fiz o upgrade do 2008! kkkk) e Zbrush. Ela foi dividida em 11 partes. A torre usa dois sistemas eletrônicos para acender as luzes. Um com controle remoto de fita led rgb para a lava e outro para o olho de Sauron, com leds que flickam como fogo. O olho foi esculpido a mão e replicado em resina cristal, com pinturas em camadas diferentes de resina para uma tridimensionalidade. O que eu gostei mesmo foi da lava, porque me permitiu inventar uma nova técnica. Uma mistura de plásticos derretidos com pintura formou uma bela lava com a luz led vazando pelas frestas.

A escultura foi impressa num misto de FDM que é plástico derretido e DLP, que é resina endurecida por luz ultravioleta.
A lava é uma mistura de plasticos diferentes derretidos e pintura

Eu também inseri elementos de gesso para dar um tchã nos blocos de pedra e a pintura foi feita com tons de grafite na torre, com uma aguada de betume para envelhecer um pouco e quebrar a uniformidade. As rochas foram pintadas com tintas diversas de tons entre preto e cinza. Eu dei uma leve clareada na base das torres frontais, para que elas ficassem mais iluminadas pela “lava”, acentuando um pouco a dramaticidade.
Foi um projeto legal, que deu trabalho mas o cliente ficou bastante satisfeito, porque era um presente para a esposa dele que AMA o LOTR, inclusive ele me pediu para não falar do projeto até o dia do aniversário dela porque era surpresa.
Confira abaixo o video da torre que ele fez lá no canal do Barney:

Escrito por Philipe Kling David
Designer, blogueiro, escritor e escultor. Seu passatempo preferido é procurar coisas interessantes e curiosas para colocar neste espaço aqui. Tem uma grande atração por assuntos que envolvam mistérios, desconhecido e tecnologia. Gosta de conversar sobre qualquer coisa e sempre tem um caso bizarro e engraçado para contar. Saiba mais... Profile

Curso de História da arte online

em Arte, dicas
  ·   1 Minutos de leitura

Foto Gump do dia: Os sete anões

em Arte
  ·   12 segundos de leitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.