A menor orquídea do mundo e a maior

Sharing is caring!

Plantas fenomenais, as orquídeas são o foco de colecionadores em todo o mundo. Poucas plantas foram tão amadas quanto as orquídeas na história da humanidade quanto elas e poucas plantas na natureza conseguiram atingir uma gama tão variada de formas e cores quanto as orquídeas. Algumas orquídeas são tão impressionantes que se eu contasse você não acreditaria. Assim, sou obrigado a mostrar. Veja por exemplo a orquídea que já vem com seu inseto de fábrica:

Veja a beleza da natureza. Trata-se da Ophrys insectifera.

Imagine só quantos milhões de anos foram necessários para que esta planta imitasse com tal perfeição um inseto pousado nela. Um truque engenhoso, pois com esta estratégia ela consegue atrair insetos reais que vem pra ela crentes que irão ter aquela noite tórrida de paixão.

Eles pousam, vêem que o inseto da planta é falso como uma nota de três reais e voam para outra, carregando sem saber o pólen da primeira. Como o segundo inseto também é caô, o infeliz animal não come ninguém, mas prolifera a planta.A Ophrys insectifera é tão malandra que ela conseguiu até imitar o feromônio do inseto, aumentando suas chances de reprodução. fonte

Lógico que enquanto alguns insetos caem no conto da fêmea dando sopa, outros mais malandros tiram proveito justamente de parecem uma planta. Já falamos dele aqui no blog. è o caso do Louva-Deus-orquídea:

Para um inseto predador, parecer com uma flor é uma boa estratégia para garantir aquele almoço. Como as orquídeas variam muito, é natural que elas acabassem oferecendo toda sorte de formas curiosas.

Orquídea fantasma

Algumas são tão estranhas que parecem palhaços a olhar pra você.

Orquídea cara-de-macaco ou Platanthera integrilabia

Existem orquídeas das mais variadas e curiosas formas, cores e tamanhos. Isso sem falar no preço.

Pra se ter uma idéia, a orquídea mais cara que existe é esta aqui. Ela custa a bagatela duzentos e dois mil dólares a muda – sem garantias de que sobreviverá.

A planta foi cultivada na China pelo Shenzhen Nongke Group.

Recentemente, foi descoberta a menor orquídea do mundo. A planta é do tamanho desta letra: O


As folhas da pequena flor são transparentes porque incrivelmente elas tem a espessura de uma única célula! A flor com menos de dois milímetros, foi descoberta por acidente, quando o pesquisador americano Lou Jost achou a flor no meio das raízes de uma outra flor, obtida na reserva ambiental de Cerro Candelaria nos Andes.  fonte

Para efeito de contraste, a maior orquídea do mundo é a mastodôntica Grammatophyllum speciosum que pode alcançar facilmente os 900kg, sendo comum ultrapassar uma tonelada.


Quando madura esta planta gera dez mil flores. O pseudobulbo desta orquídea atinge cerca de três metros de diâmetro! Ela pode ser encontrada na Malásia, nas ilhas Salomão, Sumatra, Filipinas, Papua e na Nova Guiné. A maior planta desta espécie já descoberta foi em 1851 e ela atingiu duas toneladas de peso. Em altura, esta planta chega a três metros, e suas flores medem cerca de 10cm. Graças ao seu padrão, ela é conhecida popularmente como orquídea tigre. fonte

Mas flor grande mesmo é a Rafflesia arnoldii, nativa da Indonésia, que chega a quase um metro, e pesa cerca de 6 kg. Como ela é um parasita, ela e agrega  uma outra planta da qual suga os nutrientes.

Imagino que alimentar uma aba dessa aí não é mole. Pra piorar, esta flor libera um odor tão nauseabundo de carne podre que atrai toda sorte de animais necrófagos. São eles que fazem o trabalho de polinização. Outra planta que foi considerada por muito tempo a maior do mundo é a Amorphophallus titanum, que chega a 3,65m de altura e 77kg, mas a verdade é que a Titanum não é uma única flor, mas a soma de diversas flores menores, a chamada inflorescência.

A Amorphophallus titanum é conhecida também como “flor cadáver”, graças ao perfume de IML que libera na floresta. fonte

Comments

comments

Luminária Ufo

6 comentários em “A menor orquídea do mundo e a maior”

  1. nossa! realmente impressionante, mais uma coisa pra eu parar e refletir, vc é realmente mto talentoso pra escrever philipe. mas mundando de assunto, vc por acaso acabou escrevendo msm o livro do mundo gump? por que eu procurei e não encontrei. eu tenho 13 anos e já escrevi 5 livros, mas nenhuma editora tá a fim de publicar.
    abrs.
    😆

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.