A incrível adega de mais de 100 km!

Sharing is caring!

Para os loucos por vinho não seria nada mal se perder entre corredores que totalizam 100 km repletos com mais de 150 tipos da bebida. Apesar de parecer um sonho impossível de se tornar realidade enquanto você aprecia os poucos vinhos na adega da sua casa, esse lugar existe. Estamos falando da segunda maior, porém mais incrível, adega subterrânea do mundo.

E se engana quem pensa que ela fica na França, Portugal ou Itália. Parece até ironia, mas é um pequeno país do Leste Europeu, o menos visitado do continente, que abriga a incrível adega com mais de 100 km: Moldova, também chamado de Moldávia. Conhecida como Minas de Cricova, o local está a 15 quilômetros de Chisinau, capital do país.

O vinho é tão importante para a nação que 25% do seu PIB é baseado na bebida. Eles também estão entre os 20 maiores produtores do mundo.

A adega é tão grande que um adulto levaria cerca de 20 horas para conhecer todo o local, isso se caminhar sem parar nem mesmo para experimentar uma taça de vinho. Ou seja, algo provavelmente impossível de realizar. Talvez o sonho de se perder nesse local não seja tão interessante assim, o melhor mesmo seria explorar os corredores com segurança. Essa não precisa ser uma tarefa tão exaustiva. É possível visitar o local com a ajuda de veículos. Os túneis são identificados com o tipo de vinho abrigados ali.

Esses corredores gigantes, que possuem até 75 metros de largura, ganharam a finalidade de estocar vinhos apenas depois da Segunda Guerra Mundial, antes disso era uma caverna de extração de calcário. 

Esse labirinto possui partes que ficam cerca de 80 metros de profundidade. Essa distância garante temperatura e umidade ideais para as garrafas serem conservadas por mais tempo. Para vinhos tintos, a temperatura de uma adega deve ficar entre 12 e 18°C, os mais leves exigem menor temperatura.

Mais 1,3 milhão de garrafas compõem a coleção dessa adega gigante. O lugar ainda tem diversos ambiente, como salas de jantar e degustação.

Mas se essa maravilha é a segunda maior do mundo, onde fica a primeira? Também em Moldova. A adega Minas de Cricova, que possui impressionantes 200 km de extensão, foi registrada em 2005 pelo Guinness Book como a maior do mundo. Ela também abriga mais de 1,5 milhão de garrafas.

Curiosidades sobre vinho no Brasil:

  • O Brasil é o 17º país em consumo de vinho no mundo. São 330 milhões de litros por ano, cerca 1,7 por pessoa. 
  • Existe um evento chamado Fenavinho Brasil. Ele acontece em Bento Gonçalves e já teve 16 edições.
  • O Brasil tem cerca de 80 mil hectares dedicados à produção de vinho. Devido ao clima, a maior concentração de produção do país está na região sul. 
  • O país fica em 14º na lista de maiores produtores do mundo. Em 2019 foram produzidos 200 milhões de litros.

Comments

comments

Luminária Ufo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.