A estranha pirâmide da Argentina

O Salar de Arizaro, a segunda maior planície de sal da Argentina, é o lar de uma das formações naturais mais misteriosas do mundo – Cono de Arita, uma pirâmide cônica de 200 metros de altura que tem um formato tão perfeito que parece ter sido feito pelo homem.

Photo by https://elmundoesellimite.com/como-llegar-a-tolar-grande-y-el-cono-de-arita/

Na verdade, durante todo o início do século XX, todos estavam convencidos de que o Cono de Arita, como as verdadeiras pirâmides do Egito, havia sido construído por seres daqui (ou nem tanto). Porem, para desespero (leia com a voz do narrador do History) “dos defensores ferrenhos das teorias dos antigos astronautas”, pesquisas científicas mostraram que essa formação imponente é, na verdade, a ponta de um pequeno vulcão que não tinha o poder de romper a crosta terrestre e expelir lava ou desenvolver uma cratera. Hoje é considerado o cone natural mais perfeito do mundo.

Ainda existem muitas incógnitas sobre o Cono de Arita, mas o que as lendas e evidências arqueológicas sugerem é que pode ter sido usado como local cerimonial desde antes da chegada dos Incas. O lugar também parece ser um “ponto quente”, para ufologia, já que numerosos avistamentos de OVNIs também foram relatados na área, o que só aumenta o mistério do lugar.

Cono de Arita é por vezes referido como “o vulcão flutuante”, devido à ilusão de ótica que as pessoas frequentemente veem quando olham para a formação cónica de longe. Contra as vastas salinas, o vulcão às vezes parece flutuar.

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cono_de_Arita,_Salta._Argentina.jpg

Chegar ao Cono de Arita significa atravessar o árido Salar de Arizaro, o que não é uma tarefa fácil, portanto, apesar de seu fator surpreendente, esta formação natural nunca atrai grandes multidões.

Photo by https://elmundoesellimite.com/como-llegar-a-tolar-grande-y-el-cono-de-arita/

 

Não deixa de ser um lugar espetacular, uma paisagem que traz consigo um certo “quê” de alienígena. Já está no caderninho da futura “expedição gump”.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisment

Últimos artigos