A casa concha

Inspiração no mundo natural é algo recorrente na arquitetura. Um dos exemplos bem sucedidos de inspiração nas formas matemáticas complexas encontradas na natureza é a casa concha, feita no México por um casal (com muita grana e pouco medo do que os vizinhos vão pensar).

Basicamente, podemos dizer que a casa está mais uma escultura do que uma construção civil. Para construir a casa, foi usada tela de galinheiro coberta com um material chamado ferrocimento, que resulta numa estrutura facilmente moldável, mas que após a secagem do concreto tor-na-se tão resistente que suporta facilmente um terremoto sem romper, e é livre de manutenção.

O conceito do escritório Senosiain Arquitectos, prevê um espaço amplo e aberto na entrada, e as superfícies são sempre orgânicas e contínuas, sempre seguindo a espiral da concha, que termina no quarto, no piso superior.
A parte interna do primeiro andar está repleta de plantas naturais e o projeto original previa mesmo uma ÁRVORE dentro da casa. Graças aos vitrais que fecham a entrada da concha e as janelas orgânicamente posicionadas, o salão de entrada recebe farta iluminação.

É um lance assim, meio anos 60, meio Niemeyer misturado com Roger Dean. Gostei. Achei o primeiro piso meio desperdício de espaço, mas conceitualmente, é interessante.

Fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos