fbpx

Curiosidades

3D Morphable model face animation

Escrito por Philipe Kling David · 13 segundos de leitura >

Interessante video sobre uma pesquisa de modelos tridimensionais que usam avançados sistemas de morphing para assumir a forma de qualquer rosto. Observe como o programa faz um rosto padrão virar o Forrest Gump em menos de um minuto. Muito instrutivo este video, e com certeza vai gerar boas idéias para as pessoas certas.

Mais referências sobre esta pesquisa:
Aqui
Aqui
Aqui
Aqui

Escrito por Philipe Kling David
Designer, blogueiro, escritor e escultor. Seu passatempo preferido é procurar coisas interessantes e curiosas para colocar neste espaço aqui. Tem uma grande atração por assuntos que envolvam mistérios, desconhecido e tecnologia. Gosta de conversar sobre qualquer coisa e sempre tem um caso bizarro e engraçado para contar. Saiba mais... Profile

Hackers atacam a radio misteriosa UVB 76

em Curiosidades
  ·   33 segundos de leitura

6 respostas para “3D Morphable model face animation”

  1. po philipe, voce sabe que eu nao entendo muito sobre animaçao e etc, mas isso ai deve ser corriqueiroe facil pra voces q trabalham com isso nao??…mesmo assim eh interessante ver o cara fazer o forest soh com uma foto…

  2. Ambev – Tá ali já. Valeu.

    Fernando – Não é tão fácil quanto parece. O lance é assim: Se você tem uma cabeça 3d de um jeito e uma outra cabeça 3d de outro, e elas tem o mesmo peso de vértices (pontos) e polígonos (quadradinhos) então é fácil. Também é fácil fazer isso através de imagens, como no filme do michael jackson, quando as pessoas mudam de rosto. Isso é feito com um programa que arrasta pedaços de uma imagem enquanto misturam as cores de dois desenhos diferentes, ao mesmo tempo.
    Já este lance aí que é revolucionário, é BEEEEEEEM mais complicado.
    Ele pega uma cabeça 3d e o computador alinnha e ajusta a cabeça com a topologia de uma imagem. O processamento deste sinal é cabuloso. A matemática é indigesta para fazer o computador “ver” e “interpretar” onde fica o olho, o nariz, a boca e como ele é. O computador precisa ainda entender o Ângulo que a cabeça está para corrigir as distorções de perspectiva, e ainda depois disso fazer o morph, movendo os polígonos automaticamente para a posição correta baseado nas leituras da topologia do bitmap. E o que esse programa do cara ainda faz ( e bem!) é pegar a textura da imagem e usar ela pra mapear o modelo 3d corrigindo e minimizando automaticamente as distorções.
    Isso tudo somado, dá como resultado o queixo caído de muito programador de computação gráfica.

  3. Po, claro que pra voce coloca no seu blog tem q ser fascinante neh?! Mas voce consegue fazer ate leigo que nem eu entender de animação rsrs…Quanto ao “adaptar o angulo” e “corrigir as distorçoes de perspectiva” eu reparei no file, bem legal mesmo…valeu pela explicaçao!!!!

  4. Cara,

    Seguinte na verdade se vc colocar um link para as tags do technorati com o rel indicando “tag” o robô deles mapeia seu site e coloca esse post na tag específica.

    Perae, deixa eu explicar melhor:
    se você quiser por exemplo que o Technorati mapeie um post seu com a tag Cicarelli, vc tem que colocar o link:
    -a href=”http://technorati.com/tag/cicarelli” rel=”tag”-cicarelli-/a-

    Assim o Technorati vai entender que esse post é classificado nesta tag.

    Mas para simplificar as coisas eu uso o Xblog!, uma ferramenta que vc usa no Firefox que te permite “blogar” um site específico, e ele já poe as tags para você (vc só escreve separado por vírgulas).

    Pegue esse carinha em: http://www.kendyck.com/2005/08/xblogthis-extended-blogthis-button.php

    Eu estou tentando dar uma melhorada nele, mas estou meio sem tempo. Mas acho que vc vai aprender usar rapidinho é bem fácil!

    []s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Up Next: Bizarrices