Video legal feito com Canon 5D Mark II

Tá rolando pouco post essa semana porque eu estou trabalhando em conjunto com três amigos na migração do famoso forum de escultores Art Makers. Tá dando trabalho, mas em breve colocarei novidades sobre este projeto.

De volta ao assunto do post, aqui está um video sensacional que o Flavio Lamenza colocou no Chongas. Muito bonito o video e eu recomendo que você veja em Hd.

Postcard from Bali (Canon 5d MkII) from Stephan Kot on Vimeo.

Pode parecer incrível que um video com esta qualidade cinematográfica seja feito com uma (olha como eu sou velho) “maquina de retrato”. Mas é isso mesmo, meu chapa. O filme aí de cima foi feito com uma câmera fotográfica digital do tipo reflex. O modelo em questão é este aqui em baixo, a Canon 5D Mark II. Esta câmera permite a troca do jogo de lentes, e Stephan Kot usou as lentes Canon 50mm 1.4 – Canon 100mm 2.0.

Video legal feito com Canon 5D Mark II

Tudo bem que esta não é qualquer câmera. É uma arma, com 21 mp de resolução, capaz de fazer vídeos Full HD de 1080 e com ISO de 100 a 6400.
O que me impressionou bastante é a qualidade e a densidade da fotografia. Este tipo de produção parece corroborar a teoria de que em pouco tempo as filmadoras serão definitivamente enterradas pelas câmeras fotográficas digitais. Com o advento do video digital, e com os cartões de alta capacidade e velocidade, as maquinas fotográficas atingiram um ponto em que poderiam até ser comparadas com as câmeras de cinema do ponto de vista da liberdade em termos de lentes.
Nada mal para um equipamento em torno de 6.000 reais.

Mas eu fico vendo essas coisas e pensando… Fazer filme foda com câmera foda não é tão espetacular quanto fazer um filme foda com uma câmera merreca, né?
Será que dá? Estou disposto a tentar, mas antes precisamos fazer uma vaquinha pra pagar minha viagem pra Bali, hahaha.

Related Post

15 comentários em “Video legal feito com Canon 5D Mark II”

  1. Fodastico, nada que uma camera merreca e um After Effects nao faça tb. Philipe, me corrija se eu estiver errado cara, mas vejo que tanto em foto quando em vídeo oq difere tanto, ou melhor, oq faz ficar com caracteristica de profissional, em muitos casos é a diferença de plano e o “esfumaçado” nas bordas, digo isso pq se pegarmos uma foto comum tirada em um camera normal e aplicarmos um blur no fundo ou em objetos mais proximos ou nos dois e aplicarmos uma camada com um gradiente escuro nas bordas isso eleva a foto de “amador” pra “profissional” e poucos diriam que não. Abração.

  2. Faço um curso de cinema digital e, neste momento, estamos filmando nosso trabalho de conclusão de curso com essa metralhadora ai. Os resultados são realmente incriveis e, como usamos iluminação profissional, a textura praticamente se iguala ao 35mmmm. No meio cinematográfico independente a chegada desse equipamento vem sendo classificada como o milagre que todos esperavam.

  3. Claro que dá. Na verdade sempre deu. Hoje em dia, com a tecnologia disponível isso tem se provado constantemente, principalmente com câmeras de celulares. Existe um filme antigo, não recorde o nome, um clássico para quem aprende e para os cineastas, feito na década de 20 ou 30 que registra de forma artística, poética, a chuva na cidade. Se lembrarmos das condições a 80 ou 90 anos atrás, como a inferioridade das lentes, veremos que apesar de ser em película, tinha qualidades de imagens inferiores e nem por isso diminui a qualidade da obra. Ah! O filme também é em P&B. Você pode fazer uma obra maravilhosa com celular ou vhs!

  4. Essa máquina é absurdamente maravilhosa. A qualidade do vídeo idem, porém, ela é, antes de mais nada, uma máquina fotográfica e, a menos que você não ligue para fotografia ou não se importante tanto com a qualidade destas bem como com a sua própria máquina, segundo fotógrafos profissionais, não é recomendado “filmar” com máquinas fotográficas, pois, com o tempo, o sensor vai se danificando devido ao longo tempo de exposição ao qual é submetido no modo vídeo, uma vez que o obturador fica aberto direto.
    Como já pesquisei bastante em fóruns de fotografia, sempre vi a recomendação de que vídeos devem ser feitos com filmadoras (e fotos com máquinas fotográficas).
    Até porque, ao danificar um sensor poderoso como o da 5D, pode ter certeza que você irá do estado de êxtase nirvânico, pelo vídeo incrível, ao seu inferno astral em questão de segundos, rss

    • Eu não tenho conhecimento tecnico para afirmar nada, mas não consigo compreender como que um obturador de maquina digital iria se desgastar com o uso em video.
      Independente disso, eu penso que se a empresa equipa uma câmera com a possibilidade de produzir videos, é porque sabem que ela poderá ser usada assim, né? No meu entendimento, o usuário que compra algo de seis mil pratas que o fabricante diz que filma, conta piada, assobia e chupa cana ao mesmo tempo, não deve se acanhar de usar o equipamento. E se der problema, ele tem que acionar o fabricante.

      • hehehe concordo, mas o fato é que o problema não é desgaste no obturador, mas sim o sensor, que não ficaria desgastado (ou talvez sim), mas seria algo como, leigamente falando, uma película (“insulfilm”) para automóveis ou janelas em geral, onde há incidência direta de sol. Com o tempo, a qualidade vai diminuindo até chegar a um ponto crítico. Isso ocorre pois o sensor de uma máquina fotográfica é extremamente sensível e nele a luz é “registrada” por um curto tempo (só naquele preciso instante em que o obturador se abre), pois logo em seguida volta-se à escuridão. Já no modo vídeo, a luz “queimaria” gradativamente o sensor, devido ao grande tempo de exposição.
        Também não sou técnico, mas do que já estudei a respeito, pois pretendo trabalhar com foto e vídeo, foi o que aprendi.
        Mas concordo que o equipamento é precioso demais e já que conta com o recurso não deve (ou deveria) haver isso…e talvez possamos usar por muitos anos e nem perceber algum problema. Mas que um fotógrafo profissional possa a vir encontrar algo de ruim, não duvido.

  5. Phillipe, sou leigo no assunto, mas ouvi falar que a sony Nex-vg10 eh melhor que essa Canon, tem uma lista de motivos aqui:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-158742485-sony-nex-vg10-arrebentando-canon-eos-7d-ou-5d-mark-ii-_JM

    Me pareceu que a sony eh uma filmadora mesmo, ja a canon, como voce diz, eh uma “maquina de retrato”… bom, de qualquer forma, #ficadica 🙂

  6. Que câmera fodona… quero uma dessa.

    Ah, Philipe, gostaria de mandar um livro meu pra você e umas revistas. Meu livro se chama O Vendedor de Sereias e como sou um frequentador assíduo deste site gostaria de compartilhar contigo. Manda seu endereço para meu e-mail [email protected] e te envio um de meu livro. Sou de Itabaiana-Sergipe

    Olha a capa de meu livro e meu Orkut:

    Capa: http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAA0PPsd6IxfXFauaRZpz2zt6SqtdYBAIaE2Ph2iGNFsS8GHPvN55rFY7tKVl8DO-lI7h5z2YeR2qVQWXIDcPyc8Am1T1ULjKiarfpZqJm7QRZKylu09i4ZQ0.jpg

    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAEIcozvFkfNhyc6PsX0Lvpj__Mz3ASAqbddEARp8vhwYZz59HyVdG_FGkDmWF4sDCMMPExrUZidAlZoIRGQTp-EAm1T1UKSmUWuJVH_eLl0vBixARM3POsk4.jpg

    Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=17173602906195724957

    PS: Não sou um psicopata querendo saber seu endereço para te doar ao Jigsaw kkkkkk abraços.

    PS2: Tenho um Jornal Cultural e já falei de seu blog nele, mande um e-mail válido que te envio em PDF as edições.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares