Uma casa que vai te impressionar

Achei muito legal esta casa. Note seu espaço e decoração simples mas bem interessante. Algo que me chamou a atenção foi a sacada de aproveitar bem a luz natural, com uma claraboia do teto, que desce por um gradeado fino para o andar debaixo.

claraboia

Na sala, um espaço amplo com janelões para a natureza.

interna

 

Os janelões estão por todos os lados do imóvel, incluindo no segundo andar.

janeloes

Não sei se você notou, mas esta casa está dentro de contêineres marítimos reciclados!

conteineres

Eu fiquei bem impressionado com esta construção, por dois motivos: Um é a reciclagem de contêineres velhos, que são sucatas industriais mas que podem servir bem a grandes projetos com pequenos orçamentos. A segunda razão é que eu ainda não tinha visto um aproveitamento tão bom no uso de contêineres para fazer casas.  O cara usou aparentemente três ou quatro contêineres. Um mistério pra mim é como ele conseguiu os enfiar no meio da floresta, porque transportar esta porra é um suplício! Posso falar, porque eu já trabalhei com isso junto com meus pais.  Como o conteiner é auto-estruturado, isso acelera absurdamente um projeto qualquer, além de baratear. Um contêiner marítimo velho custa em media 5000 reais, mas num leilão de sucata naval dá pra comprar por dois mil ou até menos. No entanto, um dos problemas das “casas de aço” como chamam, é que ele tende a esquentar pra chuchu, principalmente em dias de grande calor. Neste caso aí, (dá pra ver ate pela lareira) o lugar deve fazer um frio bacana. Além de estar na mata, num lugar naturalmente sombreado. No Brasil, dependendo do terreno dá, principalmente se tiver uma grande árvore de sombra densa, como amendoeira ou mangueira ao redor. O calor pode ser resolvido com camadas de isolamento apropriado, bem como um uso inteligente nos cortes de janelas e entradas de ar.

Acho uma ideia interessante para todo os que pensam numa casa de praia ou montanha rápido de fazer e sem muita complicação. Claro, não é uma mansão, mas convenhamos, é um projeto bem legal.

Agora, é claro, precisa ter as skills, senão periga sair a redneck mansion:

redneck-mansion

O conteiner pode ser usado de muitas formas legais, inclusive integrando com uma “casa na árvore”, perfeita para terrenos esquisitos (que vc compra mais barato por serem esquisitos)

cliff2

 

Alguns interiores de casas contêineres não dá nem pra acreditar que a casa era parte de uma caixa de exportar bagulhos:

shipping container homes 8

Com mais contêineres dá pra explorar mais possibilidades. Se liga na mansão com 7 deles:

shipping-container-home_1_VN33u_69

A planta da "mansão"
A planta da “mansão”

 

 

A cozinha da casa com 7 contêineres. Melhor que muita casa de alvenaria por aí.

shipping-container-home_2_iAHS2_69

 

Buscando na Internet você acha muitos projetos super maneiros usando contêineres.

Gorgeous-interiors-clad-largely-in-muted-tones Beautiful-spiral-staircase-leads-to-the-top-floor Unabated-views-from-the-top-floor-greet-the-owners A-lovely-hammock-in-the-living-area-provides-for-a-comfy-seating-option

Related Post

17 comentários em “Uma casa que vai te impressionar”

  1. Devem ser quentes feito o inferno no verão, e frias feito o Ártico no inverno, pois o metal dos conteiners é um péssimo isolante térmico.
    Montá-las no meio das árvores foi o jeito de aproveitar a sombra, mas isso só ameniza um pouco no calor. No tempo frio, só com aquela lareira mesmo pra dar uma esquentada…

    • Sem contar que todos os projetos contam com revestimentos nas paredes. Dependendo do material usado, fica até mais caro que uma construção comum. O uso de containers vale mais pela reciclagem mesmo.

    • Não são quentes. Basta colocar uma manta térmica entre a parede de metal e a forração interna. Como eu sei isso? Meu pai tem uma fazenda e a casa dele lá é de metal com forração térmica interna. Ele gastou 1/4 nessa casa do que gastaria em uma casa “de material”.

  2. Aqui no Brasil não é muito viável, tem algumas empresas que preparam o container e colocam isolamento térmico, janelas, iluminação, etc. Mas ainda sai mais barato construir, pois no Brasil o caro mesmo é o terreno. A obra quase empata no valor do container, porém a construção tem a vantagem de maior durabilidade e de ocupar melhor o espaço, ser mais fácil de ampliar e modificar. Imagino também problemas do tipo, será que as prefeituras permitirão deixar usar container. Ou seja pra casa precisa da aprovação do engenheiro da prefeitura, e mais um monte de burocracia. O container não foi projetado para ser como casa, então se não for num lugar meio escondido acho que poderá existir vários incômodos. A vantagem é o tempo, tipo os caras deixam tudo pronto em poucos dias.

    • Rubens, varia de prefeitura para prefeitura, mas no geral, não há grandes problemas no uso de containers na construção civil. O que manda mesmo é a obediência aos recuos e taxas de ocupação do terreno onde será implantada a edificação. Falo isso com propriedade pois sou arquiteto e trabalho na secretaria de planejamento de Uberlândia/MG.

    • Ele é usado estruturalmente, não como a casa em si. Não existe – pelo menos que eu saiba (p que não lave muito ja que não sou arquiteto nem eng,. civil) nenhuma limitação de material para construção, desde que ela obedeça os parâmetros legais definidos pelas prefeituras.

  3. Forçando a barra na idéia dos containers, pode-se pensar que os caras usaram containers refrigerados, que devem ter paredes duplas, recheadas com algum material isolante térmico.
    Mesmo assim, eles seriam mais caros, e bem mais difíceis de cortar/adaptar para as necessidades de uma casa.
    Em suma, a arquitetura pode ficar linda na foto, mas pra pagar e depois morar deve ser um Deus nos acuda!

  4. Imagino que o ideal para uma casa de containers seria fazê-la meio enterrada (que nem a casinha dos teletubbies) ou então junto a uma encosta, isso iria resolver o problema da variação de temperaturas, pois o solo atuaria como isolante.

  5. Gosto muito do uso de containers como solucao para moradia; mas particularmente quando os mesmos sao usados mais como estrutura, para barateamento da construcao, como em: http://rodriguezarq.wordpress.com/2011/11/22/moradia-a-toque-de-caixa/ – projeto brasileiro onde os containers, alem de comodos, servem de base estrutural para o grande vao da sala.

      • Philipe, o negocio de campanha política foi só brincadeira, pois eu acredito que você também esteja de saco cheio dessa papagaiada toda.

        Imaginei que o trabalho estivesse mantendo-o muito ocupado, mas é que a falta de posts no Mundo Gump gera uma crise de abstinência braba! rs rs

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares