Uma boa notícia para a galera que curte games

Sharing is caring!

Eu fiquei sabendo neste artigo do Mário lá do Guia PC que a Nvidia e seu corpo de engenheiros cabeçudos conseguiu desenvolver uma maneira de aproveitar uma placa de video velha para fazer cálculos de física.

Muitos dos jogos de hoje são baseados em cálculos de Física complexos. estes cálculos costumam demandar intenso poder de processamento e costumam ser resolvidos nos núcleos das placas de video em parceria com os processadores dos Pcs em que a placa está instalada.

O lance é que com esta nova tecnologia, que é um tipo de adaptação da tecnologia SLI.

Uma boa notícia para a galera que curte games

Coisa de tarado

Nesta tecnologia,  você pode usar duas placas de video (pode na verdade usar até três placas, mas aí já é coisa de tarado, hehehe)  ao invés de uma só na sua máquina. Elas são interligadas por um cabinho que faz com que o computador “divida” a tela em duas partes, dando cada pedaço para uma placa calcular. Como resultado, voc obtém o dobro de performance, resultando numa capacidade significativamente maior de frames por segundo na sua tela. Isso significa que o jogo vai rodar mais rápido (mais real) e mais bonito. Claro que isso depende das placas que você tem rodando em SLI.

Óbvio que não estou discutindo aqui a utilidade de investir em duas placas de suporte SLI ao invés de gastar sua grana uma só placa cabulosa (e cara). Esta decisão é de cada um baseado no uso que faz do Pc.

Mas se você já tem uma placa que dá suporte a SLI e anda pensando em mudar de placa para jogar o Crysis ou o novo Farcry em resolução e fps maior, talvez seja legal comprar uma segunda placa igual a  sua de segunda mão e enfiar as duas em SLI mode. No fim das contas, pode ser mais barato, e com essa notícia aí da Physics SLI, parece vantajoso enquanto você espera o amadurecimento do mercado focado em 64bits e a nova geração de games com exigências graficas revolucionárias que virão por aí num futuro próximo.

No sistema SLI as duas placas são usadas para cálculo de video e física, mas com a nova tecnologia da Nvidia, você poderá usar até uma placa que não tem suporte a SLI para fazer um SLI relativo, que vai usar a segunda placa apenas para calcular física, aumentando o realismo do seu jogo sem diminuir o volume da sua carteira. Isso significa que as placas mãe com chipset Intel, como o P35 terão total suporte ao “Physics SLI”.
A previsão é que a Nvidia entregue os novos drivers para esta tecnologia ainda em setembro.

Eu vejo aí que a Nvidia teve uma mudança inteligente de paradigma (talvez ao ver que deu com os burros n ‘água com a tecnologia SLI) ao mudar seu foco inicial que era fazer você comprar logo de cara duas ou mais placas de video novinhas, para agora poder POUPAR sua grana, usando seu hardware obsoleto.

Então a dica é. Ao trocar sua placa por uma nova, guarde a velha. Ela pode ser muito útil num futuro próximo.

6 comentários em “Uma boa notícia para a galera que curte games”

  1. Só uma “correção”, ali quando você fala que as placas dividem a tela em duas partes para processar a imagem até que ta certo, mais isso não é muito mais utilizado, porque assim sempre uma placa de vídeo vai ter que trabalhar mais que a outra, porque sempre uma parte da tela precisa de mais poder de processamento, ai que entra em cena um outro modo de “divisão de trabalho” onde a uma alternância de quadros entre as duas GPU’s.

    Abraço

    Responder
  2. ainda acho muito caro investir num pc para jogo, mas usar um sistema desse para uma pesquisa que use cálculos medonhos é algo muito bom, útil e barato. Uma universidade pode facilmente montar um cluster de pcs com cada um usando um sistema desses, apesar de sair caro o valor pago será bem inferior a compra de um supercomputador.

    Responder
  3. Foi interessante saber que minha placa obsoleta poderia ser reaproveitada.
    Mas deu zica aqui, andou estourando uns zinabres nela, não vai adiantar muito. De qualquer forma, agradeço a insignificância da informação for me !

    Responder
  4. [quote comment="29396"]ainda acho muito caro investir num pc para jogo, mas usar um sistema desse para uma pesquisa que use cálculos medonhos é algo muito bom, útil e barato. Uma universidade pode facilmente montar um cluster de pcs com cada um usando um sistema desses, apesar de sair caro o valor pago será bem inferior a compra de um supercomputador.[/quote]

    Na área tecnologica de sequencamento e etc, è o que muita gente vem fazendo. Estão trocando as CPUs pelas GPUs, com significativo retorno no custo-benefício. Mas o mais interessante (ontem estive numa palestra no LNCC com um cara da Petrobrás que contou que eles passaram a adotar um cluster 4 aparelhos de Playsttion 3 para fazer análise da topologia oceanografica e era o que dava o melhor custo-benefício.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.