Tv de plasma ou LCD?

A tecnologia evolui rapidamente, e lá se vão os dias em que apenas uma caixa de madeira com um enorme tubo catódico de vidro era suficiente para atrair a vizinhança na hora da novela das 8 ou no jogo de futebol da final de um campeonato.
O avanço tecnológico somado aos mais modernos métodos de construção estão permitindo imagens bem mais nítidas com melhor qualidade de imagem e som, além do mais importante: Tamanho maior.
Desde sempre nós consumidores queremos aparelhos maiores. Queremos ver aquele mundo de fantasia que a TV nos oferece da melhor maneira possível. E melhor maneira é a que concilia o sonho com o bolso.

Nos dias de hoje, uma das dúvidas mais comuns é com relação a TV digital, a obsolência que ela causará nos aparelhos de TV convencionais e for fim, que tipo de aparelho comprar. TV de plasma ou de LCD?

A finalidade deste post não é escrever a tese definitiva sobre qual o melhor aparelho, mas sim clarificar alguns pontos iniciais que permitam uma compreensão melhor sobre as tecnologias disponíveis. Como eu disse antes, a melhor Tv é a que você pode pagar.

Antes de optar, conheça seus hábitos.
Você usa a Tv o tempo todo? Você só liga a TV a noite e eventualmente para ver um filme? Você joga videogame na Tv 12 horas por dia 7 dias por semana e 12 meses ao ano?
Sua sala é muito iluminada ou não?

Sabendo das suas características enquanto consumidor você estará apto a entender que a melhor Tv não é necessariamente a mais avançada tecnologicamente com siglas escalafobéticas e nomes que parecem nomes de personagens do Guerra nas Estrelas. Se para você HDMI e TRINITRON não dizem nada, parabéns, você é normal.

E qual a diferença entre as duas – além do preço?

As Tvs de plasma emitem luz individualmente em cada ponto da tela, graças a “células” de gás neon e xenônio.

As Tvs de LCD dependem do famoso “backlight”, uma fonte de iluminação posicionada atrás da tela e que consome mais energia que o próprio painel. Muitas telas de celular são assim.

Em ambos os casos, cada pontinho da tela, ou pixel está dividido em três “subpixels” agrupados: um vermelho, um verde e um azul. Nos LCDs, o cristal líquido que lhe dá o nome (LCD=Liquid Crystal Display) controla a passagem de luz.

Há também a diferença no elemento preço.
Hoje uma Tv de LCD com 32 polegadas custa mais ou menos o mesmo que uma de plasma com 42. É que, tradicionalmente, a produção de LCDs grandes provoca muito desperdício, entretanto, esta diferença está diminuindo aos poucos.

Pense no seguinte:

Preço
As tvs mais baratas são legais porque te oferecem possibilidades de gastar seu rico dinheirinho em coisas também legais, como um home theater basico.

Qualidade de Imagem
Uma Tv com boa qualidade de imagem oferece um melhor divertimento.

Tempo de vida útil
Uma Tv é um eletrodoméstico. Eletrodomésticos possuem tempo de vida útil geralmente estimados em 7 anos. Em breve vou escrever um post sobre isso. Acho que parte da crise dos 7 anos que estraga os casamentos está ancorada no princípio em que tudo começa a estragar. A dona de casa troca a geladeira, o fogão, o microondas e a maquina de lavar. Quando está tudo novinho ela olha para aquele sujeito horrível, mal barbeado, de cuecão, com barrigão jogado no sofá vendo jogo e chega a conclusão que é melhor trocar logo tudo.
Resumindo, é melhor o eletrodoméstico que durar mais.

Quem faz questão de tela grande tem mais vantagens com a TV de plasma
Isso porque a tecnologia do plasma é mais antiga, logo mais barata. E isso é bom.

As TVS de LCD gastam menos energia
Se sua TV fica ligada dia e noite, se você usa para jogar videogame direto, LCD é mais negócio.

Se sua sala é grande e a disposição das poltronas obriga a ter ângulos em relação a Tv, plasma é mais vantagem
A explicação para isso é que graças a sua tecnologia, o plasma pode ser visto de qualquer ângulo, o que facilita a visualização da imagem. Ele também oferece maior contraste. Se sua sala é muito iluminada você vai ver melhor as imagens numa tela de plasma.

Se você quer qualidade de alta definição, escolha LCD
LCD é uma tecnologia mais nova, logo oferece mais resolução. Mesmo que sua Tv digital seja a cabo, a alta qualidade vendida no balcão da loja só vai acontecer de fato quando a TV digital for implantada de vez no Brasil, o que deve começar a acontecer este ano em São Paulo.

Vida util é com o LCD
Tanto o plasma como o LCD tem vida útil estimada em 60 mil horas ou sete anos com a Tv ligada direto. Só que o plasma vai perder metade da sua luminosidade neste tempo.

Tipo de conteúdo
O tipo de conteúdo afeta diretamente o resultado na tela. Alguns aparelhos levam mais tempo para apagar e acender os pixels. Com isso um leve borrão pode ser notado. Mas não é apenas isso, o plasma tem manutenção mais cara e está sujeito ao temido efeito “burn-in”, que pode “queimar” na tela imagens estáticas exibidas por muito tempo, como as marcas das emissoras de TV ou a interface gráfica dos games, para quem joga na TV. Os plasmas mais novos têm recursos para reduzir o problema, seja deslocando levemente essas imagens de tempos em tempos ou acionando freqüentemente um protetor de tela, seja por meio de um comando que pinta a tela toda de cores sólidas para “limpar” as sujeiras deixadas pela programação normal.

Brilho
Globalmente, a Tv de plasma ganha no brilho. ( ela gasta energia de maneira diferente da LCD. Enquanto o consumo de energia do LCD é constante, a tv de plasma gasta menos energia quando mostra imagens escuras e gasta mais quando a imagem é clara) As Tvs de plasma são boas no contraste já que produzem pretos mais pretos que os do LCD, que são meio acinzentados.
Comparativamente em cenas claras e considerando o usuário de frente para a tela, o LCD ganha no brilho mas de modo geral, a reprodução de cores dos plasmas é mais ampla e precisa.

TV digital
As tvs de LCD atualmente disponíveis são quase todas prontas para a televisão de alta-definição (HDTV), enquanto os plasma em sua maioria, não é capaz de atingir a resolução que as transmissões do futuro prevêem. – NOTA: PREVÊEM!!!!
Na maioria das vezes, elas apenas que conseguirão converter os sinais de HDTV para a resolução (inferior) que conseguem exibir.

Meu conselho
Se você usa pouco ou normalmente – para ver jornal, novela e filmes no fim de semana, vá para o plasma satisfeito. O LCd é fodão para ultra-alta resolução, mas até isso chegar aqui, vai levar um tempo. Até lá o preço cairá demais. Será mais jogo comprar uma nova Tv quando a hora certa chegar. Se sua Tv fica ligada muito tempo, vá pro LCD.

Related Post

60 comentários em “Tv de plasma ou LCD?”

  1. aGORA SIM EU JÁ SEI QUAL TV COMPRAR!! FIKO FELIX P SABER Q T SEMPRE GENTE QUERENDO AJUDAR Q T DUVIDAS!! OBG PELO MELHOR ESCLARECIMENTO!!!

  2. Cara eu tb compraria um de plasma pra mim. Este post não foi escrito para divulgar uma marca ou produto, mas sim para estabelecer um comparativo entre as duas tecnologias disponíveis. Não é o caso de dizer qual dos dois sistemas é o melhor, já que cada um tem vantagens e desvantagens.
    Eu não concordo que o post esteja ultrapassado. A tecnologia plasma e lcd evoluiram bastante desde a data deste post, é claro. Mas isso não invalidou nem 1% do que está escrito aqui. O que mudou? O grau de fidelidade das imagens, a vida putil dos aparelhos, etc. Mas a logica entre ambos os sistemas permanece inalterada.
    Por exemplo, a tv de plasma continua ficando marcada quando imagens são exibidas nela por muito tempo.
    E o LCD continua com um problema para ângulos laterais, que sofrem com redução da intensidade luminosa.
    Mas ainda assim, para o meu caso, uma plasma é melhor.

  3. Bem; daqui 2 dias,irei receber a miha plasma 50,e fiquei preocupada já que agora sei que ela gasta + energia do que a lcd,quando ligada o dia todo,é o meu caso!
    tenho uma dúvida;escolhi a marca panasonic,achei a imagem dela melhor do que as outras marcasestou certa?ou é o caso de gosto?

  4. [quote comment="67557"]Bem; daqui 2 dias,irei receber a miha plasma 50,e fiquei preocupada já que agora sei que ela gasta + energia do que a lcd,quando ligada o dia todo,é o meu caso!
    tenho uma dúvida;escolhi a marca panasonic,achei a imagem dela melhor do que as outras marcasestou certa?ou é o caso de gosto?[/quote]

    Dara quando eu escrevi este texto, o plasma ainda não estava no estágio tecnológico atual. Esta tecnologia deu uma evoluída boa desde então. Ele ainda consome mais energia, mas não o suficiente para fazer uma grande diferença. O problema maior do plasma é que ele marca. Isso sim é problemático.
    Sobre a qualidade da imagem, depende do tamanho do ponto. Quanto menor, mais qualidade.

  5. maais e essa lcd q esta rolando agora?meu cunhado andou pesquisando jatem uma ai d uma marca q nao me lembro (rsrs),q a tela dela é sai varias vantagens,imagem mais nitidas cores etc…tela dela é mais firme…o preço dela é favoravel ate o tamanho dela…qtas as outras marcas faz ate determinado tamanhos,essa devida marca q nao me lembro(rsrs)faz uma maior ainda com preço bem bacana,fora o consumo d energia e vc consegue ve um filme com mtas cenas escura com uma otima resoluçao,e pode ser vista d qualquer angulo e nao vai mudar a imagem ou cores ter distorçao etc.. tipo é um novo painel algo q imagem inteligente.

  6. Entao, meu irmao ta fazendo uma reforma na sua casa e estava pesquisando as tvs lcd…pq ele qr uma….Tem uma nova tv lcd com painel ips…esse painel é muito bom, o son é otimo, a imagem é a mais nitida possivel…pesquisem sobre esse painel ips! Abraço

  7. galera…estava pesquisando uns dia atraz q tv eu colocava na minha sala de video!!!me indicaram uma tv lcd com painel ips…naum tenho mais problemas com a claridade no painel e naum passo mais raiva tentando melhorar as imagens!!valw!!fui!!!

  8. não mais tambem não compensa ele dar uma de plasma pa mae dele por ser mais barata e ela ter que pagar caro na conta de energia, além de a tv de plasma durar em media 5 anos … com a lcd ela vai poder assistir novela até 2020 tranquila rsrsrs… 😛

    • Hoje em dia as tvs de plasma duram muito mais do que duravam quando eu escrevi o post. E gastam menos energia. O problema das Tvs de plasma não é preço nem consumo elétrico. É que a tela fica marcada facilmente.

  9. Cara eu comprei uma TV LCD com painel IPS,ela é muito loca, a imagem é perfeita,não tem contraste de cores,não produz reflexos ambiente e vc ainda tem a vantagem dela ser maior q as outras.

  10. então philipe , a tv de plasma me deixa meio enjoada qndo eu estou assistindo muito tempo , eu prefiro a tv lcd , a de plasma melhorou sim … mas ainda acho q a tv lcd continua sendo superior :love:

  11. eita..eita…eita… rsrsrs plasma ou lcd ? qual é a melhor? estou vendo mto na internet sobre esse ips q tem no painel das lcd…e estou vendo q estão falando mto bem…d plasma… nao vi falar nada q nem esse ips.. só d lcd… O_o

  12. Eae gente!!!! Nossa estou indeciso com tantas indicações.
    Preciso saber qual seria a melhor tv plasma ou lcd?
    Irei dar de presente uma para o dia das mães. Só vejo falar da lcd. Qudero saber da plasma para eu fazer uma compra conciente.

    • Sergio, compra LCD. Por mais que o Plasma tenha evoluído (ainda é a melhor taxa de contraste) ele ainda fica marcado quando imagens são exibidas durante um longo tempo. Só por isso já vale mais o LCd.

  13. Nuss…vc me esclareceu perfeitamente….entendi tudo o q foi escrito….parabéns vc soube usar as palavras de modo mt acessível !Obrigado… : 😛

    • Sergio, quando eu fiz este post, os plasmas ainda eram os plasmas antigos, mais propensos ao burn in, com mais consumo e maior risco de queima. Hoje já estamos na terceira geração do plasma. Então embora o plasma ainda seja sujeito ao burn in, hoje a coisa está bem melhor. Ele atinge um alto desempenho de vida útil e estreitou bastante a disputa entre o lcd e o new plasma. A grande vantagem do plasma é o contraste abissal que ele dá. Mas se eu tivesse que escolher hoje, iria fácil para o led.

  14. Nenhum cara q comprou e pagou mó dinheiro na sua plasma vai falar mau da qualidade, mas a verdade é q os defeitos continuam, seja o burn-in, reflexo e alto consumo de energia.

  15. Prefiro mil vezes uma LCD tenho uma da philips 26′ e não tenho o que reclamar =) jogo o o meu PS3 vis HDMI nela e tambem uso ela como motitor para o meu pc via HDMI quem estiver interessado eu passo o nome do modelo dela

  16. Hj em dia as tvs de lcd (led agora) conseguiram acabar com todas as desvantagens que tinham em relação a plasma. Essa é uma tecnologia praticamente morta!

  17. A informação deste tópico já não vale mais para os dias de hoje…

    Com relação a definição, todas são iguais.

    Com relação a preço, a plasma hoje é mais barata…

    Com relação a consumo, a plasma é menos econômica, mas isso não deve ter grande repercussão na sua conta de luz no final do mês…

    Se vc for comprar um painel com mais de 42″, não resta dúvida, vá de pasma…

    Se ainda tiver dúvida, va no showroom da samsung no em algum shopping da sua cidade, em SP no marcket place… la não vende aparelho, apenas fazem demosntração. Verifique um filme destes com cenas escuras, compare LCD e plasma que vc vai entender a diferença do contraste de uma para outra e com certeza fará uma escolha mais acertada….

  18. Cara muito bom o seu post! O melhor que eu vi ate hj. Mas duas coisas que nao procede… A tv de lcd, tem mais brilho que a tv de plasma tanto é que a tv de lcd da cansaco visual vendo a noite tanto é que ela e melhor para assistir no claro. A plasma em questao de vida util 100.000hrs e lcd é 60.000hrs cmo disse. A plasma ao passar dos anos ela faz uma compensaçao da perda de brilho automaticamente ja que hj as plasmas contam com esse dispositivo.

    • VAleu Alex. Cara na verdade qualquer aparelho configura o brilho. Inclusive a minha configura o brilho automático porque tem um sensor que varre a luminosidade do ambiente e realiza a compensação se necessário. O que tem de grande diferença no plasma em relação ao LCd nem, é o brilho, mas sim o preto, que no plasma é mais preto que no LCD. Quando este post foi escrito, o plasma ainda dava muito problema de bun in, o que é uma merda. Se o cara vê muito a globo o simbolo da empresa fica marcada pra sempre no canto da sua tela.
      Isso acontecia porque no inicio da revolução das novas tvs, quando o CRT saiu da moda, as plasmas de primeira geração desembarcaram aqui com componentes que eram muito VAGABUNDOS. Isso, aliado ao baixo grau de qualidade das fabricas, no que dizia respeito a manutenção, reposição de peças, etc, levou o pasma a ganhar má fama.
      Interesses escusos (que existem até hoje) forçaram a entrada do LCD como uma tv de melhor qualidade. O que está por trás disso é que o LCD é mais barato de fabricar. E o aparelho é vendido mais caro que o plasma, dando mais lucro. Para o fabricante isso é melhor negócio, mas para o espectador, nem sempre será.
      As plasmas atuais, sobretudo Samsung e Panasonic valem muito à pena. Não só pelo contraste sensacional e o preto-preto que oferecem, mas também porque tem um custo de reparo mais fácil, além de serem mais resistentes.
      O plasma ainda tem problemas de burn in, mas isso já melhorou muito em relação ao que era antes. Com relação as informações de tempo de vida útil, eu recomendo cautela. Por que? Porque hoje as tvs estão no mesmo barco que os computadores. A cada ano uma nova safra tecnológica com mais recursos e qualidade surge. A taxa de obsolência é grande, o numero de versões só aumenta. Logo, é improvável que um usuário fique com uma tv até ela esgotar a vida útil. É evidente que até vai ter, mas a ampla maioria dos proprietários vai trocar de aparelho por tecnologias modernas ao longo deste tempo, como o Led, o oled e sabe-se lá o que vier depois.
      Minha dica é: As plasmas atuais valem a pena (até porque, em função desses truques industriais que eu mencionei, o LCD ficou caro e o plasma barateou)
      Isso é importante: NÃO É VERDADE QUE O QUE É MAIS CARO É MELHOR!
      O maior problema do plasma, na minha opinião, é a questão do reflexo. Se o cara tem uma tv de plasma de frente pra uma janela, fudeu. Só vai conseguir ver Tv de noite ou de cortina fechada.
      Costumo recomendar LCD mais pra quem tem pouco espaço, e por isso fica muito perto da Tv (no caso de games), porque como o pixel do LCD é menor a sensação de nitidez é maior. Para filmes, plasma ganha fácil.
      Outra dica importante: COMPRE FULL HD. Pague mais se precisar, mas COMPRE FULL HD!

  19. A tv LCD de 42″ LG do minha amiga teve que ir para a autorizada pois a imagem sumiu, a peça já foi trocada e ela pretende vendê-la. Minha dúvida: A vida últil dela vai ser prejudicada? Por já ter mais ou menos uns 4 anos que ela tem essa TV, quem comprar vai estar fazendo um mal negócio? Por favor, como achei seu blog muito explicativo e confiável peço que vc me responda pois estou querendo comprá-la.
    Att.

    • OLha, na minha opinião, é furada!
      Ocorre que a LG teve um problema numa serie grande de aparelhos (eu mesmo me ferrei nessa) e por conta de um componente chamado capacitor defeituoso, muitas tvs passaram a dar este problema. O led de ligado acende mas não há imagem. Só ocorreu com aparelhos da marca LG. O custo de alteração dos capacitores da placa fica em menos de 15 merréis, mas a maioria das assistências técnicas e autorizadas agem de má fé (Brasil-silsil!) alegando que é necessário a troca de TODO O CIRCUITO, o que em muitos casos chega a custar a metade do valor de um aparelho novo. Os consumidores entraram na justiça exigindo uma solução e há jurisprudência para os consumidores desses aparelhos, para que recebam a substituição da peça SEM CUSTO NENHUM. No entanto, um,a vez que um componente deu problema, eu ficaria seriamente desconfiado de outros componentes também darem. Você achará mais informações sobre este problema e como solucioná-lo lá no forum HTforum.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares