quarta-feira, julho 2, 2025

O olho do Saara

Tem um tempão que eu não falo de lugares curiosos aqui, né? Então aqui vai um bem misterioso:

 

O Olho do Saara

Em uma área remota do deserto do Saara, na Mauritânia especificamente, encontra-se esta formação misteriosa, chamada de o “Olho do Saara”, também conhecida como a “Estrutura de Richat”.

As pessoas que trafegam por esta área na altura do solo, não percebem nada de particularmente fora do comum, mas essa região é vista do espaço, logo se destaca.

175-eye-sahara1

O olho do Saara mede cerca de 50 km de diâmetro, e tem este nome porque quando visto de cima, ele lembra o olho humano. Especialmente quando se considera que ele é realmente uma cúpula baixa, como um grande globo ocular olhando para fora do deserto em direção ao céu.

Sua aparência bizarra e tamanho considerável levaram à grande especulação de como ele surgiu.

8b1df2db5b947107f6079e7a51d56508
mauretania1_large hqdefault (2)

Até o momento ainda é um mistério sua formação.  A melhor hipótese que se conhece ate agora é que  seria o resultado de uma erupção vulcânica atípica, ocorrida há 100 milhões de anos, no período cretáceo, que posteriormente teria afundado devido a um longo processo de erosão. A estrutura foi descrita pela primeira vez nos mapas na escala de 1/200 000 feitos pelo Instituto Geográfico Nacional Francês, em 1963. A partir daí ela atraiu a atenção das primeiras missões espaciais, devido à sua forma característica em forma de oculus, numa paisagem desértica sem qualquer outro destaque.

rich00

A associação com o olho foi feita em 1965 por uma missão Gemini americana.

Image15-eye-sahara

Descrita por alguns como uma amonite gigantesco no deserto, a estrutura, que tem um diâmetro de quase 55 km e desníveis de cerca de 300 a 400 m, tornou-se uma espécie de ponto de encontro para as tripulações dos ônibus espaciais.

fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

O cemitério do Everest

O Everest ergue-se imponente acima da cadeia de montanhas do Himalaia, elevando-se a 8.850 metros. O silêncio só é cortado pelo rufar dos fortes...

Pessoas amamentando animais

Pode parecer curioso, mas no mundo inteiro, o ser humano amamentar animais é uma coisa relativamente comum. Os índios da América do Sul alimentam...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Dez ilhas interessantes

Eu sempre tive uma estranha atração por ilhas. Ilhas são pedaços de terra cercados pela água, mas não apenas isso. Muitas ilhas são verdadeiras...