O manto da invisbilidade

Sharing is caring!

O manto da invisbilidade

Ao que parece, em pouco tempo não é só o Harry Potter que poderá dar um rolé por aí com seu manto invisível. Os cientistas acabam de informar que eles conseguiram reproduzir o fenômeno, que abre um leque fantástico para as tecnologias militares e civis.

A equipe de pesquisa na Escola de Engenharia James Clark em Maryland, USA,  composta pelo Professor Christopher Davis, o cientista Igor Smolyaninov, e o estudante Yu – Ju Hung, tem utilizado a tecnologia plasmônica  para criar a o primeiro manto de invisbilidade completa. Os engenheiros têm aplicado a mesma tecnologia para construir um revolucionário superpotente  microscópio que permite aos cientistas ver detalhes dos objetos previamente indetectáveis em nanoescala.

De um modo geral, quando vemos um objeto, vemos a luz visível que atinge o objeto e se reflete até nossos olhos. A capa criada pela equipe da Escola Clark refrata (ou curva), a luz que a acerta,  de modo que a luz se move em torno do material e  assim ele fica invisível, não refletindo nada, deixando o manto e o seu conteúdo “invisível”.

A capa da invisibilidade é um dispositivo bidimensional padrão de anéis concêntricos criado com uma fina e transparente  camada acrílica de plástico sobre um filme de ouro. O plástico e ouro têm cada qual graus de refração diferentes.  O plástico estruturado sobre o ouro cria um efeito de “refração negativa” , que curva os raios  de modo que eles dão a volta no material do mesmo modo que a água de um rio contorna uma rocha.

No entanto, a invisibilidade que este equipamento produz ainda não e´totalmente perfeita porque há perda de energia quando a luz atinge a camada de ouro.

A equipe alcançou esta invisibilidade sob condições muito específicas. Os pesquisadores dizem que a invisibilidade obtida é de apenas 10 micrômetros de diâmetro. Por comparação, um cabelo humano é entre 50 a 100 micrômetros de largura. Além disso, o manto utiliza uma gama limitada do espectro visível, em duas dimensões. Seria um desafio significativo para  a ciência conseguir estender o manto a três dimensões, porque os pesquisadores precisariam controlar as ondas de luz   magneticamente e orientá-las eletronicamente ao redor do objeto escondido. A tecnologia pode funcionar inicialmente apenas para pequenos objetos específicos e de forma controlada.

Em todo caso, é um senhor avanço para a ciência que pode auxiliar no desenvolvimento de muitas tecnologias ainda inimagináveis, como o computador quântico, microscópios de poder incrível e etc. Para saber mais sobre esta sensacional pesquisa, visite este site (em inglês)

Comments

comments

Ufos,mistérios,curiosidades e muito mais
Luminária Ufo

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O manto da invisbilidade

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.