Miniatura do Juca

Eu não me lembro se já tinha falado antes que estou trabalhando numa linha de esculturas para lançar na Epic Store do Grupo Epic, onde sou membro com muito orgulho.

O plano é ter vários personagens e monstros e tal. Entre dragões, zumbis, lobisomens, e trolls, vamos ter também alguns aliens. Assim, uni o útil ao agradável ao fazer a miniatura do Juca.  Eu já fiz o Juca tem um tempo, mas ainda não tinha achado tempo de pintar e dar um acabamento na peça. Hoje finalmente consegui fazer isso, e aqui vamos nós para mais um passo-a-passo de escultura.

Como eu sempre faço, começo a peça pela parte mais lazarenta, que é recondicionar a clay. A polyclay é uma massa de polímero que tem consistência de chiclete e endurece no forno de casa mesmo, virando um tipo de plasticão duro feito madeira que pode ser lixado, pintado, serrado, e etc.  Existem varias marcas de polyclay, e eu costumo trabalhar com super sculpey e algumas outras mais em conta, que misturo na sculpey. Há quem use uma maquina de fazer macarrão para ajudar a recondicionar a clay, mas esse método é bem carinho. Existem maquinas de fazer macarrão bem baratas nos sites que vendem da china, mas essas raramente seguram o rojão que é amassar clay. Geralmente a maquina estoura as engrenagens. Já uma boa que não aconteça isso é caríssima, de modo que a solução que encontrei dentro da minha realidade de dindim pouco é a seguinte: Espremedor de alho.

Tem uns espremedores de alho super baratos de alumínio fundido que vende na loja de 1,99. Esquece esse que é uma merda. Ele quebra no cabo. Já quebrei uns seis desse. Eu estava prestes a desistir do método  espremedor de alho quando fiz uma feliz descoberta que é um espremedor de alho gourmet, caríssimo de vinte reais! (porra vinte conto num espremedor de algo que a gente resolve com a mão ou soquete na cozinha é foda) Mas para espremer sculpey dá super certo. Por ser caro ele é bem feito, bem projetado e tem aguentado bem o rojão junto com meu martelo e meu ralador. Eu começo ralando a massa, depois misturo tudo com a mão, dou porradas com martelo e finalmente enfio no espremedor de alho e dou umas cinquenta espremidas. A parada fica nova! Para fazer tudo na mão dá, mas só se for fazer um boneco por mês. Se é para fazer muitos, você precisa preservar a mão.

Após amassar a parada ela fica assim. Acredite se quiser, isso vai virar um alien.

massamisturada

 

Dessa vez, diferente das outras vezes, eu não fiz um esqueleto prévio. Isso porque era um busto pequeno e eu apostei que não teria problemas de deformação ao assar.

bloco de massa

 

Minutos depois eu já estava dando uma forma mais orgânica à massaroca.

corpinho

Enfiei um arame de alumínio para garantir que o pescoço não se dobre. O passo seguinte é começar a modelar a cabeça.

cabecinhaalien

 

Depois de alguns minutos ela já estava menos bizarra

cabecinhaalien2

 

Modelar ET é sempre um negócio divertido.

cabecinhaalien3

cabecinhaalien4

Uma vez que eu estava satisfeito com a modelagem, comecei o trabalho de suavização da pele.

costasalien

 

cabecinhaalien5

 

cabecinhaalien6

Nessa etapa a peça foi recoberta com sculpey liquido, que uniformizou tudo e deu esse aspecto de lesma nele. Mas isso não é um verniz, esse brilho desaparece depois que ele é assado.

Após assar a peça eu pintei.

jucapintado

 

Você poderia me perguntr por que eu não pintei o alien de cinza, mas a explicação é que o Juca nunca foi cinza. De acordo com os captores do Juca, ele era da cor do Michael Jackson (meio transparente).

jucalive4_low

 

Enquanto eu mirava a tele em macro para fazer as fotos, (a peça sem base tem uns dez centímetros apenas) a câmera estava se mexendo muito e notei que certos ângulos borrados poderiam até enganar que se tratava de uma escultura maior ou mesmo uma foto “real” de um alien. Não duvido daqui a pouco o Juca está de volta aos sites que garantem que são registros da área 51.

jucalive3_low

jucalive2_low

jucaalive_low

Nem preciso dizer que alguns dos meus Patrões vão ganhar o Juca em uma embalagem exclusiva.

Em breve iniciaremos a fabricação de uma serie limitada para vender na Epic Store. Perfeito para seu criado mudo, hein? Nada como dormir com um carinha desses velando seu sono, hahaha. Mas olha o lado bom, imagina a estupefação de um alien real se por ventura você for escolhido para ser abduzido e o alien de verdade dá de cara com o juquinha na sua casa. Hahaha

Teremos outros aliens na série aliens, como insetóides, reptilianos e zetas. Acho que vou fazer até o ciclope do caso sagrada família. Vc curte?

Related Post

5 comentários em “Miniatura do Juca”

  1. Cara ficou show! Acho muito bacana esses posts sobre escultura e queria poder ver mais como esse. Só não virei patrão ainda porque não tenho renda fixa. Há como fazer contribuições simbólicas?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares