Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp

Tem que ter as skills em nivel jedi para esculpir isso aqui no mármore.

Essa escultura abaixo, “A virgem velada” é uma das mais impressionantes que eu já vi na vida, é do artista italiano do século XIX Giovanni Strazza.

 

Pensa no grau épico de dificuldade de modelar um véu sobre um rosto num material que está entre os mais duros do planeta, o mármore ( mineral de dureza 3 – escala de Friedrich Mohs). Outro problema é que o mármore não tem adição. É uma escultura 100% feita por subtração. Por isso que dizem que para esculpir uma figura, você pega o bloco e “simplesmente tira tudo que não é a figura dele”.

 

Já tá humilhado? Espere até descobrir que não é só essa. Existem grandes esculturas que criaram belíssimos véus de mármore:

 

 

Véu de mármore10

Pensa no nível de dificuldade de esculpir isso aqui sem quebrar:

Este é um monumento ao pai do príncipe Raimondo, Antonio de Sangro (1.685-1757)
O nome italiano do monumento Disinganno é muitas vezes traduzida como “decepção”, mas não no sentido convencional disso, e em eslavo eclesiástico – “A liberdade do feitiço”.
 “A liberdade do feitiço” (depois de 1757) de Franschesko Kvirolo e é a mais famosa de suas obras, pela habilidade em fazer esta rede.
Toda feita em uma única peça de mármore e pedra-pomes, Kvirolo foi o único mestre napolitano que aceitou o desafio. Outros grandes escultores amarelaram, acreditando que a rede iria quebrar em pedaços.
Escultores fantásticos dominam há séculos a arte do recorte preciso da pedra. 

E que tal essa textura de pele, de Lorenzo Berdini, que retrata o sequestro de Perséfone?

O cara tinha só 23 anos de idade quando a fez, em 1621. Olha no detalhe:

 

Véus de mármore

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

45 ideias sobre “Véus de mármore

  • 3 de janeiro de 2014 em 12:40
    Permalink

    Eu entenderia uma escultura dessa valer milhoooooess

    Resposta
  • 3 de janeiro de 2014 em 13:29
    Permalink

    Eu acho impressionante esculturas feitas dessa forma, eu queria ver hoje em dia quem faz algo igual.

    Resposta
  • 3 de janeiro de 2014 em 14:26
    Permalink

    Acho q com tanta referência e informação, ficamos ansiosos e perdemos a capacidade de concentração e aprendizado… Olha oq esses caras faziam ah 400 anos atrás….

    Resposta
  • 3 de janeiro de 2014 em 15:20
    Permalink

    Sensacional demais!!!
    Gosto muito de arte mas tenho que confessar que por mais que eu sempre observasse tamanha delicadeza e sutileza nas esculturas eu nunca observei o efeito “véus de mármore”, o que é bem diferente do efeito de um pano ou tecido qualquer…. Achei sensacional você ter postado isso!
    Ah, fui no blog do seu conhecido Cícero Dávila, a arte dele realmente é fabulosa. Gosto da forma como ele faz a arte se encaixar em si mesmo, digo… ah… a forma como ele faz por exemplo, os pés realmente se apoiarem… contorno dos lábios e tudo mais. TENHA aulas com ele Philipe!!! \o/

    Resposta
  • 3 de janeiro de 2014 em 15:28
    Permalink

    A cada post de esculturas como esses, eu me sinto mais triste hahahaa

    Resposta
    • 3 de janeiro de 2014 em 18:26
      Permalink

      hahaha nem te conto como me sinto que vc vai chorar

      Resposta
  • 3 de janeiro de 2014 em 17:23
    Permalink

    Michelangelo aprova esse post. Porém eu acho ainda mais incrível o post anterior do cavalo feito com grão de aveia, ou dos camelos na cabeça da agulha, apesar que são “artes/esculturas” diferentes.

    Resposta
  • 3 de janeiro de 2014 em 21:24
    Permalink

    Antigamente ser escultor era no modo Hard!

    Resposta
  • 3 de janeiro de 2014 em 20:26
    Permalink

    A escultura é uma arte incrível! Esses grandes mestres escultores levam esse conjunto de técnicas ao patamar sobrenatural.

    Resposta
  • 3 de janeiro de 2014 em 22:25
    Permalink

    Lindo! E as esculturas do Cícero também! O que é aquela calcinha de mármore?? o.O

    Resposta
    • 3 de janeiro de 2014 em 23:30
      Permalink

      O facebook tira as esculturas do cícero pq o robô acha que é pornografia

      Resposta
      • 4 de janeiro de 2014 em 1:37
        Permalink

        Foi a primeira vez que vi uma estátua com cílios. CÍLIOS!

        Resposta
        • 4 de janeiro de 2014 em 5:19
          Permalink

          da pra ver que e de hoje porque a mulher nao e cheinha

          Resposta
  • 4 de janeiro de 2014 em 2:02
    Permalink

    e pensar nos artistas de hoje que fazem borrões numa tela e ganham milhões….

    Resposta
  • 4 de janeiro de 2014 em 1:13
    Permalink

    mto foda mesmo!!!!!!!! Já vi algo parecido assim mas em madeira… Incrível tbm!!

    Resposta
  • 4 de janeiro de 2014 em 1:42
    Permalink

    Aquelas cordas… Como assim? Meu queixo foi parar no pré-sal. E aquelas mãos segurando as ancas da Perséfone, tem mais sensualidade destilada ali do que em metade da internet… Se eu visse ao vivo, tentava morder.

    Resposta
  • 4 de janeiro de 2014 em 13:53
    Permalink

    A "Perséfone" foi talhada por Bernini, e não berdini. Deve ter sido erro de digitação.

    Resposta
  • 4 de janeiro de 2014 em 16:47
    Permalink

    Humilhou esse povo do photoshop e massinha de modelar.

    Resposta
  • 8 de janeiro de 2014 em 14:03
    Permalink

    Fiquei mudo, de novo.
    Se errar, morre. Já pensou? Uma talhadeirada errada e já era o trabalho, a não ser que o artista mude a figura durante o trabalho, quando dá “zica”!

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2014 em 13:09
    Permalink

    A arte é realmente algo do outro mundo!

    Resposta
  • 22 de janeiro de 2014 em 18:55
    Permalink

    Disseram tudo que eu imaginava registrar. Jamais tomei conhecimento de tanta maravilha talhada em mármore. Realmente o Rafael Martini tem muita razão em confessar-se “entristecido” só de pensar que hoje em dia não se vê coisa igual. É hora de pensarmos o quanto estamos atrasados em Cultura, apesar do desenvolvimento em tecnologia que avança mundo afora. Naquela época, certamente os verdadeiros artistas (que eram), não se sentiam importunados com tantas “pragas” que assolam o nosso País e assim podiam dar asas à imaginação e transferi-las para seus monumentais trabalhos. Maravilhoso trabalho do PHILIPE. Parabéns !!!

    Resposta
  • 23 de janeiro de 2014 em 12:51
    Permalink

    Lindas. Quando eu visitei a sessão de esculturas do Louvre, esse detalhe me chamou muito a atenção, véus de mármore. É inacreditável que alguém tenha talento nesse nível.

    Resposta
  • 24 de janeiro de 2014 em 9:56
    Permalink

    Arte verdadeira é sempre bela e não caduca! Ao contrário, porcarias que se queixam ser artísticas tão só costumam impactar incautos e, de forma rápida, desaparecem e ser humano algum volta a lembrar de seus detalhes, como acontece com músicas de péssima qualidade (vejam É o Chan, funks atuais (não o de James Brown!), axé fuleragem, etc. A escultura é arte belíssima e não tem mesmo idade! Não nos cansamos de apreciar o belo, que é eterno. Do lado oposto, as pseudo-artes, que são efêmeras e atendem demandas de apreciadores normente incultos, sem senso crítico algum.

    Resposta
  • 29 de janeiro de 2014 em 11:16
    Permalink

    Onde fica essa obra de Lorenzo Berdini "o sequestro de Perséfone?

    Resposta
    • 5 de outubro de 2019 em 15:21
      Permalink

      Sequestro de Perséfone
      Lorenzo Berdini, que retrata o sequestro de Perséfone. O artista tinha só 23 anos de idade quando a fez, em 1621.

      Perséfone na Mitologia Grega
      Perséfone era filha de Zeus e foi raptada por seu tio Hades, senhor do reino dos mortos, num dia que colhia flores ao ar livre. Hades a viu e para raptá-la abriu um enorme buraco negro no chão fazendo com que Perséfone despencasse para dentro da terra.

      Deméter procurou sua filha por todos os lugares, carregando consigo uma dor muito grande que comoveu Zeus, e este ordenou que Hades entregasse Perséfone à sua mãe. Porém conta-se que ninguém retorna do mundo dos mortos, se lá houver ingerido algum alimento, e Hades havia forçado a jovem a comer um grão de romã. Desta forma Perséfone estava aprisionada ao mundo dos mortos. Hades então decidiu torná-la sua esposa, transformando Perséfone na senhora do mundo subterrâneo.

      Sua mãe, no entanto estava determinada a ter a filha de volta então se recusou a germinar a terra, enquanto sua filha não fosse trazida de volta. Zeus interviu, pois nada estava sendo plantado, e nada seria colhido: permitiu que Perséfone passasse alguns meses junto sua mãe na terra, e depois voltasse para o mundo dos mortos.

      O que tornou-se o mito de uma metáfora para a primavera (quando a filha regressava para junto da mãe) e o inverno (quando a jovem retornava ao seu trono no mundo subterrâneo de Hades).

      O rapto de Perséfone (pormenor) de Bernini (1598 – 1680) Galleria Borghese, Roma

      Resposta
  • 22 de fevereiro de 2014 em 18:15
    Permalink

    Fantastico, ainda não vi nada igual.

    Resposta
  • 22 de fevereiro de 2014 em 18:16
    Permalink

    Fantastico, ainda não vi nada igual

    Resposta
  • 21 de abril de 2014 em 18:39
    Permalink

    Lindo demais que dom maravilhoso é muito abençoado.

    Resposta
  • 22 de abril de 2014 em 15:27
    Permalink

    Tive oportunidade de ver a Virgem Velada e o Sequestro de Perséfone de perto e, assim como o Davi, são de dar calafrios de tão perfeitas. No Davi o que mais me chamou a atenção foram os tendões e as veias, realmente impressionantes

    Resposta
  • 31 de maio de 2014 em 16:31
    Permalink

    Quanto eu lamento que os cegos não possam admirar esta maravilha, mas só eles são capazes de poderem comentar com toda a forma invisível que só eles têm com a capacidade de imaginação.

    Resposta
  • 28 de junho de 2014 em 15:33
    Permalink

    Espetáculo que a gente não vê sempre. Muito lindo. Sem palavras.

    Resposta
  • 17 de março de 2015 em 13:56
    Permalink

    a Perséfone fica na Galeria Borghese em Roma.

    Resposta
  • 16 de setembro de 2015 em 0:32
    Permalink

    Esses caras eram foda!!!!
    Hoje não tem gente que faz isso, com todo material e tecnologia e 7 bilhões de humanos!

    Resposta
  • 5 de dezembro de 2015 em 18:55
    Permalink

    muito importante essa escultura em mármore. Vale a pena compartilhar.

    Resposta
  • 31 de agosto de 2018 em 22:23
    Permalink

    Aí, amigos, esqueceram de dizer a verdade “verdadeira”: não foram artistas que esculpiram essas obras. Foi o CHEFE. Só para ver nossa cara de bobos. Abraços.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Alerta: Conteúdo protegido !!