Ekseption

Sharing is caring!

Meu gosto musical é meio malucado, eu admito. Uma das bandas que eu gosto de ouvir é uma tal de Ekseption. Esses caras são bem antigos, contemporâneos “do Onça”. Dá uma olhada no visual da banda:

Ekseption
Parece até baile do cafona né?
Definir o som desses caras é meio complicado, porque eu não tenho informação suficiente sobre o som deles para conseguir formar um painel exato do estilo da banda. A Wikipedia diz que é rock progressivo holandes. Pessoalmente eu acho que é um troço meio jazz, mas muito clássico. Tipo, eles pegam musicas eruditas e dão uma nova roupagem, colocam uma bateria, sax, baixo em cima e fica um troço meio moderno, mas ainda dá pra ver claramente a raiz do clássico ali por trás. Algumas das musicas me remetem imediatamente aos anos 70, talvez pelos instrumentos usados, que me lembram das musicas incidentais das pornochanchadas. Em algumas, parece que os caras embora sigam uma partitura em comum, meio que dão umas improvisadas em cima, o que raramente fica uma merda.
Eu fui dar uma olhada no youtube e vi que os caras tocam em cenários que parecem possuir aquele estilo de decoração das revistinhas pornôs suecas da minha juventude. Eu não sei dizer ao certo onde foi que descobri esses malucos. Acho que foi quando baixei um pacote de musicas clássicas, uma coisa que eu realmente gosto de ouvir enquanto trabalho, e no meio da balaiada veio uma deles.
Eu penso que esta banda conseguiu algo bastante interessante, numa época anterior ao sampling e o remix de clássicos, que estiveram na moda a pouco tempo. Eles colocaram musicas que estavam sendo esquecidas para tocar em boates e casas de show.
Segundo a Wikipedia, os caras começaram em 1967 e a banda durou até 1989 e a discografia deles é apenas 14 albuns. Uma coisa interessante dos discos dessa banda é conterem uma versão original do clássico e em seguida a versão ekseption-repaginada dela.
A banda tem um site semi-oficial que pode ser visto aqui.

Abaixo estão alguns videos que eu achei do Ekseption.

Comments

comments

Ufos,mistérios,curiosidades e muito mais
Luminária Ufo

10 comentários em “Ekseption”

  1. Gostei do som, Philippe, mas à mesma época, da Holanda e também com raízes no erudito e no jazz, porém com um som mais elaborado, explodiu uma banda que se chamava Focus. Dá uma pesquisada e não vai se arrepender, pois os caras foram considerados os melhores músicos do mundo. Ah, e parabéns pelo blog!

    Responder
    • Eu vi uns videos da Focus. O som era bem progressivão mesmo. Gostei de algumas Mas tem uma lá que o cantor dá uma pirada legal. Parece até musica de maluco, hehehe.

      Responder
  2. na verdade há um bom tempo ouço After Crying, é uma banda meio chata de achar tanto pra baixar quanto pra comprar Cd mas vale a conferida, fazem um prog sinfonico, também tem os “pseudo mestres” desse tipo de progressivo que são os caras do Anglagard, mas se After Crying já é chato pra achar, Anglagard torna-se duas vezes mais chato, das duas acho que After Crying dá de 10 a zero, dá uma procurada pelos discos Megalazottak de 92 e De Profundis de 96, eu também gosto bastante do Show de 2003, vale a pena a conferida. =]

    Responder
  3. Caraca! Muito boa a banda!

    Ainda mais pra mim que sou trompetista! kkk

    Tinha um tempão que eu não aparecia por aqui, mas, pelo que vi, continua muito bom!

    Ekseption já tah nos meus favoritos!

    [e dá uma passada no meu blog tbm^^]

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ekseption

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.