Pin It

Dica: Bom macete para recorrer de multa

Sabemos que a idéia por trás dos pardais (radares de velocidade) nas cidades deveria ser educar o motorista, mas a verdade dos fatos é que a indústria das multas tornou-se um belo e perverso negócio, que movimenta milhões de reais. Pardais escondidos, pardais sem sinalização, horários de desligamento que mudam sem aviso à população, enfim, são mil e uma artimanhas que os governos conseguem inventar para morder mais um pedaço do seu dindim.

Pouca gente sabe, mas os radares precisam ser aferidos anualmente pelo IPEM. Assim, se você foi multado num radar, antes de pagar a multa, entre neste site e verifique se o tal radar foi aferido. É bem possível que não tenha sido. – O radar que te multou deve ter sido aferido até a data da INFRAÇÃO, não do recurso, ok?
Se você entrar lá e o radar que te multou estava sem aferição do IPEM, sorria caro leitor, sua multa é legalmente inválida!

Então você imprime o resultado da aferição, anexa num recurso de multa e dirija-se à JARI do seu município munido dos documentos necessários: Habilitação do condutor e doc. do veículo para protocolar seu recurso.

Obs: Esta dica funciona no Rio de Janeiro. Em outros estados certamente o órgão de aferição deve ser outro. Mas eu acho que a regra é a mesma.

chargemulta Dica: Bom macete para recorrer de multa   Curiosidades

Como não pagar multa de trânsito

Gente, essa eu não tenho certeza se funciona, mas pra não perder dinheiro vale tudo. Saca só:

No caso infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa.

Está no Código de Trânsito Brasileiro, Art. 267:
Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.

A lei foi mal escrita. As prefeituras e orgãos de transito, espertamente, aproveitam a dubiedade da palava “Poderá” e enviam direto a multa. O cidadão, desinformado paga.

Basta você ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB. Leve xerox e originais da carteira de motorista e a notificação da multa. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.  fonte

23 Comments

  1. Primeiro quero deixar claro que concordo quanto à invalidez da multa no caso de radares não aferidos, acho abusivo e errado cobrar uma multa com um radar sem manutenção. Mas indo ao ponto que eu quero comentar:
    Quando você fala dos radares escondidos, sem sinalização, etc, eu já discordo que seja só um modo de meter a faca. Não sei como é a lei (e pode ser que isso seja ilegal, mas eu não acho errado), mas para mim não deveria haver sinalização de que há radares, apenas a sinalização do limite da via. O limite da via deve ser respeitado independentemente da existência ou não de radares. Nas estradas sempre tem gente pisando fundo, se colocando em risco (e colocando outros em risco!), e só reduzem quando vêem uma sinalização de que há um radar. É igual alguém que vem dirigindo falando no celular e abaixa o celular quando passa em frente a um posto policial, a pessoa está errada o tempo todo e se faz de santa quando a água bate na bunda. Na minha opinião a falta de sinalização de que há radares serve para pegar os infratores, não apenas para meter a faca. Ultrapassou o limite da via, é um infrator, avisar que existe o radar só serve para mascarar a realidade.
    Mas como eu disse, não conheço a lei. Se a mesma diz que deve haver sinalização, deve haver e ponto. Estão errados em esconder os radares e estão errados em manter a lei assim!

    Reply
    • A falta de sinalização que eu digo é a de velocidade mesmo. O Básico! Nem é a de existência de radares.
      Pensa comigo:
      Pelo menos aqui no Rio é comum que as autoridades permitam verdadeiros absurdos nas questões de sinalização. Imagine por exemplo, uma autoestrada que de uma hora para outra, a velocidade padrão que é de 110km/h caia para 40km/h, logo depois, sobe para 60Km/h, depois 50Km/h depois volta para 100km/h aí desce para 90km/h.
      Se uma dessas placas é vandalizada (um problema endêmico no Rio, pelo menos) ou coberta pelo mato, o cidadão dirige crente que está certo e depois recebe a multa. ( aconteceu comigo outro dia. Passei a 85km/h num pardal sem sinalização que exigia 80km/h.) Esta diferença de velocidade é um quarto da velocidade de um ser humano andando a pé. Justifica uma multa de excesso de velocidade? Pela lei sim, mas considerando que este pardal pode não ter sido aferido, eu posso ter levado uma multa injusta.
      É uma esculhambação completa. e é assim porque as autoridades que deviam fiscalizar as construções na beira da estrada são omissas e o povo ignorante não se importa com a restrição de construção num raio de 60 metros da via. As pessoas constroem cidades inteiras na beira das autoestradas, ninguém faz nada. Então surgem os vereadores em busca de currais eleitorais e exigem quebra-molas nas estradas (outro crime), sinais de trânsito nas estradas (excrescências) e as prefeituras se locupletam com a grana dos pardais, colocados indiscriminadamente sob pretexto de “educar”, quando na verdade só querem arrecadar.

      Reply
    • Caro Rafael. Pensando dessa forma, infelizmente continuamos a alimentar a máquina do governo seja ela em impostos ou multas como neste caso. Podemos entender que se a intenção dos radares seria a de disciplinar os motoristas apressados, o governo poderia praticar valores apenas para a manutenção do sistema e em paralelo aumentar a pontuação na carteira, fazendo com que o motorista fique sem a sua habilitação com apenas uma ou duas multas por excesso. Resolveria rapidamente o problema de velocidade excessiva nas pistas, e deixaria de me sentir um idiota toda vez que pago uma multa e nunca sei pro bolso de que político estou mandando o meu suado dinheirinho!

      Reply
    • CALA BOCA. Eles poem pardasi de50 em vias de 80 e tu acha que eles tem razão?

      Reply
    • Diferente de você, eu acho errado colocar radares escondidos, cujo único objetivo é ganhar mais dinheiro do cidadão. Porque todo mundo, uma hora ou outra anda acima da velocidade, inclusive quem põe o radar. Porque nenhuma regra serve para todos os casos, e o alvo a ser perseguido é a segurança e não a burocracia desnecessária, inclusive grande parte dos limites de velocidade são absurdos. Radares com o intuito de salvar vidas são diferentes, eles estão lá para um possível trecho perigoso com alto índice de acidentes e que corre traria um sério risco à segurança de todos. Para isso o radar é um aliado e deve ser muito bem sinalizado e todos devem estar cientes da existência do radar para que ele cumpra seu objetivo. Não há outra razão para esconder um radar a não ser tirar mais dinheiro do cidadão do que já tiram com os impostos e taxas abusivas, e isso é bastante desonesto.

      Porque afinal o governo não existe para ganhar dinheiro, mas para gerenciar segurança, saúde, educação e etc.

      Reply
  2. Como já diziam nacionalmente: Visite Brasília e ganhe uma multa como recordação.

    Reply
    • A mais pura verdade.
      Nas duas ultimas idas ganhei duas recordações…
      =/

      Reply
  3. belecuba o homen mais gostoso de angola :P

    Reply
  4. Exatamente, poderá! Na verdade eles enviam primeiro a notificação. SE a pessoa recorrer o órgão PODERÁ dar apenas a advertência… e sabe quando ele faz isso, de vez em nunca!!!

    Reply
  5. :cool: Na realiadade a necessidade de multar infratores de transito, porque, se todos nós fossemos consciente, quando saimos com o nosso carro, para irmos a uma festa generalizando,creio que em certos semáforos em lugares suspeitos e que não existe nenhum tipo de segurança no local; digo que não deveria estar o sinal em pisca pisca, eu sugiro que deveria colocar uma lombada eletrônica, como em alguns estados do nosso país e que já vi no exterior; “Alemanha Ocidental”. Em Bremehaven e Wilhelmshaven, nestas duas cidades em que estive. Quando estava a serviço da Petrobrás, pela Frota Nacional de Petroleiros (Fronape); hoje Transpetro. Em primeiro lugar uma cidade limpa, organizada em tudo começando pelo sinais de transito, 10 (dez) metros antes do semáforo havia uma lombada eletrônica. Esta deveria ser a atitude de nossas autoridades constituidadas, e se o cidadão paga seus impostos em dia e ainda e lesado com multas absurdas e que não existe uma tabela expecífica nos Detrans dos estados; eu sei que deveriam ser mais honestos, para com os contribuintes que pagam IPVA, Taxas de serviços de emplacamentos e outros emolumentos inventados por este orgão? Diga-se de passagem e nós devemos estar atentos e observarmos e denunciarmos as nossas autoridades; para tomarem as devidas precauções. Deixo o meu abraço aos internautas e que escrevam as sus opniões sobre esta matéria em respeito a nós mesmo e é direito adquirido para sermos um cidadão feliz. Certo de que devemos reispeita as leis de transito, para evitarmos acidentes desnecessarios e morte de pessoas inocentes. Peço um clamor a cada internauta que lê as notícias díárias nos jornais ou televisão, vamos dar um basta nas estatísticas de tantas vidas que perecem, nas estradas do nosso país e sem nenhum valor e o futuros das crainças que ficaram órfãos de pais e mães que morreram, ao volante de uma máquina mortífera e assassina, porque não tiverão cuidado de si próprio, é lamentável ver nos hospitais pessoas mutiladas, cegas, paraplégicas e tetraplégicas sem nenhuma função de seus órgãos que eram perfeitas. Hoje no leito hospitalar sofrendo, isto é, quando não tem um bom plano de saúde e caem num hospital público, irão sofrer muito mais pelos descasos de medicos e enfermeiros que são maus remunerados pelos serviços prestados. Ai vai o meu abraço pela atenção. Bon Ju Merci! Damião

    Reply
  6. O jeito mais fácil de não pagar multas é não cometer infrações. Como brasileiro tem a mania de querer tirar vantagem de tudo, PQP.

    Reply
    • Aposto que vc nem dirige ainda. É fácil criticar os outros quando vc não passa pela situação.
      Quero ver vc voltar a comentar aqui o dia em que for multado por andar a 64km numa via de 60km, quero ver se mantém sua opinião de “brasileiro querer tirar vantagem”.

      Reply
      • Puts, meu, ja levei uma multa assim. Dá uma raiva do caralho. Fim de ano nego tem que bater meta e é foda, saem dando multa até pra quem não merece.

        Reply
  7. nao basta sermos escravos do governo! financiar campanhas e luxo de vida, quem tem um pouco  mais tem-se que inventar meios como: radares a maioria ilegal, pedagios e outros para ganhar mais… se os governantes quisessem consiencia no transito, investisse mais em educaçao… tipo  dependendo das infracoes e quantidade em pontos em radares legais… recolhia a carteira do cidadao por 6 meses com obrigatoriedade de se fazer um curso pelo governo é claro de educaçao no transito… dependendo da nota final a carteira seria devolvida… se for cobrado, sabemos todos de mafias, envolvendo governantes, auto escola, alguns policiais e demais empresas que instalam radar… valeu!

    Reply
  8. Povo aqui fazendo julgamento de valores foda…Nem vou entrar nessa discussão!

    Só do Estado de SP, vou tentar fazer isso essa semana, depois retorno com o resultado!

    Reply
  9. Somos todos hipócritas,não acho certo ter radares e nem acho certo cobranças,porque não fabricam carros com velocidades até 80km,ao invés dessa palhaçada de multar,aaah!não é interessante para ninguém andar com carro que não ande à mais de cem,todos querem mostrar seus toyotas,hunday,hondas e etc…,mas fabricar carros elétricos ou que não andem com velocidades superiores à 80,isso ninguém quer,então multas são fábricas de dinheiro que não ajudam em nada.  

    Reply
  10. Pessoal concordo com o  Philipe ,
    os pardais são apenas meios de retirar mais R$  nosso que já não ganhamos
    muito, é sabido por todos que existem diversos esquemas montados em torno dos
    redares, é sabido também que existem quotas mês estipuladas pelo sistema. Com
    essa estória de não sinalizar mais a existência de radares nas vias
    fica ainda mais claro que é mafia, qual é a função real  dos pardais? a meu ver deveriam ser para evitar acidentes, mas
    acredito que sem a sinalização o numero de acidentes será ainda maior.

    Ah.. mais um motivo o link disponibilizado pelo
    Philipe para consulta dos radares homologado esta em manutenção rsrs.

    Em fim
    vou recorrer também      

    Reply
  11. Infelizmente a dica apresentada não tem validade (art. 267 do CTB), pois segundo RESOLUÇÃO 363 DE 28 DE OUTUBRO DE 2010 do CONTRAN dão outro entendimento, inviabilizando recursos com base no suposto art citado.

    Reply
  12. Estimo que esta resolução seja posterior ao post.

    Reply
  13. Ô povo para tder pena de gente errada. PQP. Ninguém tem pena de crianças desnutridas, gente sem teto, doentes em hospitais lotados, etc. Mas quanta solidariedade com os motoristas errados. Não vêem que a grana só sai das mãos de gente errada? Quem faz certo no trânsito, não se preocupa. Tem fotossensor de 60 ou 80 que multe gente a 50 ou 70? Se não tem, estão deixem de choradeira que o foto é uma fiscalização OSTENSIVA. É a mesma coisa do policial, reclamam que é ostensivo? Creio que não. É a mesma coisa, então seus inuteis, deixem de choradeira e parem de defender os errados. É para tirar dinheiro desses ¨%Q@#&¨$ mesmo!!!

    Reply
  14. Gente um sinal com pardal estava no amarelo, eu parei e do nada ele começou a piscar no amarelo mesmo, sendo que assim que passei o sinal do nada ficou vermelho …
    Alem do azar eu não estava errado, se receber essa multa posso recorrer? Afinal teria que provar isso? anotei o horario e o dia do fato… Como posso recorrer se caso eu receba essa multa??

    Reply
  15. AMIGOS COMCORDO COM MULTAS , MAS CONDIÇOES ENSEGURAS NAO , PORQUE ELES QUEREM MULTAR MAS CONDIÇOES DE IR E VIR SEM ESTRADAS SUFICIENTE PARA CIRCULAÇAO ISTO E , SOMOS ENSACADOS NO TRANSITO SE VERMOS UMA BRECHA PARA SAIR DO SUFOCO , AI E ONDE SOMOS SURPRIENDIDO POR ESTE LIXO DE CAMARA , CHAMA SE CONDIÇOES ENSEGURA E NIMGUEM FAZ NADA , E MESMA COISA DE TER FOME E NAO PODER COMER , , NO NTERIOR AS ESTRADAS SAO ESTREITAS PARA TANTOS VEICULOS MAS ESTA LA A MERDA DAS CAMARAS PARA COMPLICAR SUAS VIDAS , SE TIVESSEMOS ESTRADAS AMPLAS E COMETER ENFLAÇAO AI SERIA VALIDO, MAS NESTES FUNIS DE ESTRADAS QUE ELES CEDEM PARA NOS NIGUEM MARECE , EX EU ANDO EM SP A MAIS DE 40 ANOS PEGUEI EM SP UMAS 4 MULTAS , MAS NO INTERIOR JA PERDI A CONTA DE QUANTAS PEGUEI SERA QUE SOU EU OU E O LIXO DO LUGAR ONDE MORO

    Reply
  16. Depois de tantas opiniões que li, não podemos dizer que todos estejam certos ou errados; mas uma coisa eu digo se realmente eles usassem o dinheiro das multas em educação para o trânsito, sinalizações e vias mais seguras; tenho certeza que nenhum de nós estaríamos reclamando……. Mas infelizmente em poucos lugares isto acontece……!

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

x
Clique em CURTIR para receber as melhores histórias da web!