Descoberta mais uma propriedade bizarra da água

Compartilhe

A água flutua criando uma ponte que levita entre dois recipientes carregados com alta voltagem. Isso é muito doido!
2389669 fe1 Descoberta mais uma propriedade bizarra da água

A água é um dos mais abundantes e importantes compostos químicos no planeta Terra. Milhões de dólares já foram gastos em pesquisas de todos os tipos envolvendo a água. Com o desenvolvimento científico, já sabemos muito sobre ela, mas ainda não sabemos tudo. Isso foi o que mostrou uma incrível pesquisa que conseguiu encontrar mais uma – ainda completamente desconhecida – propriedade da água. Quando exposta a altas voltagens, ela flutua estranhamente.

O  efeito está sendo chamado pelos físicos de “ponte flutuante de água”.

O nome é bem óbvio mesmo. A água, quando foi exposta a uma voltagem elétrica altíssima começou a escalar as paredes do recipiente e para total espanto dos cientistas que observaram o fenômeno, ela flutuou no ar entre ambos os recipientes até formar uma conexão com a outra ponta, que realizava o mesmo movimento. A ponte líquida se manteve firme levitando e desafiando a gravidade.

Investigando o fenômeno, os cientistas descobriram que a água estava sendo transferida de um recipiente para o outro. Basicamente seguindo do becker anodo para o becker cátodo. O cilindro de água se manteve estável e com diâmetro variando em 1 e 3 mm e se manteve ligando os beckers até a distância máxima de 25mm. Pode parecer pouco para estarrecer um cientista, mas numa escala atômica isso equivale a viajar de um planeta a outro.

A descoberta desta propriedade bizarra da água pode nos apontar um futuro com avanços nos sistemas de irrigação e distribuição de líquidos.

A ponte se forma através das cargas eletrostáticas na superfície da água. O campo elétrico começa a se concentrar no interior da água , produzindo um rearranjo nas moléculas, numa forma ordenada magneticamente, e desta forma ela cria uma microestrutura estável. É esta microestrutura que parece estabilizar a ponte e manter a água ligando os recipientes. É como aquele tentáculo do Et do filme “O segredo do abismo”. De alguma forma curiosa, James Cameron previu inconscientemente a possibilidade de campos elétricos alienígenas organizarem e controlarem a superfície da água.
2389681 255 Descoberta mais uma propriedade bizarra da água
Os cientistas conseguiram desvendar o segredo da ponte quando notaram que a densidade da água se alterava entre a parte externa e a interna da ponte. Isso foi possível, porque o campo magnético estrutura a borda da ponte com moléculas de densidade similar.

Este experimento abriu um campo de novas investigações, como a que descobriu que a superfície sofria um colapso se a temperatura subisse de 20 graus para 60.

Leia mais sobre esta intrigante notícia aqui. (no idioma da rainha)

Artigos relacionados

8 comentários em “Descoberta mais uma propriedade bizarra da água”

  1. huhauhahuaauhhau.. cara! eu fui lendo o post e inconscientemente um sorriso imenso foi se abrindo na mesma proporção q meus olhos saltavam das órbitas! Eu realmente me interesso demais por esses fenômenos surpreendentes que estes malucos descobrem… sensacional!

  2. A Tromba dágua não é mais ou menos isso?
    Fortes cargas elétricas das tempestades fazem com a agua do mar ou de um rio uma espécie de pilar dágua que se move.

    Já li isso em algum lugar

  3. [quote comment="7962"]A Tromba dágua não é mais ou menos isso?
    Fortes cargas elétricas das tempestades fazem com a agua do mar ou de um rio uma espécie de pilar dágua que se move.

    Já li isso em algum lugar[/quote]

    Viajei na maionese, pesquisei e o que de fato origina a Tromba D’água não são as cargas elétricas, mas fenômenos similares aos que geram os Furacões e tornados

    Tá aqui pra quem se interessar no assunto:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tromba_de_%C3%A1gua

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.