Como ganhar dinheiro rápido e sem investir nada

Volta e meia alguém me pergunta se blog dá dinheiro. Bom, isso depende. Conheço gente que me diz que dá. Conheço gente que diz que não dá.

Na prática, como blogueiro, eu digo que blog dá dinheiro sim. É verdade. Mas as pessoas tendem a fantasiar as coisas pra caramba. E então, este post é meu ponto de vista sobre isso, sobre essas fantasias que povoam a imaginação de muitas pessoas.

Algumas pessoas, só não digo todas, porque um ou dois deram de ombros quando descobriram que eu ganhava dinheiro com este blog. Imediatamente após descobrir que cada clique nas propagandas é convertido em centavos de dólar na minha conta, as pessoas falam:

“Como é?: Você ganha dinheiro escrevendo? Sem fazer nada? Eu vou criar um blog pra mim!”

Eu sempre dou uma risada e digo: – Exatamente. Vai fundo! Faça como eu. Quer como eu quis? Faz como eu fiz!

Porém, nas profundezas escuras da minha caixola, eu sei que nem 0,001% desses que falam a emblemática frase ali em cima vão mover uma palha sequer para ganhar um centavo a mais.

Pior, eles continuarão a reclamar da vida e a buscar um empreguinho, uma coisa que eles pensam ser “estabilidade”, com horário, chefe e etc. Esses caras vão se matar de trabalhar, e volta e meia poderão pensar que eu estou em casa, dormindo, vendo Tv, vendo sacanagem na internet e jogando no computador para ganhar o mesmo – ou mais – que eles.

E sob certos aspectos, eles terão razão. Existem pessoas que vivem assim. Muito bem, ganhando muito mais do que bons empregos (executivos) podem pagar, sem encheção de saco, sem metas, sem pressão de chefes ou ternos quentes no calor.

Mas residem algumas ilusões vendidas e incentivadas abertamente por muitos sites, revistas e blogs que exploram o nicho da geração de novos blogs. O que eu me proponho é dar uma desconstruída nisso que está sendo vendido como a maravilha das maravilhas. Vejamos o que eu constatei com 4 anos de blogagem aqui:

Você não vai ficar rico.

Vamos pegar esta frase e estudá-la ao pé da letra. Você não vai ficar rico. Isso pode ser uma mentira e uma verdade ao mesmo tempo. Tudo porque “Ficar rico” é uma coisa que não é um consenso. O que é “ficar rico” pra você? É ter dinheiro no banco? É não saber quanto possui? É andar de carro zero? É viajar para o exterior todo ano? É ter saúde? É deitar a cabeça no travesseiro e dormir em paz? É ter qualidade de vida? É ter plano de saúde? tv a cabo? videogame? É poder fazer churrasco todo fim de semana?

Ficar rico é uma coisa tão complicada quanto “ser feliz”. Simplesmente porque é uma meta que é difícil de mensurar. Por exemplo, quando um alpinista sobe uma montanha, ele estabelece o cume como o objetivo. Ele sabe que alcançou o objetivo pelo simples fato de que ao chegar lá, não há mais montanha para ele subir. Já riqueza, é sempre passível de uma releitura. Dizem que dinheiro é como água do mar. Quanto mais você bebe, mais sede você tem.

Um cara  que alcança o sonho de uma casa própria, poderia se considerar rico, e certamente o é, sob a ótica de um morador de rua. Já sob a ótica de um cara que tem três imóveis, mais casa de praia e campo, fazendas e etc, ele é só um pobre que melhorou de vida. Nunca alguém “rico”.

Por isso, uma constatação importante que todos nós devemos fazer nessa era do capitalismo desenfreado, quando muitos valorizam pessoas pelo que possuem em detrimento ao que são, é entender que a riqueza não é um trono dourado onde você se senta ao atingir o olimpo de sua glória pessoal. A Riqueza, pelo contrário, é uma escada sem fim, que sobe para a eternidade. Em algum momento você vai parar e outros subirão mais que você. É fácil pensar na máxima conformista de que “dinheiro não traz felicidade”.

Pensar assim é a mesma coisa que o escravo pensar que tomar manga com leite mata. São idéias propositalmente plantadas no inconsciente popular, para acalmar a turba. Para manter o status quo. Ou principalmente, para justificar o fato de que a grande maioria das pessoas se esforçam MENOS DO QUE DEVERIAM.

Ao mesmo tempo, é uma verdade. A felicidade não está no dinheiro em si. Logo, o dinheiro realmente não traz a felicidade. Ele pode comprar a felicidade por alguns momentos, ele pode comprar conforto, ele pode propiciar momentos inesquecíveis. Mas a felicidade é algo interior e o dinheiro, algo exterior, logo, não condicionais. Se não fosse assim, todo rico seria feliz. Não haveria depressão na classe AA++.

Mas eu penso que se você é feliz sem grana, será muito mais feliz com grana. Ponto.

De volta a questão de não ficar rico com um blog, eu devo dizer que, se “ficar rico” significa “ganhar dinheiro”, então a frase está errada. Tem muita gente ganhando dinheiro com blogs e não apenas com isso, mas com a internet de um modo geral. Pode soar repetitivo, mas é sempre bom lembrar alguns casos emblemáticos de pessoas que ganham mais de meio milhão de dólares AO MÊS com blogs. Então, esta é a clássica situação de que não é porque você não conhece ninguém que ficou rico com um blog que isso não seja possível.

Isso aqui é um cheque de mais de 900.000 dolares canadenses, por cliques em propagandas do Adsense, gerado com 500.000.000 de pageviews num mês. fonte

Acontece, é raro, mas acontece. A questão é: Acontecerá com você? Baseado nas estatísticas, eu diria que… Não.

A cada dia, 75000 blogs são criados. Isso dá mais ou menos algo entre um e dois blogs por segundo. No tempo que você está lendo este post, centenas, talvez milhares de blogs entraram na rede, disputando um numero de usuários que cresce rapidamente, mas talvez não na velocidade necessária. Estima-se que, ao todo, existam mais de 27 milhões de endereços de blogs ativos no mundo, cujos usuários geram 50 mil posts por hora. Boa parte desse numero não sobreviverá aos dois primeiros meses de vida. Boa parte das pessoas que desistem, compartilham o sonho dourado de trabalhar em casa, confortavelmente com seu notebook e cervejinha gelada na beira da piscina.

Do mesmo modo que todo moleque que joga bolinha de meia em campo de várzea sonha em ser o Ronaldo dos bons tempos, cheio da nota, andando de Ferrari e pegando a Milene ou outra gostosa qualquer, a maioria dos caras que entram nessa de blogar pela grana vão dar com os burros nágua.

Mas… (sempre tem um porém) se sua meta não é ganhar tanto, se seus objetivos futuros envolvem as palavras (diversão, amizade, qualidade de vida e tranquilidade) talvez você tenha uma boa chance.

Basta você pegar qualquer livro de auto-ajuda, por mais merda que seja, que ele vai dizer o seguinte: Você quer, você pode.

Vai mudar o título, vai mudar o autor, o número de páginas, etc. Mas isso não muda. E não muda porque é isso que faz as pessoas se mexerem. E é isso que faz vender livro. Afinal, de que vale um livro de auto ajuda que te diz que você não conseguirá? Quem ia comprar uma porra assim? Eu não.

Se isso for uma verdade, eu diria que a frase necessita de um pequeno adendo: Se você quer, se você tiver disposição e trabalhar duro, você pode.

Outra coisa que os anos de blogagem me ensinaram é a máxima: Não existe almoço grátis.

Você tem que pagar um preço pelas suas escolhas. O povo tende a sonhar, a pensar só na parte boa. É claro, eu também sou assim. Eu penso que vou ser definitivamente satisfeito quando estiver escrevendo o Mundo Gump da rede de minha casa de praia, no Taiti.

Mas a verdade é que nunca chegarei nesta rede se não passar por muito, muito tempo de trabalho duro e dores nas costas, me esforçando para além dos meus limites em casa. Não dá pra chegar no alto de uma escada saindo do primeiro degrau sem passar por todos os degraus que levam até lá. Cada degrau que eu sinto que atingi me mostra alguma coisa. Isso se chama “aprendizado”. Errar é parte fundamental disso e ter consciência desse fato é importante para não desistir.

O título deste post trata diretamente do sonho de qualquer um: Ganhar sem investir.

Ganhar sem investir, que eu saiba, é impossível. Desde o bebê que precisa chorar para mamar, ao bandido que se arrisca para roubar, a grana não surge do céu, milagrosamente, num passe de mágica. Ou pelo menos, não para quem decide ser honesto. Até para ganhar na loteria é necessário jogar. O que acontece é que existem diferentes tipos de investimento. E o pior deles, é o invisível.

Quer dizer, invisível para os outros. Muita gente pensa que um dono de blog passa o dia todo coçando o saco. De fato, existem momentos em que o ócio é fundamental. Ninguém é máquina. E o ócio, como já dizia Domenico de Masi, é importante para o processo criativo.  Agora, a verdade que pouca gente gosta de assumir é o trabalho CORNO que dá ter um blog a sério.

Eu não sei. Me soa como se algumas pessoas tivessem medo de perder o glamour em assumir a trabalheira que dá manter um site on line com muito conteúdo, com assuntos interessantes e uma boa base de leitores interagindo.

Isso é mais ou menos o que acontece com qualquer profissão de sucesso. As pessoas olham para uma bela bailarina rodopiando num palco e se atém aos movimentos, sem sequer imaginar o sacrifício desgraçadamente gigante que ela teve que passar por uma vida inteira para chegar ali e fazer aquilo parecer fácil.

Nada levado a sério é fácil. Mas muita gente pensa que sim. Ou se ilude que sim, já que isso dá no mesmo.

Então, tudo exige algum tipo de investimento. Seja de tempo, seja de massa cinzenta, seja de investigação e até mesmo trabalho braçal. Sem dedicação, raramente algo sai do lugar.

Quando você constrói um blog, pode se preparar para gradualmente começar a perceber que sua vida está se esvaindo por um tipo de ralo. Sim, meu amigo. O blog é como uma doença, que vai se alastrando e vai tomando conta do seu ser. Quando você percebe, está cercado por ele. Está preso a ele e aos seus leitores. Está escravizado por suas próprias metas, está limitado por seu próprio tempo e não importa o quanto você se dedique, ele exigirá sempre mais e mais.

É aí que entra um segundo elemento essencial: A disciplina. Sem disciplina é fácil virar um escravo do seu próprio trabalho.

Outra coisa que o povo deseja ansiosamente, é dinheiro rápido.

Dinheiro rápido, imediato, com pouco trabalho. Se você digitar “dinheiro rápido” no google vai perceber uma avalanche de 800.000 ocorrências. Isso significa o óbvio: Muita gente pensa que no google descobrirá como encontrar o tal dinheiro rápido. Mas a pergunta que eu faço a você é: Será que se fosse simples achar dinheiro rápido na internet seria necessário 800.000 ocorrências?

Os cheques do Google (apenas um dos vários sistemas para se ganhar dinheiro na rede) mostram que ganhar dinheiro pela internet é possível. (eu garanto! Eu ganho!)

Já “sem investir nada” é uma falácia clássica dos empurradores de programas “caracu” que pululam por aí. Mas o problema mesmo é o “rápido”.

Até agora não descobri algo que gere dinheiro realmente rápido. De modo imediato. O retorno mais rápido que eu já tive em toda minha vida de blogueiro, tenho que assumir, foi o programa de afiliados do mercado livre.

Esse sim foi rápido. Eu ganhei mais de 300 reais em cerca de dez dias. Sem fazer absolutamente nada além de colocar um banner no meu blog:

De fato, o sistema se mostrou funcional, já que uma vez cadastrado, você tem acesso a um código, pelo qual toda pessoa que se cadastrar a partir do seu código contabiliza (acredite se quiser) 12 reais na sua conta!

Isso significa que se você é um daqueles caras que tem muitos amigos, apenas o cadastro deles já será suficiente para você comprar um playstation 3 no mercado livre, sem gastar NADA do seu bolso. Usando apenas o seu email!

Editado: Funciona. Comprei um playstation 3 assim em poucos meses.

O cadastro lá é grátis, rápido e não exige nada complicado. Uma vez cadastrado você também poderá comprar e vender no Mercado livre, o que é um bônus extra para os 12 reais por cabeça que você colocar lá pra dentro. E dependendo de quanto usuários novos você indicar, você poderá ganhar até R$ 20,00 por cada cadastro ativo. Sem falar que você ainda vai ganhar 30% da comissão cobrada para cada venda realizada através do seu site, o que corresponde à 1,2% sobre o valor bruto do Produto.

No forum do Mercado Livre eu descobri que teve gente que já tirou 70.000 reais num único mês. Nada mal, hein?

A vantagem que eu vejo num sistema como este, é que ele realmente não demanda que você tenha um blog cheio de leitores. Na verdade, tudo que você precisa fazer é se cadastrar. E depois de fazer isso, você passa a ter acesso ao código de afiliado e pode usar seu código como bem entender, para colocar mais e mais pessoas lá, ganhando por cada uma delas. Vamos imaginar que você é um estudante. Pense em quantas pessoas você convive todos os dias. Basta você convencer um a um a se cadastrar. Rapidamente você vai ver que seus amigos podem te ajudar a atingir um sonho, que pode ser até mesmo um sonho comunitário, como o playstation 3!

Pelos meus cálculos, se você conseguir fazer 12 cadastros mensais, você compra o videogame sem tirar um real sequer do seu bolso.

Agora é importante lembrar uma coisa. Transparência. Quando eu coloco o código de cadastro aqui no blog, eu não estou iludindo ninguém. Se você se cadastrar pelo meu código, eu vou ganhar, é óbvio. Mas em seguida, você passa a ter o código e poderá ganhar sua própria grana. Negócios em que todo mundo ganha, são negócios que dão certo.

Por isso é importante informar ao seu amigo que quando ele se cadastrar no programa, você vai receber uma comissão pelo cadastro dele. E o melhor de tudo, sem gastar nada. Até agora, eu estou investigando novas maneiras de ganhar dinheiro com baixo investimento. Esta me parece uma das mais promissoras.

Outra delas é o banquinho da felicidade, que eu ainda não abandonei. Na verdade, continuo planejando ele. Mas para que ele dê certo, é necessário alguma capitalização inicial. Acho que com estes programas de afiliados, eu vou conseguir arrumar a grana para o produto do primeiro sorteio. Vamos ver.

Se ganhar dinheiro rápido, sem investir nada é seu objetivo, eu recomendo que você pense firmemente o seu objetivo e arrisque a sorte no sistema de afiliados. É só um começo, mas funcionou comigo, pode funcionar com você. Além disso não custa nada. Boa sorte.

278 Comentários

  1. Maycon 7 de junho de 2009
    • Philipe 7 de junho de 2009
      • Monkey 14 de junho de 2009
      • Marcelo 17 de setembro de 2010
      • mayerson vilarins rocha 12 de outubro de 2010
      • Vcssurf 14 de novembro de 2011
        • Philipe3d 14 de novembro de 2011
          • Maisapereira2011 2 de dezembro de 2011
          • Aaaaat 30 de abril de 2012
          • Elisa Cristina Ferreira costa 21 de outubro de 2014
      • Fabio 26 de novembro de 2011
        • Philipe3d 26 de novembro de 2011
  2. Maycon 7 de junho de 2009
    • Philipe 7 de junho de 2009
  3. UmPonto 7 de junho de 2009
  4. Francisco 8 de junho de 2009
    • Philipe 8 de junho de 2009
  5. Rafael Martini 8 de junho de 2009
  6. Rodrigo Bezerra Meirelles 8 de junho de 2009
  7. Dmitry 9 de junho de 2009
    • Philipe 9 de junho de 2009
  8. Gandalf 9 de junho de 2009
  9. Zé Tarantino 13 de junho de 2009
    • Philipe 13 de junho de 2009
  10. Kelson 26 de junho de 2009
  11. Luiz Eduardo 31 de julho de 2009
  12. Gustavo Natotschiev 29 de outubro de 2009
  13. Marina 30 de novembro de 2009
    • Philipe 30 de novembro de 2009
      • Marina 30 de novembro de 2009
  14. Hannibal 7 de dezembro de 2009
    • Philipe 8 de dezembro de 2009
      • Neto 8 de dezembro de 2009
        • Philipe 9 de dezembro de 2009
      • senilda silva de souzas 24 de julho de 2010
  15. Nando 28 de dezembro de 2009
  16. EDU RIBEIRO 8 de janeiro de 2010
    • Philipe 9 de janeiro de 2010
      • Robson_rdc Rs 16 de setembro de 2011
  17. LUIS 13 de janeiro de 2010
  18. realiza 14 de janeiro de 2010
    • JOSCIVALDO 15 de junho de 2011
    • Elaine 3 de novembro de 2011
    • Claudia souza 31 de dezembro de 2011
  19. rafael 24 de janeiro de 2010
    • Philipe 24 de janeiro de 2010
  20. rafael 24 de janeiro de 2010
  21. rafael 24 de janeiro de 2010
  22. will 27 de janeiro de 2010
    • Philipe 28 de janeiro de 2010
  23. will 2 de fevereiro de 2010
  24. Luis 7 de fevereiro de 2010
    • Philipe 8 de fevereiro de 2010
  25. Luis 7 de fevereiro de 2010
  26. Ellizy 9 de fevereiro de 2010
  27. Ellizy 9 de fevereiro de 2010
  28. wellington dos santo soares 11 de fevereiro de 2010
  29. Julia 15 de fevereiro de 2010
    • Philipe 17 de fevereiro de 2010
  30. cleber gomes de faria 1 de março de 2010
  31. Alan 2 de março de 2010
  32. Ivan 23 de março de 2010
  33. thalita 25 de abril de 2010
  34. thalita 25 de abril de 2010
  35. Leo Freitas 25 de abril de 2010
  36. José 5 de maio de 2010
    • Philipe 5 de maio de 2010
  37. José 6 de maio de 2010
    • Philipe 6 de maio de 2010
  38. José 6 de maio de 2010
    • Philipe 6 de maio de 2010
    • Philipe 6 de maio de 2010
  39. Tarcisio 6 de maio de 2010
  40. Jorge 16 de maio de 2010
  41. SAMUEL BAROUH 21 de maio de 2010
  42. Bel 25 de maio de 2010
  43. osmar 28 de maio de 2010
  44. Paula_poa 31 de maio de 2010
  45. Gustavo 13 de junho de 2010
  46. E 22 de junho de 2010
  47. Vitor 22 de junho de 2010
  48. thiago 23 de junho de 2010
  49. Lola 27 de junho de 2010
    • Philipe 27 de junho de 2010
      • walkiria 15 de agosto de 2010
        • Philipe 16 de agosto de 2010
      • Eros 17 de janeiro de 2011
  50. Elias 1 de julho de 2010
    • Philipe 2 de julho de 2010
  51. jhonnis 2 de julho de 2010
  52. Jacks Pinheiro Souza 4 de julho de 2010
  53. victorfest 6 de julho de 2010
    • Philipe 6 de julho de 2010
      • victorfest 7 de julho de 2010
        • Philipe 7 de julho de 2010
          • Junior 17 de janeiro de 2011
          • Philipe3d 17 de janeiro de 2011
      • g23info 23 de novembro de 2010
  54. alex 10 de julho de 2010
  55. me 13 de julho de 2010
  56. karina camila santos leite 30 de julho de 2010
  57. Vilson Carlos 3 de agosto de 2010
    • Philipe 4 de agosto de 2010
  58. Damião Santos de Oliveira 5 de agosto de 2010
  59. Vanessa Lampert 7 de agosto de 2010
    • Vanessa Lampert 7 de agosto de 2010
  60. Lilian Sekimoto 9 de agosto de 2010
  61. SueD 12 de agosto de 2010
  62. Lea 20 de agosto de 2010
    • Philipe 21 de agosto de 2010
  63. varzeano 23 de agosto de 2010
  64. Lea 23 de agosto de 2010
    • Philipe 24 de agosto de 2010
  65. Josiane 24 de agosto de 2010
  66. ivonete 25 de agosto de 2010
  67. Roberto 26 de agosto de 2010
  68. jmorais 22 de setembro de 2010
    • Philipe 22 de setembro de 2010
  69. lary 22 de setembro de 2010
    • Philipe 22 de setembro de 2010
  70. simon 3 de outubro de 2010
  71. Carla 9 de outubro de 2010
    • Philipe 11 de outubro de 2010
      • Carla 11 de outubro de 2010
  72. Carla 12 de outubro de 2010
    • Philipe 12 de outubro de 2010
      • Carla 12 de outubro de 2010
        • Philipe 13 de outubro de 2010
          • MARCUS VINICIUS 16 de novembro de 2010
          • Philipe 17 de novembro de 2010
          • MARCUS VINICIUS 16 de novembro de 2010
  73. digo 14 de outubro de 2010
    • Philipe 14 de outubro de 2010
      • pé de macaco 20 de outubro de 2010
  74. tati 4 de novembro de 2010
  75. Vanessa 10 de novembro de 2010
  76. Biana 27 de novembro de 2010
  77. Adriana 28 de novembro de 2010
  78. cris 1 de dezembro de 2010
    • Philipe 2 de dezembro de 2010
  79. Flavio Italo 3 de dezembro de 2010
  80. filipe 6 de dezembro de 2010
    • Anônimo 6 de dezembro de 2010
  81. filipe 6 de dezembro de 2010
    • Anônimo 6 de dezembro de 2010
  82. filipe 6 de dezembro de 2010
    • Anônimo 6 de dezembro de 2010
  83. filipe 6 de dezembro de 2010
  84. filipe 6 de dezembro de 2010
    • Anônimo 6 de dezembro de 2010
  85. filipe 6 de dezembro de 2010
    • Anônimo 6 de dezembro de 2010
  86. filipe 6 de dezembro de 2010
  87. Sorayacosta45 9 de dezembro de 2010
  88. jussara rufino 13 de dezembro de 2010
  89. Cursogenios 14 de dezembro de 2010
  90. gabriel 4 de janeiro de 2011
  91. Gabriel 4 de janeiro de 2011
  92. Thomas 6 de janeiro de 2011
  93. Thomas 6 de janeiro de 2011
  94. Cleidezambeze 6 de janeiro de 2011
  95. Evertommp 3 de fevereiro de 2011
  96. Ojornalista 5 de fevereiro de 2011
  97. Estacio 21 de fevereiro de 2011
  98. priscila 27 de março de 2011
    • Philipe3d 28 de março de 2011
  99. Ricardo_martins725 31 de março de 2011
    • Philipe3d 1 de abril de 2011
  100. Thelmo 1 de abril de 2011
  101. leila 1 de abril de 2011
  102. Paulinha_mariotti 18 de abril de 2011
  103. Vilmarjunior2008 18 de maio de 2011
    • Philipe3d 18 de maio de 2011
  104. Joneqwert 19 de maio de 2011
  105. Aimoré Saraiva 3 de junho de 2011
    • Philipe3d 3 de junho de 2011
  106. kms 7 de junho de 2011
  107. Sartoriskiba 18 de junho de 2011
  108. Jacyara 21 de junho de 2011
    • Philipe3d 21 de junho de 2011
  109. Vilson 30 de junho de 2011
  110. kiko 30 de junho de 2011
    • Philipe3d 1 de julho de 2011
    • Philipe3d 1 de julho de 2011
  111. Jessica 12 de agosto de 2011
  112. Supernova Web 1 de setembro de 2011
  113. Pedraotadeu 17 de setembro de 2011
  114. Argamaossep1988 28 de setembro de 2011
    • Philipe3d 28 de setembro de 2011
  115. Patricia Boente 28 de setembro de 2011
  116. Doopt 29 de setembro de 2011
    • Philipe3d 29 de setembro de 2011
  117. Cleusa Viviani 4 de outubro de 2011
  118. Tecnonet 9 de outubro de 2011
    • Philipe3d 9 de outubro de 2011
  119. washington 9 de outubro de 2011
  120. Lana 11 de outubro de 2011
  121. Jhon 19 de outubro de 2011
  122. Jhon 19 de outubro de 2011
    • Philipe3d 19 de outubro de 2011
  123. Alex 27 de outubro de 2011
    • Philipe3d 27 de outubro de 2011
  124. Joroyce1 29 de outubro de 2011
  125. Patrícia Cantoricci 3 de novembro de 2011
  126. Victordeandrade 6 de novembro de 2011
    • Philipe3d 6 de novembro de 2011
  127. Victordeandrade 6 de novembro de 2011
    • Philipe3d 6 de novembro de 2011
  128. pocotosurf 14 de novembro de 2011
  129. Elza 2 de dezembro de 2011
    • Philipe3d 2 de dezembro de 2011
  130. maisa 2 de dezembro de 2011
    • Philipe3d 2 de dezembro de 2011
  131. Alberto 6 de dezembro de 2011
  132. maisa 10 de dezembro de 2011
    • Philipe3d 10 de dezembro de 2011
  133. Williambrunods 25 de dezembro de 2011
    • Philipe3d 26 de dezembro de 2011
  134. Darciano Carvalho da Silva 6 de janeiro de 2012
  135. Juliana Nascimento 13 de janeiro de 2012
    • Philipe3d 14 de janeiro de 2012
  136. Ronelo 15 de janeiro de 2012
  137. daiane oliver 18 de janeiro de 2012
    • Philipe3d 18 de janeiro de 2012
  138. Mmarcusferrari 11 de fevereiro de 2012
    • Philipe3d 11 de fevereiro de 2012
  139. Nunocoutinho212 22 de fevereiro de 2012
  140. Aferreira_paiva 26 de fevereiro de 2012
  141. Ailton Silva Carvalho 14 de março de 2012
    • Philipe3d 14 de março de 2012
  142. Valerio 23 de março de 2012
  143. Philipe3d 23 de março de 2012
  144. CAMARGO 26 de março de 2012
  145. Fredson 27 de março de 2012
  146. Magali 11 de maio de 2012
  147. Magali 11 de maio de 2012
  148. Rocha Anderson22 17 de maio de 2012
  149. Diego Sp_21 20 de junho de 2012
  150. Philipe3d 21 de junho de 2012
  151. Altair Amorim 7 de julho de 2012
  152. Altair Amorim 7 de julho de 2012
  153. Jailsa 8 de julho de 2012
  154. Jeferson 28 de julho de 2012
  155. rosangela maria dos santos manso 31 de julho de 2012
  156. aurisangela silva matos 11 de agosto de 2012
  157. Roberto 14 de setembro de 2012
  158. maria de lourdes 24 de setembro de 2012
    • Philipe 25 de setembro de 2012
  159. maria de lourdes 24 de setembro de 2012
  160. Marlon 9 de outubro de 2012
    • Philipe 9 de outubro de 2012
  161. Marcos Antonio da Silva 25 de novembro de 2012
  162. Roberto 1 de janeiro de 2013
  163. Adriano 12 de janeiro de 2013
  164. FRANCI BATISTA 16 de janeiro de 2013
  165. yran 23 de janeiro de 2013
  166. Kenneth Ussene 24 de janeiro de 2013
  167. Marcos 21 de fevereiro de 2013
  168. sebastiao 10 de abril de 2013
    • Philipe 10 de abril de 2013
  169. Renato 20 de maio de 2013
  170. regianegarcia 15 de julho de 2013
  171. ERIVALDO 24 de outubro de 2013
  172. Joaquim 3 de dezembro de 2013
  173. Stefanny Souza 13 de junho de 2014
    • Jovino Ferreira Dos Santos 9 de agosto de 2014
  174. Luci Angela 26 de junho de 2014


Deixe seu comnetário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *