Colorindo vinho: Empresa espanhola fatura alto com vinho colorido

Em geral vamos ao supermercado e na hora de escolher um vinho, sobram as opções: Branco, tinto ou rosê.
Mas e se o vinho tivesse mais cores? Foi pensando nisso que uma empresa espanhola apareceu com uma ideia extravagante: Vinho em todas as cores.

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Tudo começou no ano passado, quando a startup espanhola Gïk revelou o primeiro vinho azul do mundo . Eles passaram dois anos trabalhando com cientistas da Universidade do País Basco e pesquisadores de alimentos da Azti Tecnecalia tentando usar antocianina, um pigmento natural na pele das uvas, para manipular a cor do vinho. Quando deu certo o vinho azul tornou-se um grande sucesso comercial, com a empresa relatando em janeiro que havia vendido mais de 100.000 garrafas em menos de seis meses.

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Mas a concorrência está aumentando, já que outras vinícolas espanholas estão usando tecnologia similar para criar todos os tipos de vinhos com cores incomuns.

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A Bodega Santa Margarita, em Caudete, na Espanha, oferece diferentes tons de vinho azul, bem como vinhos verdes, laranja e rosa, como parte de sua linha “Passion”. Eles já são um grande sucesso em vários mercados europeus, como a Holanda e o Reino Unido. Eles também usam antocianina para seus vinhos Passion Blue, mas não está claro como eles fazem seus vinhos laranja e rosa. Se eu tivesse que adivinhar, eles são combinação de diferentes vinhos e o pigmento da pele da uva adicionada. Uma coisa é certa, eles são completamente naturais.

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” Nas últimas semanas o vinho esteve vendendo horrores”, disse Vincent Janssen, importador de vinhos holandês, à Share-a-Bottle . “Também precisávamos nos acostumar com a ideia, mas essa cor parece ter um valor real para as pessoas. Parece diferente e o vinho também é bom ”.

A Bodegas y Viñedos Amaya também mistura tradição e inovação para criar o que chama de “tecnovinos”. Até agora eles têm uma coleção de vinhos vermelhos, amarelos e verdes, feitos a partir de uma variedade de uvas espanholas.
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Todos esses produtores estão contando com a curiosidade das pessoas para alcançar toda uma nova base de clientes, assim como mudar a forma como o mundo pensa sobre o vinho. Mas, aparentemente, os legisladores não gostam muito de mudanças. No início deste ano, Gïk anunciou que as autoridades espanholas haviam proibido que vendessem sua bebida azul como vinho, porque “é a cor errada”. Não há categoria para o vinho azul, por isso, apesar de ser 100% vinho, Gïk foi forçado a reclassificar as garrafas e vender seu produto como parte da categoria “outras bebidas alcoólicas”.

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“Para continuar vendendo, fomos forçados a parar de rotular Gik como um vinho. Em vez disso, tivemos que rotulá-lo como uma categoria bastarda chamada ‘Outras bebidas alcoólicas’. A principal razão? Não há uma categoria para um vinho azul, já que não há histórico para algo similar ”,  escreveu Gïk em um comunicado . Tivemos que mudar a composição para 99% de vinho e 1% de uva para adaptar o produto à legislação atual ”.

Apesar de tais obstáculos, é improvável que a revolução da cor do vinho seja interrompida. As pessoas são atraídas por cores incomuns, como azul e rosa, mesmo que os vinhos pareçam mais com bebidas energéticas, e a maioria deles não se importa com detalhes técnicos como a categoria na qual os vinhos estão sendo vendidos.

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