A salamandra gigante

Compartilhe

Tudo bem que o mundo está repleto de seres estranhos, mas um dos animais mais esquisitos do nosso Planeta, é a Salamandra Gigante (Cryptobranchidae).

giantsalamander A salamandra gigante

Estes bizarros animais podem chegar facilmente a 1,44 metros de comprimento e são considerados os maiores anfíbios da Terra. Ao que se sabe, as salamandras gigantes ocorrem principalmente no Japão e China, embora grandes salamandras tenham sido descobertas nos EUA.chines14435 A salamandra gigante

A espécie de Salamandra Gigante da china, é a maior do mundo, podendo atingir surpreendentes 1,80m e pesar 25kg. As salamandras são espécies quase sempre aquáticas, embora existam também algumas eminentemente terrestres, mas todas respiram pela pele. Elas conservam a sua ambigüidade: vivem, respiram e se alimentam, tanto na água como na terra. No ambiente aéreo, a respiração é pulmonar; embaixo d’água, a respiração se dá através da pele. Este animal é bastante curioso, pois só se alimenta durante a noite e tem um metabolismo tão lento que permite que ele fique sem comer por meses.

salamander3461 A salamandra gigante
As salamandras ocorrem em todo o mundo, e em diversos tamanhos

Curiosamente, o menor tetrapode do mundo é também uma salamandra. Ela se chama Thorius Salamanders, e foi descoberta no México, apenas nos estados de Veracruz, Puebla, Oaxaca e Guerrero, habitando grandes altitudes, acima de 3000m.

thorius A salamandra gigante
Esta é a menor salamandra conhecida

Atualmente, conhecemos cerca de 5000 espécies de salamandra em todo o mundo. Mas é possível que este numero seja bem maior, dada a gigantesca biodiversidade da Amazônia e das úmidas florestas tropicais da Terra, locais onde esses animais vivem tranqüilamente.

Algumas Salamandras apresentam um colorido surpreendente que faz qualquer um parar para apreciar. As cores mais freqüentes são o amarelo, o vermelho, o azul e o preto. E, se bem cuidadas, vivem de 20 a 25 anos.Seu habitat é em riachos de águas frias e normalmente hibernam durante o inverno. Cerca de 70% delas prefere a vida na terra.

As salamandras são muito venenosas, possuindo por toda a pele glândulas com uma toxina irritante de mucosas. Algo parecido com a bufotelina, existente nos Sapos. Portanto, não devem ser ingeridas e nem manipuladas com dedos feridos. Não se deve, também, esfregar os olhos após tocá-las.

Sua capacidade de sobrevivência é um espanto, já que o animal foi identificado em escavações de sítios arqueológicos que indicam que ela pode habitar nosso mundo desde 12.000 anos atrás.

Outro fato bem curioso sobre as salamandras é que elas sobrevivem em temperaturas que praticamente nenhum outro animal consegue. Isso porque a salamandra é capaz de secretar um fluido anticongelante no próprio sangue, o que faz com que ela sobreviva a -50 graus. Por causa disso, espécies de salamandra foram descobertas até nas estepes siberianas.

Para escapar de predadores, algumas salamandras, como a espécie de salamandra gigante da Califórnia, (Californian Slender Salamander) secreta uma cola, imediatamente após ser mordida. A cola é extremamente gosmenta e forte, fazendo da experiência de tentar devorá-la uma frustrante descoberta para o predador.

Sabemos que as salamandras vem se mantendo vivas ao longo de eras, mas recentemente, elas estão sendo caçadas para serem criadas como animais de estimação. Isso as colocou em risco de extinção. A salamandra é um animal que sobreviveu a cataclismas, destruições, incêndios, geleiras e etc. Será que sobreviverá ao Homem?

fonte
, fonte, fonte

Artigos relacionados

12 comentários em “A salamandra gigante”

  1. Eu adoro nadar sabia? Em piscinas artificiais.
    Imagine só, você nadadando no rio, bem faceiro, e aparece uma salamandra gigante ao seu lado?
    Eu sinceramente não sei o que faria.
    Isso sim parece um E.T.
    Estou enjoada.tchau.

  2. 1,80???? O Quê!! Dá pra engolir uma criança de dois anos! No site do G1.globo.br tem uma reportagem falando que de 1,70 pra cima pode ser chamado de fóssio vivo, ou seja, Dinossáuro!!! kkk
    Deus me livre de topar com uma dessas nadando num lago.

  3. voces são uns bobos de acharem que a salamandra é um monstro ou um E.T sabiam que elas estão ameaçadas de extinção?ah vcs devem saber porque voces devem ameaçar a pobre da salamandra!!!!!

  4. aiiiiiiii a segunda foto è muito estranha :shocked: :shocked: :shocked: :shocked: :shocked: :shocked: :shocked: :shocked: :shocked: :shocked: e que nem a quela musica do luan santana:

  5. gostei dessas especies de salamandra mesmo elas sendo um pouco estranha
    espero que ela nao entre em extincao mesmo elas sendo preguisosas
    nao e para ninguem ficar um mes sem comer e um bicho forte……..

  6. Ount! *-*Amei de paixão 
    são um máximo elas u-u’ ..tadinhas..estão em extinção ç.ç elas são tão kawaii *-*e se eu souber quem é que esta caçando as salamandras eu mesmo faço uma extinção de humanos 7-7 babak’s 
    Bjs peoples quem quiser me Add  ta aki ó u-u >>> [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.