A era dos fios está chegando ao fim

A era dos fios está chegando ao fim
A era dos fios está bem próxima do seu fim.
Um grupo de pesquisadores do MIT conseguiram transferir energia sem o uso de fios entre dois equipamentos. A tecnologia é potencialmente segura e útil para alimentar de energia notebooks, celulares, computadores, e tudo mais que der na telha. Sem fios! Aleluia!
Não é tão bizarra a novidade uma vez que o gênio Nikola Tesla já dizia que isso seria possível no início do século XX.
Durante o experimento, os cientistas conseguiram acender uma lâmpada incandescente sem ligar nenhum fio a ela, estando a uma distância de mais de 2 metros do equipamento que enviava a energia através do ar.
A tecnologia deverá se chamar WiTricity, que significa energia sem fios.

Leia a matéria completa sobre a eletricidade sem fios – em inglês

Related Post

15 comentários em “A era dos fios está chegando ao fim”

  1. Muito bom. Independente de quem fez primeiro o negócio é fazer logo. Eu quero usar logo isso. Chega destas drogas de fios. Não sei se é o mesmo experimento, mas no meu blog postei um esquema de energia via rádio.. será o mesmo?

  2. Handerson, o lance é que o tesla tinha a melhor das intenções com a idéia dele (muito mais revolucionária)que era de energizar o planeta. Assim, bastaria ligar o que quer que fosse e os eletrônicos funcionariam normalmente. O planera seria elétrico.
    O Tesla era meio parecido com o Santos Dumont. Ele estava mais interessado em ver suas idéias funcionando do que faturar com elas e encher os cofrinhos como foi com o Westinghouse, os irmãos Wright e 99% dos inventores norte americanos.
    Talvez justamente por isso, Nikola Tesla tenha sido traído por sua própria idéia. Se a energia fosse grátis, ninguém pagaria por ela, o que acabou gerando um certo “descontentamento” das pessoas que planejavam faturar com a venda da energia (o melhor negócio do planeta).
    Na idéia dos caras do MIT, a energia ainda é comprada e a cadeia produtiva e de consumo são as mesmas o que diferencia é que você passará a comprar mais um produto que vai emitir a energia para um receptor energético próprio sem os fios. No final das contas, as idéias dão resultados similares, mas são bem diferentes na estrutura do negócio. Como os fornecedores continuam a faturar, a idéia americana a é mais plausível.

    Trovão – deve ser isso mesmo.

  3. Concordo com você que o Tesla foi, no mínimo, ingenuo. Mas os gênios são assim meio avoados mesmo.
    Eu só quis dizer que a idéia tem pelo menos um precedente, que seria a idéia do Tesla. Sem querer criar polêmica.

  4. concordo com os dois, tenho um livro que conta a historia dele, mas nao tive tempo de terminar, além disso a alguns documentários e um filme bem antigo que conta sua história tbm.Já tive todos eles, mas meu pc foi ficando cheio e tive que me desfazer da maioria dessas raridades.Tesla era incrível. Esse aparelho do pessoal do MIT, se nao me engano, tem um raio de funcionamento de 2 metros apenas.O resto o Philipe falou!

  5. Cara, a idéia pode ser velha, mas que vai revolucionar, vai… Uma coisa é um gênio ter uma idéia fantástica, outra é ele ter os recursos tecnológicos para fazê-la funcionar na prática. Tesla não tinha estes recursos, e agora um BRASILEIRO está ajudando a realizar o sonho de Nicola. Mais detalhes no link abaixo:

    http://www.orangeye.com/index.php?news=1&visual=1&news_id=230405&lang=pt

  6. tv, vc está enganado se vc aproximar um uma lâmpada fluorecente de um tesla coil, ou de um gerador de Van De Graaf (acho que é assim que se escreve)ela vai acender! entao ele já fazia isso há muitos anos atrás. Como foi dito acima ele foi boicotado e a tecnologia se limitou a isso.Provavelmente esses caras do MIT só deram um jeito de fazer a coisa funcionar sem entrar em desacordo com a indútria da energia.Vc já teve ter visto aquelas plasma balls, acho que funciona com elas tbm porque na verdade elas sao geradores de van de graaf,tudo bem que nao foi tesla que inventou o próprio,na verdade esse gerador foi idealizado por Lord Kelvin, o mesmo da escala de temperatura lembra? Mas o fato é que a ideia de raios saindo pelo ar é mais velha que minha avó, o problema é que a aplicacao dela em larga escala nao agradava muita gente Grande!Só tesla teve inteligencia e colhoes para pegar um emprestimo assumir dividas de amigos ( o que o levou a falência)e ir para palm springs contruir um laboratório e comecar a colocar o negocio para funcionar pra valer!desculpem os erros de português, nao tive tempo de revisar.

  7. a idéia não é novidade (tesla foi genial muito antes dos caras do MIT, que provavelmente se aproveitaram das teorias dele), mas vai ser muito, muito útil. fios e extensões e carregadores atrapalham minha vida.

  8. Um dia no futuro:
    Você desembarca do avião e vai para o hotekl num carro movido a hidrogênio. O carro não tem motorista. Ele é do hotel e vai buscar você sozinho guiado por um computador de bordo.
    Ao chegar no hotel você vê uma plaquinha que informa que o hotel tem conexão de ultravelocidade sem fios e que seus aparelhos eletrônicos serão carregados automaticamente pelo gerador WiTricity do hotel como cortesia.

  9. D: Pessoal vocês sabiam que se os votos? nulos fossem a maioria nas eleições teriamos outra ELEIÇÃO?????? e o que é melhor, Estes que se candidataram e perderam para os votos NULOS NÃO PODERIAM MAIS CONCORRER!!!!

    vOTEM NULO PARA QUE O deus BAFOMÉ não tenha sucesso!!!

  10. Como eu já disse antes, é tudo uma questão de tempo. A tecnologia, os equipamentos estão aí. Só falta enpenho e desapego (ao dinheiro), O entrave da ciência é tudo uma questão financeira. MAS VAI CHEGAR A HORA, PODE CRER!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

shares