A verdade sobre os piratas da Somália

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Volta e meia, a gente vê a Tv comentar sobre o perigo dos piratas somalis e senegaleses, que sequestram navios que passam pela costa da Somália. O documentário abaixo dá um novo ponto de vista para esses piratas.  Eu fiquei impressionado e acho que você também vai ficar!

Acho importante ver este video, porque nós não estamos livres de estar passando pela mesma coisa que a Somália sem sabermos.
É bom lembrar do video que mostrou um navio da MSC Cruzeiros jogando lixo na costa de Fernando de Noronha, nosso paraíso ecológico. Mesmo com o video mostrando a putaria, a MSC italiana negou que seja uma pratica da empresa de deu aquela resposta “padrão” de que vai investigar.

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

26 respostas

  1. É triste ver a Somália na situação em que se encontra. É um país com uma história interessante. Navegadores Portugueses se impressionavam com o progresso alcançado em Mogadishu. Depois da independência da Itália até os Estados Unidos reconheciam os avanços no governo do ditador Barré. Quando a Somália encontrar a paz poderá ser um grande país novamente.

  2. Hoje, sem um governo central, a Somália é uma das economias que mais crescem no Continente Africano. Está certo que é um país de Terceiro Mundo “Baixo” e tem problemas como a pirataria marítima, mas temos de lembrar que até o final dos anos ’90 e início dos 2000, era um país de Quarto Mundo “Baixo” (chegou-se a cogitar a adoção do termo “Quinto Mundo” para países como Somália e Etiópia) e recordista de mortes por subnutrição nas categorias criança, jovem e adulto – raros eram os cidadão que viviam alêm da faixa de 45 anos. Guerras, guerras, guerras… E os sucessivos governos se auto-consumiram, deixando uma população sem governantes que, enfim, começou à prosperar. Fica à pergunta: o governo é um mal tão necessário assim?

    1. Biano, sua frase me recordou uma suprema ironia. Ela é considerada o “lema oficial não-oficial” da agência de inteligência Americana, a CIA. Famosa por enganar, distorcer e mascarar a verdade, a agência teria adotado não-oficialmente o lema, como um tapa na cara dos que a criticam justamente por falsear – e faltar, muitas das vezes – com a verdade.

      – Embora o lema oficial da agência seja “The Work of a Nation. The Center of Intelligence (O Trabalho de uma Nação. O centro de Inteligência)”, não são poucos os que atribuem a ela a frase irônica. Coisa dos americanos e seu “amway” (acrônimo de ‘american way of life’).

  3. Philipe sou de Manaus/Am, e aqui todos os dias sao jogadAS MEIA TONELADA, isso mesmo amigo, MEIA TONELADA DE PEIXE FORA TODOS OS DIAS, porque simplismente nossos pescadores nao possuem um frigorifico para armazenar seus peixes, as redes de grandes supermercados financiam politicos para que os mesmos nao criem um frigorifico para armazenar os peixes obrigando os amazonenses a comprarem peixes criados em cativeiros com racoes ( que estao causando diarreias, quanso sao consumidos) nao sabemos nem o tipo e que racoes sao dadas a esses peixes criados em cativeiros aqui, a gordura dele e totalmente diferente, sendo parecida como uma graxa branca, sem gosto, fico preocupado com esse absurdo e vejo nossos governantes fazendo vista grossa pra tudo isso…..
    P.S. Mais uma vez parabens pelas belissimas reportagens/documentarios que voce coloca em seu site, acompanho voce a mais de dois anos e vc sempre me surpreende , OBRIGADO E FIQUE COM DEUS!!!

  4. Me parece propaganda esquerdista. Pode ser verdade assim como a história oficial também pode. Aliás, as duas me parecem verossímeis e portanto a verdade “verdadeira” deve ser um mix de ambas.

  5. Amigo ja mandamos foto ate pro greepance, e eles sempre compram as pessoas, graças a Deus os proprios pescadores estao se unindo e eles mesmo vao montar um frigorifico pra eles, isso ja acontece a muito tempo aqui em Manaus e me deixa triste ser Amazonense e ver tudo isso acontecendo no meu Estado. Segue abaixo o link que saiu em nossos jornais.

    http://www.d24am.com/noticias/amazonas/comida-jogada-no-lixo-em-manaus-daria-para-alimentar-100-mil-pessoas/103598

  6. Eu perdi totalmente a fé na humanidade, já faz tempo que acredito que o planeta seria melhor sem ela mesmo, sei que existem muitas pessoas pelas quais ainda se pode dar um crédito mas a maioria dos seres humanos é tão ruim para o planeta e para si mesmo e sobrepuja tão ignorantemente os “bons” em número que acho que nem vale a pena salvar o resto que presta, não vejo a hora do super vulcão varrer a humanidade da terra.

    1. César, consigo entender sua revolta, mas me parece que ela está direcionada apenas para a espécie humana… seu “super-vulcão” saneador possivelmente acabaria com toda a vida, ou a maioria dela, na Terra.
      – Ou sua bronca também se estende aos demais seres vivos, no geral? Uma catástrofe natural não é seletiva. Ela arrasa o que estiver ao seu alcance, vivo, ou não vivo.
      – Apesar de desanimado – também – com as pessoas, volto e meia encontro algumas luzes na escuridão que me renovam as esperanças de que nem tudo está perdido.
      – Quem sabe não esteja faltando a vc. notar algumas dessas luzes – pessoas especiais – que existem por aí, e repensar suas idéias?

  7. A ONU e suas divisões são um lixo…não passam de um clubinho de ricos que exploram a miséria humana para benefício próprio. Ser secretário-geral da ONU é ser nomeado para o cargo de bobão da corte. Um hipócrita que se vendeu para ficar discursando enquanto os governos ricos se divertem. Aliás, alguém no mundo se importa com o que ele fala? Nações Ricas Unidas para arrancar tudo de quem não tem nada. Aquele Conselho de Segurança hipócrita e demagogo ainda vai autorizar e apoiar um ataque militar maciço contra o ameaçador povo somáli, com base em algum filme “chocante” de Hollywood onde morra “um americano em missão da ONU”. Os países ricos querem mais é que as nações e os povos africanos se auto-destruam, para poderem brincar no que eles consideram o rico quintal deles, sem o incômodo de terem que ver a miséria e desgraça que causaram. Pelas ações deles, terceiro mundo só serve para ser saqueado e como depósito de lixo.

    1. Amigo, o problema dos pobres não são os ricos. Essa é a desculpa que os pobres usam para continuar fazendo tudo errado. Gente pilantra tem em todas as classes sociais, e em todas as profissões. Sendo que algumas às vezes parece que é constituída apenas por pilantras.

  8. Não quero iniciar uma discussão sobre a humanidade aqui (ou se ela tem esperança alguma ainda ou não), até porque não é o lugar adequado a isso, e não ia mudar coisa alguma de nada no mundo. Usei o super vulcão porque foi a primeira catástrofe que me veio à cabeça e que TALVEZ fosse capaz de dizimar toda a humanidade, infelizmente acredito que nem mesmo isso varreria todos os seres humanos da terra, talvez fosse até pior porque os que sobrariam seriam os ”poderosos” que tem seus super bunkers subterrâneos ou algo do tipo, os mesmos que causam todas essas desgraças ao mundo, mas mesmo que essa catástrofe acabasse com 99% de toda a vida na terra, tenho certeza que a natureza a seu tempo se recuperaria plenamente, como já fez em várias outras catástrofes NATURAIS que já assolaram o planeta, mas não acredito que a natureza vá conseguir se recuperar do que a humanidade faz com ela. Certo estava o Agente Smith em Matrix quando disse que humanos são uma doença, uma praga, um câncer deste planeta.

    1. César, sem querer incitar discussões acaloradas, mas apenas comentando: uma catástrofe natural que varresse a maior parte da humanidade da face da Terra seria mesmo o ideal?
      – Mesmo que alguém sobreviva em algum bunker, ou construção do tipo (se o desastre for por vulcanismo, a lava poderia soterrar o abrigo subterrâneo, e então o bunker vira túmulo), me pergunto: uma ocorrência que alterasse drasticamente nosso modo de vida, inviabilizando a sociedade como a conhecemos hoje aconteceu… então, para quê sobreviver? Provavelmente seria a extinção, mesmo.
      – Ademais, as extinções em massa que já ocorreram no planeta me permitem concluir que não existe dano que o ser humano possa fazer ao planeta, do qual ele não se recupere. Se sobrevier o tal aquecimento global (há controvérsias boas sobre ele), com aumento de CO2 na atmosfera, será ruim para nós, mas bom para a biomassa vegetal. Logo, é aparentemente impossível esterilizar o planeta das formas de vida que o habitam. Existem seres (extremófilos) que sobrevivem nas mais difíceis condições, e prosperam. A natureza se recuperará, não importa o que façamos com ela. A questão ´s se sobreviveremos num planeta superpovoado, com recursos limitados.
      – Penso eu que não é eliminando um problema que se consegue a solução para esse problema, e seus efeitos. Não é bem por ai que se resolvem as coisas.
      – Mas… é sua opinião, certo, e vamos respeitar. Quem sabe não acontece algum fato em sua vida que altere seu modo de pensar? Tenha um pouquinho de fé. Mudar radicalmente o mundo não me parece ser o mais plausível.

  9. Para mim, algumas coisas não batem.
    1: Quando vem com papinho de “países capitalistas”, as duas antenas ligam e disparam o alarme. Porque, aonde é que não temos países capitalistas hoje em dia? A China é mais capitalista que comunista. Não existe democracia lá, mas o capitalismo é feroz. Então já inicia com papinho esquerdista, que para mim é o fim do mundo, conforme testado e verificado à exaustão; Aliás.. só falou isso depois de passar a vaselina.
    2: Se as áreas de pesca estão exauridas e contaminadas, por que raios os barcos de pescas estrangeiros estão por lá? Porque não apareceu milhares de doentes na Europa? Diarréia com aquele saneamento básico amigos, é praxe, não exceção.
    3: Recentemente vimos notícias de que a poluição causada pela China em seu território continental está chegando aos EUA e recentemente entulhos do tsunami que varreu partes da costa do Japão também chegaram por lá. Porque necessariamente os navios estão descarregando lixo ali, se podem simplesmente fazê-lo em águas “sem dono”? Oceano para isso não falta.
    4: Fazem mais de 20 anos que eles não tem capacidade de ter um próprio governo, e colocam a culpa de si próprios estarem em ruínas em “paises capitalistas”? Quer mais clichê que isso, se tratando de um documentário produzido por alguém claramente comunista?
    Depois de todas essas observações, e aproveitando o gancho do Phillipe, eu acho que passou da hora de parar de distribuir terra para índios. Simplesmente porque quando você não tem capacidade de cuidar, outro vem e toma de você. Serve para seu carro, seu dinheiro, seu papagaio e até sua mulher. Que dirá para reservas naturais com valor imensurável, como é a Amazônia. Não adianta ser romântico e dizer.. ahhh, mas eles já viviam peladinhos aqui, há 500 anos atras.. a terra é deles… Porque não ficaria um mês na mãos deles. Atualmente já devemos estar sendo pilhados, porque não temos nem Governo, nem Forças Armadas para tomar conta como se deve. E assim vai ser sempre. Porque dinheiro, meus caros, nunca é demais.
    Sobre a MSC, fosse brasileiro o dono, faria igualzinho. E ainda ilustra o que eu disse sobre tomar conta do que é seu. Se tivéssemos lei e ordem aqui, se os nossos governantes fossem mais amantes da ordem do que do caos, então a empresa seria condenada a multa, e poderia ser proibida de atuar.
    E é isso que eu tinha a dizer sobre o assunto.

  10. Eu trabalhei ha uns anos atras como consultor dentro da comissao europeia departamento de pesca. E posso afirmar que e tudo real. Vi “funcionario” publico europeu afirmar “vamos deixar tudo acabar assim ja nao temos mais problemas”. Na epoca explicaram sobre as regras europeias de so poder pescar por tamanhos e tipos de peixes e o resto e tudo descartado… E tudo socialista burocrata que ainda comemora toda semana com “Champagne”, nao e um problema do capitalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.