Decoração com inteligência artificial – New Hobbit

Se você não se ligou que a Inteligência artificial já chegou ao ponto de criar imagens incríveis, praticamente sozinha, deveria dar uma olhada neste meu post aqui sobre o Dalle e o Dalle2.   Agora, além de fazer desenhos básicos, é possível usar a inteligência artificial de um modo peculiar: decoração com inteligência artificial.

Agora estou usando uma nova IA que é muito bacana, chamada MidJourney. Eu já tinha sido convidado para participar há algum tempo, mas só ontem que efetivamente precisei usar para um trabalho e vou dizer que estou gostando muito dos resultados que estou obtendo. Em função disso, resolvi fazer este post com uma aplicação que achei interessante da IA, que é criar ambientes do absoluto zero. Nesse caso, a proposta é uma casa em estilo “New Hobbit“. O que seria isso? Algo meio arte nouveau, com um toque de natural, em um layout orgânico.  Vamos ver o que o computador consegue pensar com esses inputs?

decoração com inteligência artificial

decoração com inteligência artificial decoração com inteligência artificial decoração com inteligência artificial decoração com inteligência artificial decoração com inteligência artificial

Note o brilho do exterior no piso de tacos

 

decoração com inteligência artificial

Como podemos ver, o computador não está buscando imagens prontas em algum lugar. Ao contrário, ele pega uma frase que eu dou a ele e ele faz uma busca, e entende o que eu estou querendo então a inteligência artificial desenha quatro versões possíveis da minha ideia. Ele então me pergunta qual delas eu gostei mais e quero refinar. Se eu não gostar de nenhuma, posso mandar ele pensar tudo de novo. Se eu gostar de alguma, posso mandar ele pegar aquela e gerar ideias novas derivadas daquela. E também pode ser que ele acerta de primeira. Todas essas imagens aqui são de acertos de primeira.

Eu sei que parece meio ficção científica que um puta computador em algum lugar pegue uma frase onde eu mando ele imaginar absolutamente qualquer coisa que me vier à cabeça, por mais estranho que seja, entende, pensa uma arte e me mostra, quatro versões possíveis, em 60 segundos. Até agora eu mesmo usando isso, não consigo parar de pensar que parece magia. De volta a casa do hobbit moderno, o midjourney criou também a decoração com sofás abajures (já no estilo estético da proposta), e até plantas.

É claro que as coisas não surgem do nada. Eu preciso dizer que quero uma sala decorada para que ele crie, mas eu não preciso dizer, por exemplo, onde estão as coisas. Ele decide. Na verdade, me impressiona justamente é o que eu não digo, pois é aí que moram as surpresas. 

decoração com inteligência artificial decoração com inteligência artificial

A decoração com inteligência artificial

Eu acho isso pessoalmente muito impressionante, na medida em que não se trata de uma planta 3d. São imagens 2d, mas de alguma forma que me escapa a compreensão, a inteligência artificial sabe como a luz se comporta, estourando o brilho do lado de fora da janela, exatamente como ocorre numa imagem fotográfica.  Provavelmente ele viu muitas imagens de imóveis e entendeu como que essa questão física funciona.  Note como ele colocou por exemplo, a sombra sob o sofá de maneira correta. Ele não esta calculando fóton, nem sombra nem cálculos de atenuação de luz ou radiosidade, ele simplesmente viu tantas vezes como a luz entra num cômodo em fotos, que pode simplesmente inferir que a sombra seria ali.

Os resultados não oferecem uma grande precisão ainda, porque afinal, são desenhos. Eu posso apostar quanto dinheiro você quiser que ano que vem as imagens estarão fotograficamente perfeitas. Eu estimo isso com a velocidade com o qual o Midjourney passou de imagens toscas para esse grau de qualidade que obviamente bão e de foto. Mas Será! Eu AGARANTIO! Espere uns meses.  Se não acontecer em 12 meses, ou talvez ate 6, pode vir aqui me esculachar e chamar de burro.

Hoje ainda imperfeito, já é possível usar a IA para estimar e buscar ideias para a decoração de uma casa, usando a ferramenta como auxiliar na decoração com inteligência artificial

Não substitui uma maquete eletrônica, verdade. Nem de longe! Mas estão apontando bem como uma solução de arte conceitual, que pode levar a um projeto posterior, onde tudo será efetivamente criado num ambiente 3d.

decoração com inteligência artificialdecoração com inteligência artificial

A estante de livros é uma ótima pedida que combinou bem com o visual da casa hobbit.

Eu pedi um banheiro com luz vinda de fora, possivelmente um jardim de inverno, e com alguma madeira e acabamentos de primeira, como uma banheira de pedra. Um detalhe interessante, é que parece que ele sugeriu um espelho ali refletindo uma pia que nem sequer está na imagem.  Atente para o brilho da luz no piso do banheiro…

decoração com inteligência artificial decoração com inteligência artificial decoração com inteligência artificial

Então depois de criar o banheiro mandei nossa IA criar o quarto. Não dei muito detalhes e esperei que ele apenas me surpreendesse, e o resultado é incrível.

 

decoração com inteligência artificial

Um belo janelão oval sobre a cama em formato de leque, aproveitando um cômodo de forma de canto. Luminárias laterais nas paredes, absolutamente nada disso eu pedi. Ele pensou sozinho. E todas essas imagens são de primeira geração. Seguem as 3 variações do quarto que ele pensou.

decoração com inteligência artificial decoração com inteligência artificial decoração com inteligência artificial

Depois do quarto mandei ele fazer a fachada, afinal uma casa moderna em estilo neo hobbit deve ser interessante de ver de fora. Não dei detalhes de como é uma casa de hobbit. Apenas pedi “uma casa moderna em estilo de hobbit, com janelas  grandes”. Aqui estão as versões do imóvel:

decoração com inteligência artificial

Curti a ideia do laguinho na frente.

decoração com inteligência artificial

decoração com inteligência artificial

decoração com inteligência artificial

Veja, para a tecnologia que temos hoje, o grau de acabamento é estonteante. Mas estamos LONGE do que vai ser em poucos meses. Vou tentar refazer esse post no ano que vem (se eu estiver por aqui com o blog até lá. Com os rendimentos diminuindo, sem apoio e com as redes sociais chupando todo o lucro de publicidade eu perigo quebrar em alguns meses)

Em resumo, é bastante impressionante o nível tecnológico que estamos chegando, e rápido. O sistema vem se aperfeiçoando muito rapidamente, e eu mesmo estou mandando ideias de como eles podem evoluir ainda mais. Não duvido que em breve surgirá algo nessa linha para 3d.

 

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Impressionante, Philipe ?_?

    Existe o recurso de usar imagens em vez de palavras para descrever o que quero da inteligência artificial? Em vez de escrever “xy com estilo z”, uso imagens x, y e z.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertismentspot_img

Últimos artigos