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Arte

Simulação de água em Computação gráfica

Escrito por Philipe Kling David · 1 Minutos de leitura >

Nos dez anos em que eu futico em computaçpão gráfica, tenho acompanhado com bastante interesse a evolução dos programas em simulações físicas.
Parte do grande problema que os cientistas da programação tridimensional enfrentam são as maneiras de gerar simulações que imitem com certo grau de precisão o comportamento natural. Isso é bem mais complexo do que parece. ( e já parece complicado)
O trabalho envolve estudar as formulas e equações matemáticas – e estas nem sempre são recentes. Muitas das equações que descrevem o comportamento dos líquidos já são conhecidas desde o século XIX. – Envolve a limpeza dos dados de maneira a retirar o excesso de cálculos desnecessários mantendo apenas os elementos visualmente compreensíveis.
A computação gráfica hoje está chegando num nível de avanço técnico impressionante. Ainda não chegamos na perfeição, mas estamos nos aproximando disso velozmente.

Um exemplo disso é um sistema de simulação de liquidos criado para o 3Dsmax chamado FLOW.
Um grupo de pesquisa em tecnologia tridimensional auto intitulado Scanline desenvolveu os algoritmos de simulação de líquidos que deixam qualquer um de queixo caído.
Saca só:

Há também notáveis avanços em simulação de fogo.
O Aura é um plugin criado pela Chaos Group também para 3Dsmax e que mostra o belo e complexo comportamento plasmático do fogo em CG.

Observe por exemplo o uso da computação grafica na simulação de tochas. Este tipo de efeito é bastante útil para solucionar problemas técnicos – como filmar um curta-metragem numa reserva florestal onde são necessárias tochas e é proibido usar fogo. Ou ainda para a criação de ambientes virtuais.

Escrito por Philipe Kling David
Designer, blogueiro, escritor e escultor. Seu passatempo preferido é procurar coisas interessantes e curiosas para colocar neste espaço aqui. Tem uma grande atração por assuntos que envolvam mistérios, desconhecido e tecnologia. Gosta de conversar sobre qualquer coisa e sempre tem um caso bizarro e engraçado para contar. Saiba mais... Profile

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3 respostas para “Simulação de água em Computação gráfica”

  1. Olha, esses caras desta empresa são muito espertos. Existem algumas cenas em cg, boas até, mas grande parte das cenas são reais. Veja a cena das águas levando o carro. Tá na cara que é miniatura e o comportamento da água é aleatória demais para ter sido feita num Pc. Mas os caras entendem de animação.

  2. Imagino um futuro não muito distante onde todos terão super-máquinas a preço de computador do povão e que os jogos para PC terão esses gráficos. :ohhyeahh:

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