Simulação de água em Computação gráfica

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Nos dez anos em que eu futico em computaçpão gráfica, tenho acompanhado com bastante interesse a evolução dos programas em simulações físicas.
Parte do grande problema que os cientistas da programação tridimensional enfrentam são as maneiras de gerar simulações que imitem com certo grau de precisão o comportamento natural. Isso é bem mais complexo do que parece. ( e já parece complicado)
O trabalho envolve estudar as formulas e equações matemáticas – e estas nem sempre são recentes. Muitas das equações que descrevem o comportamento dos líquidos já são conhecidas desde o século XIX. – Envolve a limpeza dos dados de maneira a retirar o excesso de cálculos desnecessários mantendo apenas os elementos visualmente compreensíveis.
A computação gráfica hoje está chegando num nível de avanço técnico impressionante. Ainda não chegamos na perfeição, mas estamos nos aproximando disso velozmente.

Um exemplo disso é um sistema de simulação de liquidos criado para o 3Dsmax chamado FLOW.
Um grupo de pesquisa em tecnologia tridimensional auto intitulado Scanline desenvolveu os algoritmos de simulação de líquidos que deixam qualquer um de queixo caído.
Saca só:

Há também notáveis avanços em simulação de fogo.
O Aura é um plugin criado pela Chaos Group também para 3Dsmax e que mostra o belo e complexo comportamento plasmático do fogo em CG.

Observe por exemplo o uso da computação grafica na simulação de tochas. Este tipo de efeito é bastante útil para solucionar problemas técnicos – como filmar um curta-metragem numa reserva florestal onde são necessárias tochas e é proibido usar fogo. Ou ainda para a criação de ambientes virtuais.

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

3 respostas

  1. Olha, esses caras desta empresa são muito espertos. Existem algumas cenas em cg, boas até, mas grande parte das cenas são reais. Veja a cena das águas levando o carro. Tá na cara que é miniatura e o comportamento da água é aleatória demais para ter sido feita num Pc. Mas os caras entendem de animação.

  2. Imagino um futuro não muito distante onde todos terão super-máquinas a preço de computador do povão e que os jogos para PC terão esses gráficos. :ohhyeahh:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.