Sabão em pó OMO. O que é OMO?

Antes de tudo eu tenho que avisar. Este post NÃO é publicitário.

Eu não sei se alguém de vocês já se perguntou isso, mas sempre que eu vou no mercado, costumo olhar para o

 

sabão em pó OMO e fico me perguntando: Que diabos será que significa “OMO”?

 

Durante algum tempo, eu pensei que Omo fosse as iniciais do cara que inventou o sabão. Então, resolvi pesquisar a origem do nome do sabão em pó. Segundo a Wikipedia, a marca Omo é o sabão em pó mais antigo do Brasil.A wikipedia está errada. O primeiro sabão em pó nacional foi o sabão Rinso, que anunciava na Tv no ano de 1953. Só que nesta época, no Brasil, quase ninguém tinha maquina de lavar. O Rinso não pegou. O tal Omo só veio desembarcar aqui trazido pela Unilever quatro anos depois. O sabão em pó Omo já existia na Inglaterra desde 1940.

E finalmente, descobri o que quer dizer Omo: O OMO era conhecido como a “Velha Mamãe Coruja”, originalmente existia uma coruja em sua embalagem. Assim, OMO quer dizer “Old Mother Owl”.

Havia uma cabeça de coruja em sua embalagem original, sendo cada “O” um olho e o “M” central formava um tipo de bico estilizado.

Em busca de mais dados sobre o sabão em pó, eu descobri um sensacional trabalho sobre a identidade feminina estudada através das publicidades do sabão em pó. Deste rico material, eu consegui obter mais dados sobre o Omo e como ele conseguiu a façanha de ser o produto mais lembrado do Brasil. A pesquisa Top of Mind, realizada anualmente pelo jornal Folha de S.Paulo, consagrou Omo como a marca mais lembrada em seu segmento e em todas as categorias de produto, desde 1991. O Omo responde por cerca de 50% do mercado brasileiro de sabão em pó, estando presente em cerca de 32 milhões de domicílios no país que consomem mais de 365 milhões de embalagens. É interessante notar que a cor azul de OMO é uma referência direta ao azul do anil. Ocorre que antes da maquina de lavar, a mulher era obrigada a usar diferentes meios para clareara as roupas. O anil era um dos produtos mais vendidos para a operação de lavagem de roupas. Vendo que não seria fácil atingir este mercado, o Omo adaptou sua programação visual para ser mais facilmente aceito.

O texto mostra que os sabões em pó ao desembarcarem no Brasil encontraram grande dificuldade de “pegarem”, porque o consumidor, 99,9999999% mulheres, tinham nos anos 40, 50 até meados dos 60 uma ideia arraigada que sua função feminina era a de (a mulher ainda não participava ativamente do trabalho fora de casa) cuidar com carinho do lar. Assim, as mulheres daquela época se orgulhavam do que faziam. Lavar roupa era uma tarefa extenuante. Um único lençol molhado pesa 50 kg! Havia ainda uma cultura amplamente disseminada, talvez uma herança portuguesa de que as mulheres reinariam absolutas na cozinha e área de serviço.  Quando uma máquina foi proposta para substituir-lhes esta tarefa, muitas mulheres recusaram-se peremptoriamente a aceitar a novidade, porque ela simplesmente destituía a mulher de sua única função clássica na casa. A maquina era vendida como um conforto moderno, mas operava no plano simbólico como uma ameaça grave a identidade e imaginário do papel feminino na família. O sabão Omo deslanchou de vez pegando uma carona no milagre econômico do pós guerra. O Omo não entrou em conflito com a estrutura imagética feminina vigente. Ao contrário, propôs um papel feminino alternativo como uma solução de modernidade, que em ressonância com a mudança cultural profunda e multisegmentar da sociedade moderna, funcionou como reflexo do que se esperava desta nova mulher. Estudar, trabalhar, ir a luta. Mas sem esquecer que o sabão em pó e a lavagem de roupas é sua função primordial. Para escapar ileso aos aspectos machistas da proposta, o Omo passou a adotar crianças em seus comerciais, explorando o viés emocional, ligando a preocupação da mulher moderna com sua família e estendendo-o ao cuidado com suas roupas.
A marca vende 1 milhão de embalagens de OMO por dia no Brasil e comercializa seus produtos em mais 28 países ao redor do mundo, com forte presença na Europa, América Latina e Ásia. O OMO é uma das marcas mais rentáveis e fortes da Unilever, faturando anualmente mais de US$ 2.5 bilhões.
Nada mal para uma velha mamãe coruja.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Na verdade vale dizer q o OMO foi o primeiro DETERGENTE EM PÓ do Brasil.

    Qual a diferença? Resumindo bastante, sabão é feito a partir de base animal/vegetal, enquanto o detergente é feito com base mineral (geralmente petróleo).

    Qual a utilidade prática desse comentário? Nenhuma, mas eu tava sem fazer nada mesmo…

  2. Um único lençol molhado pesa 50kg?? Tem noção do quão “sem noção” é esta afirmativa??

    Já pegou um peso de 50kg na mão?? Já pegou um peso de 20kg na mão??

    Não é nem de muuuuuuuuuito longe o peso de um lençol molhado.

    Pra se ter uma idéia mais prática (para aqueles que não praticam musculação como eu e têm uma idéia de peso Hehehe) um botijão de gás cheio pesa 13kg. Então um lençol molhado não pode pesar mais que 5kg.

    50kg de lençol é lençol que não acaba mais. Hehehe.

    Abraço e valeu pelo post. Bem interessante. =]

    Pesquisa agora as origens do fogão a gás, por exemplo. ;)

  3. o botijão de 13kg pesa uns 37-39kg… são 13kg de gas la dentro dele hehehe lençol pode pesar uns 50.. imagine o tamanho do lençol e seu material na década de 50… onde tudo era mais resistente e pesado….

    []’s e parabés bem interessante

  4. adorei a revelaçao…nao sabia disso……legal….maneiro…velha mamae coruja..show de bola….por isso OMO..com a cara de coruja…legal

  5. Em uma das minhas aulas da faculdade de Branding Design, o professor contou uma história interessante sobre a marca OMO. Basicamente é aquela sacada genial que todo mundo quer ter. Vou resumir para ser mais claro.

    O inventor da marca OMO juntou um pouco dinheiro que tinha e espalhou cartazes pela cidade, falando que em breve a grande novidade – “algo nunca visto – o OMO!” seria lançado, e isso acabou gerando um bafafá danado.

    Tempos depois ele foi a procura de empresas que queriam comprar essa marca que ele havia criado e a que se interessou é aquela do sabão em pó que conhecemos.

    Isso me lembra um pouco a história da Microsoft, que vendeu o DOS para IBM sem ter o software em mãos. Isso é a verdadeira sacada de mestre!

    Um grande abraço,

    .faso

  6. [quote comment=”33143″]o botijão de 13kg pesa uns 37-39kg… são 13kg de gas la dentro dele hehehe lençol pode pesar uns 50.. imagine o tamanho do lençol e seu material na década de 50… onde tudo era mais resistente e pesado….

    []’s e parabés bem interessante[/quote]

    Pedro eu obtive este dado de um livro que mensurava o esforço das escravas para lavar a roupa da casa grande. Deve ser o peso de um lençol de algodão daquele tempo.

  7. Ah… Acho que já sei qual é o problema. Tive um insight agora. O livro deve ter sido traduzido e pegaram “colcha” e traduziram como “lençol”. São coisas bem diferentes, pois uma colcha grossa antiga de cama de casal é capaz de pesar facilmente uns 20kg. Principalmente se for de lã, linho ou outro tecido pesado. Supondo que molhado isso dobre, não duvido chegar aos 50 kg.

  8. Eu acho que eles mudam o nome para evitar palavras de duplo sentido. Tipo, em portugal o sabão OMO chama-se Skip.
    Os papas quando assumem o cargo tb mudam de nome pelo mesmo motivo.
    No cinema isso tb acontece. Quando George Lucas entendeu o que pareceria se o personagem Lorde Dooku ficasse com o nome em inglês, mandou mudar para Dookan em português, hehehe. :lol2:

  9. cara !!! vc é genial !!!
    perder seu valioso tempo, pensando e pesquizando sobre isso !!!
    ja pensou o que seria de nós pobres mortais sem um sabaozinho?
    seja ele OMO. SKIP ou mesmo outra marca.

    • Em Portugal o OMO chama-se surpreendentemente OMO, vem em embalagens de 600 grs. (Eu vendo disso.)
      O Skip é pra lavar na máquina enquanto que o OMO é só pra lavar à mão.

  10. [quote comment=”33529″]Lembrando que a wikipedia é uma obra colaborativa! Se sabemos que está errada, temos o dever moral de consertar o erro. Bora futicar no artigo que está errado?[/quote]

    Muito bem. Nem me liguei de corrigir. Eu já fiz isso. Coloquei inclusive os dados de mercado e consumo do produto que obtive no site da Omo. Obrigado por me lembrar cara.

  11. o ala que é feito tambem no nordeste,é apenas um outro nome,ou seja outro detergente em pó!
    é feito para pessoas de menor poder aquisitivo,visto que omo alem de bom é status… :)

  12. eu comprei um sabão omo e fui lava uma roupa que que estava manchada com uma mancha amarela quando eu terminei de lava a roupa botei para secar e quando eu fui passa a roupa ainda estava mancha amarela.

  13. Muito bom a história sobre o OMO!!!
    mas eu gostaria de saber qual é o nome da enzima que eles usam no sabão, OMO progress, por exemplo??
    pois estou fazendo um trabalho sobre sabão em pó..e gostaria de colocar isso no trabalho como curiosidade!
    e gostaria de saber também, onde você conseguiu essas informações!!
    desde já muito obrigada,

    Rayane

  14. OI BOA TARDE GOSTARIA DE GANHAR AMOSTRA GRATIS DE VCS VER SI E BOM MUITO BOM A HISTORIA DO OMO EU GOSTARIA DE SABER O NOME ENZIMA QUE ELES USAM NO SABAO, OMO PROGRESS,POR EXEMLPO ?POIS ESTOU FAZENDO UM TRABALHO MARCAS DE SABAO EM PO..E GOSTARIA DE COLOCAR ISSO NO TRABALHO COMO CURIOSIDADE.E GOSTARIA DE SABER TAMBEM, ONDE VOCE CONSIGUIU ESSA INFORMAÇAO. :lol:

  15. OI BOA TARDE GOSTARIA DE GANHAR AMOSTRA GRATIS DE VCS VER SI E BOM MUITO BOM A HISTORIA DO OMO EU GOSTARIA DE SABER O NOME ENZIMA QUE ELES USAM NO SABAO, OMO PROGRESS,POR EXEMLPO ?POIS ESTOU FAZENDO UM TRABALHO MARCAS DE SABAO EM PO..E GOSTARIA DE COLOCAR ISSO NO TRABALHO COMO CURIOSIDADE.E GOSTARIA DE SABER TAMBEM, ONDE VOCE CONSIGUIU ESSA INFORMAÇAO. :lol: FABIANA

  16. MUITO BOM SABER SOBRE O OMO.
    EU TINHA MUITO CURIOSIDADE.
    RESOLVI HJ PROCURAR SABER O SIGNIFICADO DA PALAVRA OMO.
    OMO É CULTURA , KKKKKKKKKKKK
    APRENDIZADO TBEM DA MICROSOFT.
    PARABÉNS!!!!!!!!!!
    BARCELONA – ES

  17. quero dezer pra voceis qui sou uma anafabeta mais queria qui voceis em tendece um pouca essa minha frazer mim desculpi esse sabao em po e os dos mehores sabao em po omo qui deixar minha roupa linpa cherosa e macia nao tem outro igual obrigado por vc existe

  18. Não sei se já falaram aqui, mas OMO em japonês significa Essencial. Não sei se tem alguma coisa a ver, mas me interessei por saber o significado justamente por isso, sou interessada pela língua japonesa e lendo um texto japonês eu li a tal palavra. Pensei que poderia ter um duplo significado. Mas, a história é bem diferente né? Obrigada pelo post. (:

  19. Minha mãe lavava minhas roupas com “RINSO”, antes do”OMO”, lembro bem disso. E acredito que antigamente, os lençois molhados facilmente pesar 50kg. devido ao tamanho (muito grandes e as vezes eram duplos, como um saco) e ao tipo de tecido, alias como as cortinas que eram muito altas e largas, quase como cortinas de teatro. Quem já lavou cobertas sabe bem do que estou falando. Pesa igual!
    O RENATO lembrou bem. Já saiu umas “trocentas” marcas de sabão em pó mas o “OMO” continua com a “tarja” de novo. Só se for novo de fabricação, tipo data de vencimento rsrsrs!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

714
Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

2
Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Miniaturas que custam mais caro que carros de verdade

0
Essas miniaturas incríveis vão te chocar pela absoluta precisão e qualidade, mas também pelo seu preço. Seu valor é de um carro real.

Estuprada pelo poltergeist: O caso paranormal de Doris Bither

1
As manifestações sobrenaturais perseguiriam implacavelmente aquela família desajustada e os cientistas não podiam fazer nada para impedir

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

6
Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX