Acredite se quiser, um novo medicamento que pode ajudar a lidar com a prisão de vente é engolir uma pequena capsula vibratória que vai ficar dando tremelique aí dentro do seu bucho!
Vibrant é uma cápsula ingerível inteligente que vibra dentro de seus intestinos para estimular mecanicamente o cólon e aumentar a frequência dos movimentos intestinais sem o uso de drogas.
Ninguém gosta muito de falar sobre isso, mas a constipação crônica é um grave problema de saúde do nosso tempo. Seja por causa de problemas relacionados à idade, escolhas questionáveis de estilo de vida, dieta ou apenas genes ruins, a constipação afeta um grande número de adultos no mundo desenvolvido. Coisas como exercícios e alimentos ricos em fibras podem ajudar, mas para um número significativo de pessoas, elas simplesmente não são opções viáveis. Os que sofrem de constipação idiopática crônica lutam para encontrar alívio, mesmo com fortes terapias laxantes e, eventualmente, precisam passar por procedimentos médicos desconfortáveis para limpar o cólon. Felizmente, eles agora têm uma alternativa livre de drogas na forma de uma cápsula vibratória.
Vibrant, uma terapia pioneira feita pelo fabricante de equipamentos médicos Vibrant Gastro , é uma cápsula vibratória que deve ser engolida cinco noites por semana, antes de dormir. Essas pílulas inteligentes devem ser ativadas antes do uso com uma cápsula que vem na embalagem e engolidas imediatamente. Eles são pré-programados para vibrar por duas horas. Em seguida, eles desligam automaticamente por mais seis horas e ligam novamente por mais algumas horas.
“As pílulas estimulam células nervosas especializadas no intestino chamadas células mecanossensoriais”, disse Ben Feldman, diretor de marketing da Vibrant Gastro, ao Health.com . “Isso ajuda a desencadear o peristaltismo, as contrações musculares ondulantes que ajudam a espremer o alimento pelo intestino. Acredita-se que o tempo pré-programado da estimulação mecânica melhore a motilidade colônica ao alavancar o relógio biológico do corpo.”
Foto: Vibrant Gastro
As cápsulas vibrantes vibram muito suavemente à medida que passam pelos intestinos do usuário e são eventualmente eliminadas através dos movimentos intestinais. Uma pequena minoria de participantes em um ensaio médico de fase três relatou que podia sentir as pílulas vibrando, mas nenhum deles descreveu a sensação como desconfortável.
As pílulas, que são feitas do mesmo material de qualidade médica das pílulas fotográficas usadas por gastroenterologistas, são um tratamento para a constipação idiopática crônica , não uma cura. No pequeno ensaio médico, cerca de 40% dos pacientes que tomaram a pílula vibratória tiveram uma evacuação adicional em comparação com 23% das pessoas que estavam no grupo de controle. E cerca de 23% das pessoas que usaram o Vibrant tiveram duas evacuações adicionais em comparação com apenas cerca de 12% das pessoas no grupo de controle.
Acho incrível que a tecnologia tenha se desenvolvido ao ponto de uma miniaturização que permitiu incorporar todo o mecanismo de energia, alimentação, e motor de vibração dentro de uma capsula de remédio comum.
As pílulas vibratórias vibrantes foram aprovadas pelo FDA para uso por adultos com constipação crônica que não obtêm alívio com terapias laxantes após um mês de uso. Por cerca de US$ 89 por um mês de uso, atualmente é mais caro do que as terapias tradicionais de alívio da constipação, mas a Vibrant Gastro espera torná-lo mais acessível trabalhando com seguradoras para obter cobertura em planos comerciais.