Recolored – O milagre da cor

Sharing is caring!

Fazer parte de uma lista de discussão formada por ilustradores tem suas vantagens. A troca de informações, dicas e análises ténicas, além das clássicas conversas genéricas ajudam muito a evoluir profissionalmente. Recentemente, na lista surgiu uma notícia e eu fui atrás pra conferir. De fato é tão incrível que merece o destaque do Mundo Gump.
Abaixo o texto da Paula:

Em agosto de 2004, três estudantes da Universidade Hebraica de Jerusalém, Anat Levin, Dani Lischinski e Yair Weiss, apresentaram na SIGGRAPH o trabalho Colorizando com Otimização. Tratava-se de um estudo sobre um novo algoritmo matemático que automatizava a adição de cores a imagens monocromáticas. Até ali, o método mais comum consistia na segmentação minuciosa de cada imagem em diversas regiões para que o artista colorizasse cada uma delas por vez, seja com pincéis ou sobreposição de camadas.

A colorização otimizada faz uso da seguinte premissa: em imagens com tons de cinza, pixels adjacentes com mesmo nível de intensidade representam cores iguais ou similares. Portanto, partindo da marcação da cor de um pixel específico, todos os adjacentes que estiverem num tom de cinza muito parecido serão marcados com uma gradação da mesma cor, de acordo com pequenas variações de intensidade. Dessa forma, o nível de interação necessária entre artista e máquina é drasticamente reduzido, já que o algoritmo se encarrega de descobrir as diferentes regiões da imagem.

O trabalho dos três estudantes chegou à Internet em março deste ano, data de sua publicação na web, e a partir daí a técnica circulou pelos noticiários de tecnologia sem causar grande comoção. Até que, na madrugada de ontem, dia 06, surge nos fóruns do DevLobby.com uma versão beta de um aplicado chamado Recolored – nada mais que o algoritmo de Levin e amigos finalmente associado a um programa de edição de imagens.

Para colorizar uma imagem no Recolored, basta rabiscar uma cor diferente em cada parte da imagem!

Recomendo. È algo muito interessante e abre novas possibilidades de expressão artística.
O link é:
http://www.recolored.com/index.php
Com destaque para a galeria, que é inacreditável.

Comments

comments

Luminária Ufo

2 comentários em “Recolored – O milagre da cor”

  1. Já tentei o software. O resultado não é tão bom quanto o da imagem.
    Por mais que tente fica sempre meio artificial.

    Bom, é o de se esperar de um “software milagroso”

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Apoie este projeto

Criar este website não é uma tarefa fácil. Mais de 5000 artigos, mais de 100.000 comentários e conteúdo próprio, demandam muito trabalho. Saiba como você pode ajudar a manter o Mundo Gump cada vez melhor e evitar que ESTE SITE ACABE
Ajuda aí?
MUNDO GUMP – © 2006 – 2020 – Todos os direitos reservados.