Quanto pesa a internet inteira?

Já pensou nisso? A internet não está num único lugar, mas ela é formada por dados, trafegando na velocidade da luz, migrando entre servidores espalhados pelo mundo inteiro. Mas a internet poderia conter alguma massa?

Quando se fala em peso, pensamos normalmente nas coisas físicas. Como o peso de uma pessoa ou talvez o peso de um planeta, ou estrela… Mas você já se perguntou o que os dados pesam? Sim, os dados, formados por bits, que incluem esses que geram os pixels aí na sua tela neste exato momento. 

Os dados têm um peso?

Há dados em tudo que você lê, assiste, baixa ou carrega online. Todas essas coisas podem ser medidas. Dependendo de seu tamanho, eles são medidos em bytes, kilobytes, megabytes, gigabytes ou até terabytes.

Mesmo que você não possa sentir o peso dos dados eletrônicos, eles têm um peso muito, muito pequeno. A Internet funciona com elétrons e também é assim que os dados são armazenados. Por exemplo, um e-mail normal de 50 kb requer aprox. 8 bilhões de elétrons. 

Dados são formados por elétrons, e se sabemos o peso de um elétron, podemos calcular o peso dos dados

O curioso disso é que como sabemos quanto pesa um único elétron, podemos calcular o peso dos dados.

Qual é o peso dos dados?

Estima-se que um byte de dados armazenado tenha um peso físico de cerca de 1 attograma, o que significa um quintilionésimo de grama (que é 1 seguido por 18 zeros).

O cientista da computação da Universidade da Califórnia, professor John Kubiatowicz, usou a fórmula de Einstein e=mc² para calcular que preencher um Kindle de 4 GB aumentaria em estonteantes 0,000000000000000001 grama. Como resultado, apenas o peso teórico aumentará, pois atualmente não temos nenhuma medição suficientemente boa para medir essa diferença.

E quanto pesa toda a Internet?

Tudo o que carregamos na Internet, desde as informações que compartilhamos até conversar com amigos e familiares e postar fotos nas mídias sociais, ler este post e todo o material de qualidade duvidosa, videos e presepadas com gatinhos, enfim, a world wide web, um espaço mais vasto e complexo. Desde que o primeiro site foi lançado em 1991 , mais de 1,7 BILHÕES  sites foram criados e estima-se que 75 a 100 milhões de servidores estejam operando para fazer a Internet funcionar segundo as Estatísticas ao vivo da Internet .

Seguindo o método de cálculo com o peso de um elétron, o peso de toda a Internet neste momento, calculado em cerca de 50 gramas – o mesmo que um morango grande. 

 

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos

Gringa Booktrailer

A casa-portão de Brockenhurst

A moeda preta

Capitão do Mato Booktrailer

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

714
Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

2
Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Miniaturas que custam mais caro que carros de verdade

0
Essas miniaturas incríveis vão te chocar pela absoluta precisão e qualidade, mas também pelo seu preço. Seu valor é de um carro real.

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

6
Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Estuprada pelo poltergeist: O caso paranormal de Doris Bither

1
As manifestações sobrenaturais perseguiriam implacavelmente aquela família desajustada e os cientistas não podiam fazer nada para impedir