fbpx

polêmica, videos

A China e o Quadro de medalhas das olimpíadas 2012

Escrito por Philipe Kling David · 2 Minutos de leitura >

Historicamente, este é o quadro de medalhas olímpicas mundial:

 

Podemos notar que os grandes líderes olímpicos são os EUA e a China. O ranking global mostra a China em primeira posição e os EUA em segundo. Caso alguém esteja curioso, o Brasil está lá em 18 lugar e Portugal nem sequer aparece no ranking, que só vai até a 39 posição.

Não é difícil perceber como a China consegue obter a supremacia olímpica:

Note o detalhe do porrete na mão da professora…

Sabe porque eles aguentam? Porque a porrada em casa come firme se não aguentarem. Esporte na China é coisa levada a sério. Mesmo sem a mais avançada tecnologia e os equipamentos mais modernos, a pressão psicologica sobre os atletas é absurda. A competição interna é compatível com um país de um bilhão de pessoas. O chinês já nasce num ambiente hostil por natureza. Sagrar-se vencedor, em qualquer coisa que seja é uma disputa duríssima, e isso fez com que ao longo das últimas décadas, os chineses desenvolvessem uma percepção geral de que somente através do esforço sobre-humano conseguiriam “chegar lá”. Hoje a triagem das crianças que serão candidatas a uma chance de serem esportistas profissionais começa quando elas ainda são bebês.

Felicidade? Felicidade é o escambau! Os caras tem métodos que mais parecem a famosa “tortura chinesa”. Confira em fotos detalhes diários de uma escola preparatória para esportistas e seus métodos didáticos:

Note a expressão de felicidade dos jovens atletas.

 




Coisas que em qualquer lugar do mundo seriam consideradas torturas, na China são métodos de treinamento, como adultos sentando na coluna de crianças…




 

Torturar criuanças é algo que o senso comum chinês considera como um instrumento para torná-las “fortes”. Outro dia mesmo um pai chinês causou problemas nos EUA quando no auge do inverno de Nova York, quando a temperatura bate vinte graus abaixo de zero, o pai  submeteu o filho de apenas quatro anos a exercícios na neve: Detalhe, o menino estava só de cueca! O pai ria as gargalhadas enquanto o menino chorava de frio.

Não sei se isso realmente torna as pessoas “fortes”, mas sem dúvida isso deixa uma marca de brutalidade no comportamento da pessoa. Dá pra entender a lógica dos metodos de educação infantil da china chamados de “método da mãe tigre”. A ideia é não dar nenhuma colher de chá para a criança. Nada de demonstrar afeto ou amor, pois isso deixará o filho um “molenga”. A coisa é baseada na absoluta severidade, na cobrança excessiva, no mais alto grau de exigência, e se puder, com direito a pressão psicológica e não podia deixar de ser, claro, muita porrada. Eles pensam que somente assim, as crianças serão “alguém que preste”.  Segundo essa filosofia, chamar o filho de “lixo” não é errado se ele não atingiu a excelência.

Neste video, o educador Marcos Meier discute o método e faz contraponto com a educação esculhambada e excessivamente permissiva do Brasil:

Um dos grandes princípios do método “mãe tigre” – que para meu horror já começa a ser aplicado por pais brasileiros (boçais) achando genial – é que no método o postulado é: “O professor está sempre certo”.

Aqui temos um pequeno video sobre a educação com o método mãe-tigre:

fonte

Escrito por Philipe Kling David
Designer, blogueiro, escritor e escultor. Seu passatempo preferido é procurar coisas interessantes e curiosas para colocar neste espaço aqui. Tem uma grande atração por assuntos que envolvam mistérios, desconhecido e tecnologia. Gosta de conversar sobre qualquer coisa e sempre tem um caso bizarro e engraçado para contar. Saiba mais... Profile

Video bizarro: O que é a criatura atacando uma cabra?

em bizarro, polêmica
  ·   4 Minutos de leitura

Voo 502 – O avião que parou o tempo

em polêmica
  ·   1 Minutos de leitura

35 respostas para “A China e o Quadro de medalhas das olimpíadas 2012”

  1. Tenso demais, muito bizarro.
    Mas gostaria de ver os outros “grandes” campeões também. Creio que nenhum fuja muito a regra, só acabam maquiando melhor. Esporte de alto rendimento, no geral, é uma coisa cruel.

  2. Com certeza é melhor ter crianças nas ruas, com fome , frio , crime e sem perspectiva !! como esses chineses são malvados ! … ts ts ts

  3. Cara, em toda olimpiada é a mesma coisa….um monte de foto, que agente nem sabe se são das delegações oficiais, de criançar treinando com cara de “sofrimento” porque lógico se voce esta treinando um alongamento e quer ser o melhor do mundo, voce vai forçar os limites, e acho difícil voce estar rindo de felicidade fazendo um exercício, tem tortura na china? tem isso sem sombra de dúvida, mas essas coisas me parecem mais com aquela atitude da delegação americana dizer que a nadadora estava dopada, só proque bateu o recorde, quer dizer, quando eles batem recorde beleza, quando outra delegação o faz, principalmente a china, ai é proque eles torturam criaças, comem fetos e cachorro etc…olimpiada é um troço 100% político, com americanos russos alemãe e chineses tentando pro var um pro outro que é melhor…..é o que eu penso heheh

    1. concordo, realmente olimpíadas já virou pura disputa politica, mas a questão aqui não é a olimpíadas, e sim o método de treinamento, dessas crianças, pra um atleta realmente, aquele tipo de alongamento acontece, já fiz inclusive, só que cara, pisar na coluna de uma criança pra forçar alem do limite do alongamento, deixar uma criança pendurada a mais de dois metros do chão, colocar alteres para ser levantado acima da cabeça por crianças aparentemente com 6 anos ou menos e usar um porrete para ensinar um esporte, cara isso é uma tremenda falta de noção, na minha opinião chineses são sim um povo completamente fora do normal, uma nação onde pais simplesmente jogam crianças no lixo pelo fato de serem do sexo feminino, (não são uma boa mão de obra, são consideradas “fracas”) e deixo o link pra provar que não to falando asneira.
      http://www.issoebizarro.xpg.com.br/blog/acidentes-tragedias-assassinatos-suicidios/um-sobrevivente-bebe-recem-nascido-degolado/

      1. Meu amigo, isso tá funcionando!! Eles conseguem as medalhas, é o que importa!!! os fins justificam os meios!!! e outra, isso lá é cultura, é o mesmo deles verem fotos das nossas crinaças num centro de treinamento aqui (se é que existe algum)… iam comentar o quanto somos fracos(isso é verdade) e despreparados!!! tanto fisico como mentalmente!!

        Alias duvido que na cabeça de algum chinezinho desse existe a palavra derrota e medo!!

        1. Firmino, a correlação da China ganhar medalhas e sofrimento infantil nos treinos pode ser uma distorção perceptiva. Com mais de um bilhão de habitantes, seria revisível que para cada vaga olímpica exista ai o que? Por baixo, Uns 5 mil candidatos por cada categoria no esporte? Com essa taxa de amostragem, podemos prever que seria uma briga de foice tremenda conseguira vaga olímpica. Seria totalmente logico e previsível que com uma amostragem enorme surjam mais talentos excepcionais. Assim, o que os caras fazem é selecionar o top entre os tops numa mini olimpíada interna e vão para os jogos com esses.
          Com muito mais gente, e uma tradição histórica marcada pela disputa em tudo, a chance de conseguirem os melhores do mundo aumenta bastante.
          Pessoalmente discordo diametralmente da ideia de que os fins justificam os meios em tudo.
          Eu acredito que o sentido da vida é ser feliz. E sei por experiência, que a vida de todo mundo é feita de acertos e erros, e em geral, muito mais erros que acertos. Imagina a monstruosa infelicidade gerada para uma pessoa que nunca aprendeu a experimentar a derrota? Sem contar que isso contradiz um princípio básico do esporte.

          1. Essa lógica da amostragem até faz sentido, mas como é que o Cazaquistão que tem um população de 15 mi de habitantes está bem a frente do brasil no quadro de medalhas, assim como a hungria. Aqui temos lá seus 200 mi de habitantes ^^

  4. Gostaria de saber “o depois” da competição, o que acontece com o atleta que não consegue medalha, que erra alguma acrobacia, enfim, com o que não vai ao pódio.

  5. eu acho que a ginastica artistica so tinha que ser competida para maiores de 18 anos .voces acham que a daiane dos santos e a jade barbosa nao sofreram na mao daquele russo que treina elas.

  6. Existe uma frase muito usada no meio do esporte que diz “no pain no gain” hehehe mas fiquei b astante curioso com o que o Krause escreveu tambem. Mas cara, não estão “pisando” na coluna da criança, pratico kung fu a a 14 anos, quando agente fazia os alongamentos o mestre ajudava empurrando as costas pra baixo pra realmente forçar o limite, sozinho voce n unca vai conseguir ultrapassar um ponto máximo, mas acho que pesa aqui é a idade dos praticantes.

    1. Pois é, porque quando a Colômbia foi eliminada na Copa de 94, mandaram matar o zagueiro que tinha errado, e na última copa rolou um boato de que os jogadores da Coréia do Norte iam sofrer uma punição por ter perdido os jogos. Por isso que eu pensei que num regime totalitarista, pra sumir com os caras não custa muito

  7. “O sofrimento é passageiro, a glória é eterna!”…então, como o pessoal comentou acima as fotos devem ser vistas por ângulos diferentes.

  8. E para mim, isso não ajuda em nada, pois o que da a china todo esse seu pontencial é a população enorme do país, junto com as manobras do governo que procura de um canto a outro do país, talentos que representem a patria. Assim como fizeram com um casal de jogadores de basquete, forçando um casamento entre eles o que gerou Yao Ming, que como jogador de basquete só tem altura mesmo. O caso dos EUA se deve a estrutura educacional e esportiva tradicional de lá, onde o interesse por esportes é estimulado desde criança, com boa estrutura e beneficios, como vagas em universidades.

    Eu ainda acho que o potencial esportivo do brasil é ainda maior que dos EUA e China, se nós tivéssemos uma estrutura esportiva como nos EUA, nós seriamos os lideres no quadro de medalhas

  9. MAS EH ISSO MESMO ! POLITICAGEM EH INEVITAVEL , MARKENTING TEM QUE ROLAR UM DINDIN …..GENTE ?! VAI SER SEMPRE ASSIM EM TODOS PAISES E QUANTO A TORTURA CHINESA HUM….DEPENDE DA INTENSIDADE DA DISCIPLINA , OS BRASILEIROS TERAO QUE PERGUNTAR PESSOALMENTE PARA OS CHINESES !!! MAS NO CONTEXTO GERAL DA CHINA O SEU OBJETIVO ESTA SURTINDO EFEITOS SAO MUITAS MEDALHAS !!! E DE OUROOOO!!! E QUE DEPOIS VIRAO OUTROS BENEFICIOS BONS …..AGORA O BRASIL ….LAMENTAVEL….. ESTA DISCIPLINA DEVERIA SER APLICADO , FAZER ESTA MOLECADA ACORDAR , PARAR DE USAR MACONHA , PARAR DE ROUBAR , PARAR OUVIR FUNK , ……A JUVENTUDE BRASILEIRA ESTA MUITO LIBERAL , MUITO MIMADA ….E ESTE O RESULTADO ! EH QUE PENSO

  10. Brasileiro está sempre achando que tudo é tortura isso e aquilo. Em Eretz Israel, as mulheres servem às forças armadas , vão à frente de batalha etc, na tão mal falada China, ao invés de o trabalhador ralar pacas pra sustentar vagabundo comendo, bebendo, tomando sol, jogando dominó, damas etc e, além de tudo recebendo por isso, para ter tempo de planejar novos golpes ao sair da cadeia, aliás, eles agora cometem crimes pelo celular de lá de dentro, a justiça executa smariamente o marginal ( haja vista que lá não tem OAB, p´ra puxar brasa prá sardinha dos vagabundos), além de colocar o pilantra prá produzir riquezas para o país.
    Hoje, graças às pessoas que acham que tudo é torturanós não temos exército, marinha, aeronáutica, nem porra de instituição nenhuma que sobreviva graças a uma boa disciplina!

  11. Pois eu prefiro encarar os erros do Brasil de vagabundos e de gente preguiçosa do que maltratar crianças por medalhas. Sou pai de 3 meninas com menos de 6 anos – as coisas mais lindas deste mundo… e me recuso a dizer que a postura da China é exemplar. Exemplar é o caralho…

    Assim como o Brasil hoje colhe frutos amargos por ter uma educação permissiva, com certeza a China colherá frutos podres por tamanha pressão e tortura em crianças e jovens.

    1. Nós podemos ficar escandalizados com o comportamento da China, porque estamos no lado diametralmente oposto na questão educacional e de lida com a criança. Me lembro de ter lido em algum lugar sobre um estudo que mostrou que o brasileiro é um dos povos que trata crianças com mais carinho no planeta Terra. De fato, como sabemos, nós até pecamos pelo excesso. Claro que em muitas coisas, devíamos nos espelhar na China. A disciplina que eles tem lá é algo que devíamos aprender. A seriedade com os estudos… Enfim. Mas temos que ver que a China ainda precisa avançar também muito em alguns aspectos. A legislação louca deles que permite o trabalho infantil, é o que viabiliza crianças trancadas em fabricas, ralando feito maquinas em troca de um salario de fome. Uma coisa que pra nós pode ser difícil de conceber é o que deve ser crescer um país com mais de um bilhão de pessoas. A pressão deve ser insuportável. Em pouco mais que uma geração, a China deixou de ser uma terra rural de pobres mortos de fome para uma potência industrial e tecnológica. Essa mudança brusca afetou e vem afetando muito a sociedade chinesa, de forma brutal. Eu tenho a impressão que os acontecimentos históricos-políticos-econômicos só potencializaram a tendência inata do povo oriental de competitividade. A busca pelo sucesso a qualquer custo não é defeito ou privilégio só do chinês. Temos que lembrar das crianças que se matam no japão por tirar nota baixa e ter que encarar os pais. Como país não estamos em condições de apontar o dedo para nenhum outro para criticar o que quer que seja. Aqui é uma esculhambação de dar dó. O que temos é que olhar para essas diferenças e para nosso próprio umbigo. Muitas vezes somente olhando para fora percebemos as distorções que estão por dentro.

  12. Assustador. Mesmo supondo que não seja esse o comum das escolas, ainda assim não posso aceitar de coração aberto. Acho que o esforço está em desmedida com a estrutura das crianças. Concordo que o Brasil é permissivo, e em excesso. Porém as imagens me deixaram com um mal estar tremendo. O que há com o BOM-SENSO? Será que é lenda?

  13. GENTE….GENTE………..UMA DISCIPLINA RIGOROSA SIM , MAS PARA UM OBJETIVO FUTURO , EH A CULTURA DELES , NINGUEM ESTA MORRENDO POR CAUSA DE TREINOS , OOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLHHHHHHHHHHEEEMMMMMMMM PARA O BRASIL PESSOAAAALLLLLL ACOOOORRDDDDEEMMMMM , O BRASILEIRO TIRA A VIDA DE OUTRO BRASILEIRO EH A COISA MAIS PECADORA NA VIDA !!!!!! ASSASSINAR ADULTOS EH ASSUSTADOR , JOVENS QUE MATAM OS PAIS , BEBES NO LIXO ,NO RIO, FILHOS QUE VIRAM CARNE PARA “SALGADINHOS” EH MEDONHO , TRABALHO INFANTIL TEM MUITO NO BRASIL TODO , PRINCIPALMENTE NO NORTE , VEJAM OS JOVENS NAS DROGAS !!!!! VC QUE ESTA DE NHE NHE NHE COM SEU FILHO (A) DE REPENTE ELE ESTA FUMANDO ESCONDIDO E AJUDANDO A MAFIA , ESTOURANDO CAIXAS ELETRONICOS , MOLEQUE COMETENDO LATROCINIO , MENINAS DE PROGRAMAS …VEJA O DATENA , RECORD E SEMPRE A MESMA CONVERSA , EM OUTROS PAISES PESSOAS COMETEM SUICIDIOS FAZER O QUE NE !? SE ESTAS PESSOAS ESTAO INFELIZES COM A VIDA PELO MENOS NAO TIRAM VIDAS DE OUTRAS……….SE VC NAO ACOMPANHA OS NOTICIARIOS OS DADOS MOSTRAM A GRANDE MAIORIA DA POPULACAO PEDE A MAIORIDADE PENAL NO BRASIL …………NAO ESTA FALTANDO UM POUCO DE DISCIPLINA AQUI……?! OU ESTA MELHOR ASSIM MESMO , HOMICIDIOS TODOS DIAS……..ACHO UM ABSURDO !!! SE PARA VC ESTA TUDO BEM…………

    1. Edson, drogas, violência e outras mazelas humanas, sobretudo com a juventude não são uma prerrogativa exclusiva do Brasil. E isso NADA tem a ver com um quadro de medalhas olímpicas, véio. Aqui tem bebê no lixo? Tem, mas lá tem bebê NO PRATO! (tem o post e as fotos aqui no MG) Então é um troço, que infelizmente, não é culpa do povo chinês e nem do povo Brasileiro as mazelas que existem, mas da condição social dos países do Mundo. Nos EUA, por exemplo, carinhas infelizes com a vida entram armados em escolas, bares ou cinemas e massacram geral…
      Datena? Manos cometendo furtos, roubos, mergulhados nas drogas? Ora, bolas… Não existe programa mostrando o que dá certo, pq isso nunca dá audiência, mas o fato de só mostrarem os desvios na Tv não significa que eles sejam “o padrão”. Crimes existem em todos os países do mundo, mas não estou aqui para apontar o dedo e dizer que isso ou aquilo é o certo ou o errado.
      O excesso de permissividade ocidental (sobretudo no Brasil) é benéfico para a formação do caráter? Talvez, em algum grau. Do mesmo jeito que a rigidez e a cobrança também são benéficas em certo grau para o desenvolvimento dos jovens orientais. Mas acho que uma coisa que as pessoas de bom senso constumam concordar é que remédios ruins podem curar e água demais mata a planta.

      1. PHILIPE , QUADRO DE MEDALHAS LOGICO QUE TEM HAVER SIM , IMAGINE 70 % DAS CRIANCAS BRASILEIRAS OCUPADAS COM ATIVIDADES ESPORTIVAS , AGORA PENSE O INVERSO , JOVENS SEM NADA PARA FAZER..!!!!! QUANTO A VIOLENCIA , CLARO , EM QUALQUER PAIS TEM , O PROBLEMA EH QUANTIDADE DE DELITOS , JA FUI VITIMA SEQUESTRO RELAMPAGO E NEM VOU DETALHAR O PESADELO E A MINHA FAMILIA TODA ENQUADRA-SE NAS ESTATISTICAS DOS FURTOS E ROUBOS NO BRASIL E POSSO AFIRMAR QUE O BRASILEIRO SEMPRE VIVEU NESTA NEUROSE ,SE VAI SER O PROXIMO .MOREI 16 ANOS FORA DO BRASIL E EH CLARO QUE VI GRANDE DIFERENCA NA SOCIEDADE BRASILEIRA E COM A OUTRA , INFEZLIMENTE CLARO , REMEDIOS BONS PODEM CURAR E ZERO DE AGUA MATA PLANTA E CLARO QUE O BRASIL NAO ESTA BEM , HA MUITAS COISAS A FAZER , COMECANDO COM OS GOVERNANTES , PRINCIPAIS RESPONSAVEIS PELO BAIXO DESEMPENHO NAS OLIMPIADAS , MA ORGANIZACAO , INTERESSES PROPRIOS E A SOCIEDADE QUE FOI EDUCADO ASSIM , SE ERROU NUNCA FOI ELE E SEMPRE HA UMA DESCULPA

  14. Gente,

    Me ajudem a entender então por que é que as famílias colocam seus filhos nas escolas estatais para viver em função do esporte? Se for verdade que a China paga R$63 mil por cada medalha de ouro, vale a pena colocar seu filho para se matar em uma escola e tentar esta chance no meio de tantos outros milhões de atletas? Se a prata é igual a derrota e após uma vida inteira de privações de estudos e convívio familiar, se também é verdade que mais de 80% dos atletas aposentados hoje estão na miséria, com lesões que não se curam e são praticamente analfabetos, não seria melhor que cada criança vivesse uma vida normal, se dedicando aos estudos e se esforçando para ter um bom emprego? Eu vi um documentário que as crianças chinesas tem uma educação rígida desde cedo, o que é compreensível pela cultura e história do país, mas seria uma competição mais saudável do que esta competição no mundo dos esportes… Alguém me ajuda a entender isso?

    1. Kely, essa competição também ocorre lá. Aliás, ela é mais comum que a do esporte mesmo. Os caras chegaram, ao ponto de plugar os alunos em bolsas de soro para que estudem sem precisar para para se alimentar às vésperas das provas equivalentes ao Enem por lá!

    2. NA CHINA , A DISCIPLINA EH RIGIDA , NO BRASIL EH LIBERAL E DEMAIS , VEJA OS BAILES FUNKS , MENINAS E MENINOS EM CENAS DE SEXO EXPLICITO ESTES JOVENS DEVERIAM ESTAR CONCENTRADOS PARAS DISPUTAS ESPORTIVAS……………ISSO QUE NAO ENTENDO!!!!!!

  15. VEJA OS MORROS DO RIO DE JANEIRO , O EXERCITO ULTIMO RECURSO DA SEGURANCA EM NIVEL NACIONAL PARA CONTER O CARTEL DAS DROGAS CARIOCAS , JOVENS CORRENDO DA POLICIA E DOS MILITARES………..OS MESMOS NAO DEVERIAM ESTAR ESTUDANDO E PRATICANDO ESPORTES ……PARA VC ? EH PREFERIVEL VER JOVENS CHORANDO NUMA DISCIPLINA RIGIDA PARA OS ESPORTES OU FUGINDO DA POLICIA…..?

  16. Creio que a maioria das pessoas que gostam de divulgar essas coisas tenham ciumes das habilidades dessas crianças (não sei se é seu caso Philipe, mas creio que não). Aposto que qualquer uma dessas crianças é mais forte que eu, tanto psicologicamente (pelo menos no que esta relacionado a aguentar dor) quanto fisicamente (especialmente na agilidade). Mas ainda assim, concordo que a situação delas é terrível, algo inaceitável.

  17. Como dizia a minha vó: é de pequeno que se torce o pepino!
    Mas pra enfrentar a vida, formar o carater a personalidade etc, não para uma porcaria de olinpíada. No final pra serve tudo isso? Pra que serve tanta medalha? tanto investimento e tanto gasto com essa groga, tanto desvio de dinheiro que poderia ser aplicado muito bem em setores realmente importantes para a população, para a sua subsistencia. Principalmente lá na China que as pessoas se acotovelan até para se locomoverem. Não seira muito mais negócio investir na pessoa, na educação, mas com ternura, do que com carrasquice?
    Esses chineses estão por fora, bando de ignorantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.