fbpx

Lugares

A curiosa paisagem de deserto na Sibéria

Realmente não é comum dar de cara com uma paisagem desértica cercada de montanhas nevadas como este lugar aqui: Photoshop? Errou! Isso...

Escrito por Philipe Kling David · 1 Minutos de leitura >

Realmente não é comum dar de cara com uma paisagem desértica cercada de montanhas nevadas como este lugar aqui:

Photoshop? Errou! Isso é mesmo um lugar de verdade, que se chama Chara Sands. Ele fica na Sibéria. Localizado no Trans-Baikal, cerca de 25 milhas das geleiras Kodar e mesmo ao lado das montanhas, campos de gelo e lagos profundamente azuis, estas dunas de areia são algo aparentemente insólito a despontar na paisagem. Com 10 km de comprimento e 5 km de largura, as dunas são de alturas diferentes. Algumas dunas mais altas atingem 15 a 30 metros de altura. Dado o grande volume de areia, o lugar realmente parece um deserto, embora não seja.


De acordo com Sociedade Geográfica Russa, “Os contrastes parecem impossíveis: como se um incrível museu ao ar livre tivesse os criado, mostrando curiosidades naturais do norte e do sul ao lado um do outro.”

Chara Sands não é um deserto, como também não é o parque dos Lençóis Maranhenses aqui no Brasil. Porém, a paisagem nos dois lugares é eminentemente desértica. No mundo existem vários desses lugares com dunas assim. No japão temos as dunas Tottori, na França, as dunas de Pyla, e até o parque estadual das Dunas em Cabo Frio, no Rio de Janeiro.

Parque dos Lençois Maranhenses

Dunas Tottori no Japão

Dunas de Pyla na França

Parque das Dunas em Cabo Frio

Os dados geológicos sobre a formação de Chara Sands sugerem que o lugar se formou cerca de 55 a 100 mil anos atrás, durante o período de glaciação. Ali era originalmente um delta de lago em frente da geleira Sakukan. Foi no Holoceno que a erosão eólica produzida nas areias gerou as dunas e ondulações. Chara Sands está localizado a 6 km de Chara, a capital do distrito. Mesmo não sendo um deserto, as imagens são tão deslumbrantes que agarram o olhar. Em alguns momentos, uma cobertura de neve se deposita sobre as dunas, formando paisagens bem curiosas.






fonte

Escrito por Philipe Kling David
Designer, blogueiro, escritor e escultor. Seu passatempo preferido é procurar coisas interessantes e curiosas para colocar neste espaço aqui. Tem uma grande atração por assuntos que envolvam mistérios, desconhecido e tecnologia. Gosta de conversar sobre qualquer coisa e sempre tem um caso bizarro e engraçado para contar. Saiba mais... Profile

Foto Gump do dia: Tanques submersos

em foto gump do dia, Lugares
  ·   1 Minutos de leitura

A curiosa Torre na Flórida

em Lugares
  ·   1 Minutos de leitura

2 respostas para “A curiosa paisagem de deserto na Sibéria”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.