Realmente não é comum dar de cara com uma paisagem desértica cercada de montanhas nevadas como este lugar aqui:
Photoshop? Errou! Isso é mesmo um lugar de verdade, que se chama Chara Sands. Ele fica na Sibéria. Localizado no Trans-Baikal, cerca de 25 milhas das geleiras Kodar e mesmo ao lado das montanhas, campos de gelo e lagos profundamente azuis, estas dunas de areia são algo aparentemente insólito a despontar na paisagem. Com 10 km de comprimento e 5 km de largura, as dunas são de alturas diferentes. Algumas dunas mais altas atingem 15 a 30 metros de altura. Dado o grande volume de areia, o lugar realmente parece um deserto, embora não seja.
De acordo com Sociedade Geográfica Russa, “Os contrastes parecem impossíveis: como se um incrível museu ao ar livre tivesse os criado, mostrando curiosidades naturais do norte e do sul ao lado um do outro.”
Chara Sands não é um deserto, como também não é o parque dos Lençóis Maranhenses aqui no Brasil. Porém, a paisagem nos dois lugares é eminentemente desértica. No mundo existem vários desses lugares com dunas assim. No japão temos as dunas Tottori, na França, as dunas de Pyla, e até o parque estadual das Dunas em Cabo Frio, no Rio de Janeiro.
Parque dos Lençois Maranhenses
Dunas Tottori no Japão
Dunas de Pyla na França
Parque das Dunas em Cabo Frio
Os dados geológicos sobre a formação de Chara Sands sugerem que o lugar se formou cerca de 55 a 100 mil anos atrás, durante o período de glaciação. Ali era originalmente um delta de lago em frente da geleira Sakukan. Foi no Holoceno que a erosão eólica produzida nas areias gerou as dunas e ondulações. Chara Sands está localizado a 6 km de Chara, a capital do distrito. Mesmo não sendo um deserto, as imagens são tão deslumbrantes que agarram o olhar. Em alguns momentos, uma cobertura de neve se deposita sobre as dunas, formando paisagens bem curiosas.
Muito belas as imagens, incrivel ver os contrastes que a natureza proporciona.
Vendo essas fotos eu me lembrei de um outro deserto que fica na china, o taklamakan, ele fica boa parte do ano quase totalmente coberto com neve olha só http://yeinjee.com/discovery/wp-content/uploads/2008/01/taklamakan-desert-snow.jpg
uma bela paisagem tbm
Este deserto é onde se passa a história “A busca de Kuran” do Caçador. (procure nos contos)