Projeção 3d multi-viewpoint – Estamos finalmente chegando perto do holograma?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Olha que pesquisa maneira: Os caras da Universidade de Osaka criaram um arranjo de três projetores miniaturizados que conseguem produzir uma imagem em três dimensões suspensa no ar, usando como “tela” o vapor de um aparelho humidificador comum desses que vendem no mercado.

O sistema funciona porque cada um dos três projetores ao redor do tupo de vapor d´água responde pela criação de um pedaço da imagem. Mas como o vapor desce uniformemente de forma cilíndrica, ao nos mover ao redor do tubo que emite o vapor temos a impressão de que a imagem projetada é inteiriça. Saca só:

Segundo os pesquisadores, que tiveram a ideia do projeto ao ver uma projeção “holografica” usando o vapor emitido como uma tela 2D e com um único projetor num parque de diversões, será possível produzir uma imagem 360 graus apenas aumentando o numero de projetores. Eles estão pesquisando formas de tornar o vapor mais estável para obter uma projeção de melhor qualidade.

Eu penso que este tipo de pesquisa é bastante interessante e se aproxima muito do conceito de holograma que os filmes de ficção científica nos fizeram acreditar que um dia seriam possíveis. Efetivamente, isso não é um holograma, mas visualmente é algo bem próximo, que poderá ter utilidade não apenas em efeitos visuais como potenciais aplicações científicas e uso em museus.

Olhando essa coisa me veio a mente que seria uma forma muito legal de produzir um viral de fantasma.

fonte

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

12 respostas

  1. Caramba, isso aí é fenomenal.

    Fiquei pensando agora maneiras de contornar a exibição de imagens coloridas, uma vez que projetando luzes de diferentes cores estas podem se combinar e gerar artefatos de cores secundárias indesejáveis.

    Um exemplo simples seria projetar um cubo cujas faces seriam de cores diferentes. Como projetar a vista de frente sem que a cor de trás influencie a da frente?

    Será que o model a ser projetado teria que ser pré-processado para levar em consideração as sobreposições indesejáveis?

    ps. as imagens voltaram a aparecer no Google Reader!!

    1. cara…curto muito a hatsune, mas a tecnologia empregada ali é um tipo de projeção 2d em uma chapa de vidro ou algo assim e não um holograma em 3d.

  2. Essa técnica deve ser patenteada pela Hanna-Barbera. Deve ter uns cinco episódios do Scooby-Doo onde a Velma explica as aparições dos fantasmas com a combinação projetor+vapor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.