Sempre curti portas bacanas. Lembro que quando eu era moleque, certa vez voltei pra casa a pé por um caminho novo e fiquei chocado com uma casa antiga que tinha uma porta igual de castelo, e pra completar o dono tinha deixado crescer uma hera ao redor da parede. Sempre quis entrar naquela casa até que um dia descobri que haviam demolido para colocar mais um espigão na cidade.
Foi triste, mas nunca esqueci daquela enorme porta de castelo. Pensando nisso, resolvi trazer um post com vinte portas que eu acho bacanas.
O simbolismo da porta
Gosto muito de portas, portões e etc. A porta simboliza o local de passagem entre dois estados, entre dois mundos, entre o conhecido e o desconhecido, a luz e às trevas, o tesouro e a pobreza extrema. A porta se abre sobre um mistério. Mas ela tem um valor dinâmico, psicológico; pois não somente indica uma passagem, mas convida a atravessá-la. É o convite à viagem rumo a um além… A porta, fechada ou aberta é naturalmente uma provocação.
A passagem à qual ela convida é, na maioria das vezes, na acepção simbólica, do domínio profano ao domínio sagrado. Assim são os portais das catedrais, os torana hindus, as portas dos templos ou das cidades khmers, os torii japoneses etc.
Nas tradições judaicas e cristãs, a importância da porta é imensa, porquanto é ela que dá acesso à revelação; sobre ela vêm se refletir as harmonias do universo. As portas do Antigo Testamento e do Apocalipse, ou seja, o Cristo em sua majestade e o último Julgamento, acolhem o peregrino e os fiéis. Suger dizia aos visitantes de Saint-Denis que convinha admirar a beleza da obra realizada, e não a matéria de que havia sido feita a porta.
A porta também é símbolo da determinação e da passagem entre dois campos diferentes. Segundo antiga concepção oriental, o céu e o mundo subterrâneo possuem portões. Nas pirâmides encontra-se, frequentemente, a denominação “portão de Nut” para a passagem da antecâmara à câmara funerária, isto é, portão celeste. A assim chamada porta aparente nos túmulos egípcios e templos dos mortos é símbolo da comunicação dos vivos com os mortos; comparem-se, também, as representações das portas nos túmulos etruscos. Os romanos possuíam um deus próprio de travessia e de passagem: Jano.
Tal qual a ponte, a porta simboliza a passagem de uma esfera para outra – por exemplo, deste mundo para o além, do domínio profano para o sagrado etc. Há uma concepção muito difundida de uma porta do Céu ou porta do Sol que marca a passagem para a esfera extraterrena e divina. Também o Mundo Subterrâneo ou o Reino dos Mortos localiza-se, segundo a concepção de muitos povos, do outro lado do grande portão. A porta fechada indica frequentemente segredo oculto, mas também proibição ou inutilidade; a porta aberta representa um convite para sua travessia ou significa um segredo revelado. fonte
Portas legais
Aqui estão algumas portas bem legais.
São todas absolutamente interessantes.
Agora … de onde diabos é aquela imensidão da 5ª foto????
Sabe que me perguntei a mesma coisa. Vc sabe Philipe?
“Os romanos possuíam um deus próprio de travessia e de passagem: Juno.”
Jano em vez de Juno
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jano
COnsertei, valeu.
Qual é aquela porta gigante com escadaria? Philipe, queria deixar a sugestão de fazer um post com fotos reais dos planetas do sistema solar, se já não tiver feito! Abraço.
Acho que é uma porta em 3d, me parece meio baseada na porta do Inferno do Rodin (que tb está na lista)
Esse portão gigante é uma criação fictícia:
https://www.behance.net/wip/249779/470659
O portão é uma criação fictícia:
https://www.behance.net/wip/249779/470659
Olha aí
Eu sei que é.
Philipe, olha que bacana esses adesivos de porta:
http://bit.ly/1w8FfmD
Mais um post inusitado e muito interessante !!!!
Nao entendi muito bewm como é a mecânica daquela porta do gif. Ela parece flexível, é isso mesmo?
Ela se divide em duas e giram num eixo fora de centro. Um treco bacana pra dedéu.