Por que a Mona Lisa não tinha sobrancelhas?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Já reparou que a famosa Monalisa não tinha nem cílios nem sobrancelhas?

Confere só:

mona-lisa_custom-31a0453b88a2ebcb12c652bce5a1e9c35730a132-s6-c30

 

A explicação para isso é que não era só ela!

sobrancelha
Durante a idade média, mesmo na renascença, e até o século XVIII, cílios e sobrancelhas eram uma vergonha para as mulheres. Em geral todas as mulheres de alguma classe (as que saíam imortalizadas nos retratos) raspavam e arrancavam todos os pelos faciais porque elas achavam que isso enfatizava suas testas (a maior beleza da mulher na época era a testa). As mulheres não poderiam mostrar nenhum pelo em público por uma série de imposições eclesiásticas, que a Igreja Católica definia. A igreja condenava a pratica de mostrar os pelos mesmo que faciais porque isso “ofendia Deus e a Igreja”.

Hoje em dia, com este poder todo dado às depilações totais, não me surpreenderá se essa imposição voltar, não pela igreja, mas pela moda, impulsionada pelo interesse financeiro, que hoje condena os pelos pubianos naturais “chamados de floresta da Claudia Ohana” como algo “sujo” e não desejável. Hoje é a xana, amanhã pode ser a cara!

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

11 respostas

    1. Embora a igreja leve a culpa de muita coisa, principalmente naquele tempo, é possível também que seja apenas um modismo daquele momento. O mundo ja passou por uns modismos bem estranhos ao longo dos anos.

  1. Acho que não…:

    http://www.telegraph.co.uk/culture/art/3668700/Solved-Why-Mona-Lisa-doesnt-have-eyebrows.html

    Além disso, o Museu do Prado tem uma cópia da Mona Lisa que é atribuída à um aluno de Leonardo e que provavelmente foi pintada na mesma época da original (alguns dizem até ao mesmo tempo), onde podemos ver claramente que a Mona Lisa tinha sobrancelhas.

    http://www.heraldsun.com.au/travel/travel-news/spain-says-it-has-mona-lisa-copy/story-fn32891l-1226260284923?nk=915f09afb34fcf518b82c794a865cbee

    http://www.theartnewspaper.com/articles/Earliest-copy-of-Mona-Lisa-found-in-Prado/25514

    http://www.theartnewspaper.com/media/gallery/Mirrored-Mona-Lisa/25683

    1. É uma boa controvérsia, que deixo para os especialistas. Talvez o cara diga que ela tinha sobrancelhas como pode ver no raio X da peça e o Leonardo mudou de ideia, talvez até a pedido do cliente. O que eu sei é que vendo outras artes do Leonardo, podemos ver que as sobrancelhas são praticamente inexistentes ou somente sugeridas, algumas vezes só com a luz. Isso parece de acordo com a alegação de alguns historiadores sobre a sobrancelha não ser bem vista naquele período, sobretudo em mulheres (e anjos).




  2. As sobrancelhas grossas estão na moda e hoje em dia ninguém precisa da igreja católica ou da moda para seguir seu próprio caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.