Ponte Moisés

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Hahaha caraca, meu. Na primeira batida de olho que eu dei pensei que era um Photoshop, coisa do Worth1000, mas não, É DE VERDADE MESMO!

Esta inusitada ponte, talvez a ponte mais estranha do mundo, chama-se Moisés não é por acaso. Ela separa o curso d´água no meio!

 

A ideia parece louca, e é.



É incrível como a solução impacta pouco na paisagem.

O West Barbant Water Line é um fosso do início do século 17. Esse sistema de defesa holandês foi criado ligando cidades e vilas com fortalezas. Trata-se de uma zona de inundação que poderia ser preenchida com as águas profundas o suficiente para atrapalhar o avanço inimigo a pé, mas superficial o suficiente para descartar o uso eficaz de barcos. 

A linha, uma vez realizada com sucesso, freava as investidas dos  invasores espanhóis e franceses na baía.

Como parte de um programa de restauração recente do Fort de Roovere, o maior forte na linha, foi necessária a adição de uma ponte de acesso. O forte é cercado por um fosso e foi originalmente construído sem uma ponte, de modo que foi um desafio criar uma que seria discreta o suficiente.

A solução foi construir uma ‘ponte’ submersa que segue a linha da inclinação do terreno, e fica quase nivelado com o solo e o nível da água, tornando-se praticamente invisível à distância.



Muitas pontes nas grandes cidades tornaram-se famosas por seus desenhos clássicos e valores históricos. Com a quase totalidade dessas estruturas maciças, erguidas alto, acima do solo, às vezes você esquece que essas façanhas incríveis feitas pelo homem também poderiam ser construídas no chão.

A Ponte Moisés, é um projeto da RO & AD Architecten , que foi construída sob encomenda dentro dos limites de um fosso, uma linha de defesa do século 17. A ponte  permite que o público a atravesse o fosso antigo e continue com suas atividades de lazer ou simplesmente curta o visual da ponte.

Achei sensacional. Ela certamente tem algum sistema de drenagem que remove a água caso chova muito e o fosso se encha demais. Num rio acho que talvez não desse tão certo. Uma coisa que certamente deixaria o visual ainda mais incrível seria se a parte interna fosse de vidro.  Aí sim, faria jus ao nome de ponte Moisés.

A ponte Moisés fica na Holanda.

fonte

 

 

 

 

 

 

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

5 respostas

  1. Legal essa ponte, pra pessoas que tem medo de morrer na água (tipo eu), deve um prato cheio pra dar aquele estalo “Isso vai quebrar”

  2. Oi Philipe, tudo bem? Eu sou leitora do blog desde 2008, mas nunca comentei. Bom, o layout antigo do blog fazia o meu computador(lerdo por natureza) travar e muitas vezes eu tinha que reiniciar no meio da leitura, era um parto… Acho que era muito pesado. Queria te parabenizar pela mudança, ficou mais leve, e agora não trava mais, as páginas carregam mais rápido e tudo mais. Ficou show, beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.