Durante o trabalho de restauração na Catedral da Assunção, construída no início do século XV em Zvenigorod, arqueólogos russos encontraram inúmeros ninhos de pássaros que foram feitos pelas aves ao longo de vários séculos sob o telhado deteriorado.
Ninguém imaginava o que haveria nos ninhos. Os pesquisadores ficaram surpresos quando, durante a decomposição dos ninhos para a limpeza dos telhados, eles começaram a encontrar documentos em papel de diferentes períodos misturados a ossos, penas e cascas de ovos.
Em particular, eles encontraram manuscritos e anotações do século XVIII a partir do início do século XIX.
Gerações de aves estavam empenhadas em trazer pequenos papéis para ajudar a criar conforto em suas casas. Às vezes, os papéis eram obtidos pelo roubo: gralhas e andorinhões não estavam catando apenas lixo das pessoas, mas também títulos – notas promissórias, letras de venda, e notas de banco!
Há até mesmo pedaços de notas para 1000 rublos – uma fortuna na época! Vários materiais impressos ficaram muito bem preservados, como pedaços de jornais pré-revolucionários, embalagens de doces, receitas, bilhetes, embalagens, etc.