Os filmes mais perturbadores do mundo

Faz um tempo que não escrevo sobre filmes por aqui, coisa que eu sempre fazia, e que você pode dar uma olhada neste link.

Pensando sobre o que escrever em termos de filmes, já que eu já fiz lista de filmes com aliens, robôs, de guerra, de dançade dragão, de apocalipse, dos anos 80, e até de pessoas que derreteram, hahahahaha;

…E por aí vai. Eu pensei em falar sobre alguns filmes que eu considero “perturbadores”, já que a ideia de um filme perturbador me agrada MUITO e sem duvidas é o ramo que eu gostaria de seguir fazendo roteiros para Hollywood se eu tivesse alguma chance.

Mas o que faz um filme ser considerado perturbador? Não é o medo direto ou subjacente na trama, e também não é a questão da falha logica. É uma coisa um pouco indefinida, que leva o expectador a ficar pensando, e ruminando aquele negocio depois que assiste. Muitas vezes, um filme perturbador pode ser considerado um filme “ruim” por quem se acostumou ao esquemão clássico dos três atos em tramas perfeitamente mastigadas e explicadinhas porque o espectador médio dos EUA é normalmente um deficiente mental folgado que não quer perder tempo pensando no que viu. O filme perturbador é menos feito para divertir, é mais perto do autoral, em algumas vezes também não é feito apenas para chocar, porque chocar de maneira vazia é relativamente fácil, eu acho.

Também tem uma questão bastante subjetiva que consiste em o que pode ser perturbador para uma pessoa, pode não ser para outra, porque nós vemos o mundo de janelas diferentes e dependendo de sua janela, fatores intrínsecos da sua história e formação, podem ressoar com um produto audiovisual, trazendo uma dimensão mais ou menos perturbadora.

Um exemplo disso pode ser imaginado numa situação hipotética onde uma pessoa que foi abusada na infância, ela vai ver um filme sobre abuso infantil ou até mesmo que sugira de longe algo nessa linha, de uma perspectiva COMPLETAMENTE diferente de alguém que nem sequer sabe o que é esse sofrimento traumático.

Dito isso, aqui estão alguns dos filmes que eu considero perturbadores.

A Clockwork Orange

No futuro, um líder duma turma é levado para prisão é decide ser voluntário dum experimento, mais os resultados não são os esperados.

Possession

Uma mulher começa a apresentar um comportamento cada vez mais perturbador depois de pedir o divórcio ao marido. As suspeitas de infidelidade logo dão lugar a algo muito mais sinistro.

Dancer in the Dark

Uma jovem da Europa viaja aos Estados Unidos com seu filho pequeno com a ideia de que tudo será como um filme de Hollywood.

Irreversible (2002)

Os eventos no decorrer de uma noite em Paris são desenvolvidos em uma ordem cronológica inversa, enquanto Alex sofre um estupro e espancamento por um estranho na passagem subterrânea.

Oldboy

Depois de ter sido raptado e preso por quinze anos, Oh Dae-Su é libertado, e descobre que tem 5 dias para encontrar seu sequestrador.

The Piano Teacher

Um jovem persegue romanticamente sua professora de piano masoquista.

Martyrs

A procura de uma jovem por vingança contra as pessoas que a sequestraram e atormentaram quando criança, leva-a e a um amigo, que também é vítima de abuso infantil, numa aterradora viagem a um inferno de depravação.

Antichrist

Um casal aflito se retira para sua cabana na floresta, na esperança de reparar seus corações partidos e seu casamento, mas a natureza continua e as coisas vão de mal a pior.

First Reformed

Um padre de uma pequena congregação no norte do estado de Nova York lida com o crescente desespero causado pela tragédia, preocupações mundanas e um passado atormentado.

Raw

Uma adolescente imatura, que estuda para ser um veterinária, desenvolve um desejo por carne humana.

Hereditary

Depois que a matriarca da família morre, uma família enlutada é assombrada por acontecimentos trágicos e perturbadores, e começa a desvendar segredos obscuros.

Climax

Dançarinos franceses comemoram num edifício vazio fora da cidade, mas a noite se volta num pesadelo quando se dão conta que a sangria tinha LSD.

The Golden Glove

Um serial killer provoca medo nos corações dos moradores de Hamburgo no início dos anos setenta.

Saint Maud

Segue uma enfermeira piedosa que se torna perigosamente obcecada em salvar a alma de seu paciente moribundo.

Possessor

Um agente que trabalha para uma organização secreta que usa tecnologia de implante cerebral para habitar os corpos de outras pessoas, levando-as a cometer assassinatos para clientes ricos.

Mother!

A relação de um casal é colocada à prova quando convidados inesperados chegam à sua casa, interrompendo a sua existência tranquila.

Donnie Darko

Um adolescente é atormentado com visões dum homem numa fantasia de coelho que o manipula a cometer crimes.

Speak No Evil (2022)

Uma família dinamarquesa visita uma família holandesa que conheceu nas férias. O que era suposto ser um fim-de-semana idílico começa lentamente a desmoronar-se à medida que os dinamarqueses tentam ser educados diante do desagradável.

Infinity Pool (2023)

James e Em Foster estão desfrutando de umas férias na ilha fictícia de La Tolqa, quando um acidente fatal expõe a subcultura perversa do turismo hedonista, a violência imprudente e os horrores surreais do resort.

Under the Skin (2013)

Uma jovem misteriosa seduz homens solitários à noite na Escócia. No entanto, os eventos a levam a iniciar um processo de autodescoberta.

Salò, or the 120 Days of Sodom (1975)

Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, quatro fascistas encurralaram nove adolescentes e os submeteram a cento e vinte dias de torturas físicas, mentais e sexuais.

Audition (1999)

Um viúvo aceita a oferta de filmar garotas, organizado por um amigo para ele encontrar uma nova esposa. Aquela que ele gosta não é quem ela parece ser.

Threads – 1984

Os efeitos de um holocausto nuclear na cidade trabalhadora de Sheffield, Inglaterra e os eventuais efeitos de longo prazo da guerra nuclear na civilização.

Requiem for a Dream – 2000

As utopias causadas pelo uso de drogas em quatro pessoas de Coney Island se rompem quando seus vícios as dominam.

A Serbian Film – 2010

Um ator pornô em idade avançada concorda em participar de um “filme de arte” para se desligar definitivamente do ramo, apenas para descobrir que ele foi recrutado para fazer um filme de pedofilia e necrofilia.

Cannibal Holocaust – 1980

Durante uma missão de resgate na floresta amazônica, um professor encontra um filme perdido, filmado por uma equipe de documentários desaparecida.

Bem, vou ficando por aqui. Esses filmes foram selecionados por sua capacidade de provocar desconforto e abordar temas perturbadores, incluindo violência extrema, tabus sociais e a natureza sombria da condição humana. Lembre-se de que essas obras podem conter cenas impactantes e não são recomendadas para todos os espectadores. Eu esqueci alguma? Mande sua dica de filme gump e perturbador aqui nos comentários!

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Philipe, conhece o canal do Getro no Youtube? Ele tem um quadro chamado “Os Filmes Mais Perturbadores do Planeta”. Essa sua lista me fez lembrar dele.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertisment

Últimos artigos