Os fabulosos desertos branco e preto no Saara

Todo mundo sabe que o deserto do Saara é um dos lugares mais inóspitos da Terra e sem dúvidas o mais quente deserto do nosso planeta. Com uma dimensão total maior que o Brasil, equiparada a de toda a Europa, o Saara só perde para os desertos gelados, como a Antártica em dimensão.

Ao leste do Saara se encontra o Egito, onde além das pirâmides e relíquias egípcias que todos os anos atrai multidões de turistas ao local, esconde fabulosos tesouros que não foram feitos pelo Homem, mas sim pela Natureza.O local fica no Oásis de Farafra, no meio do caminho entre Dakhla e Bahariya.

Me refiro ao “Deserto branco”ou como chamam, Sahara el Beyda. Pouco conhecido das pessoas, este lugar é inacreditável. Embora quase todo deserto do Saara seja amarelo ou ocre, à distância o que parece é que nevou no meio do deserto.

Mas ao nos aproximarmos, o que vemos é de cair o queixo. Uma enorme parte do deserto é toda de giz, o que confere a incrível cor branca ao deserto.

As areias amarelas do deserto contrastam com a brancura das rochas dando aos visitantes uma sensação estranha de ter chegado em outro mundo.

As rochas são lentamente esculpidas pela ação do vento, produzindo estranhas formas que lembram cogumelos.

O mais curioso é que não muito longe do deserto branco, a cerca de 150 km ao sul, fica o deserto preto. Parece até que eu estou zoando, né? Então olha só:

Nesse lugar é o contrário. Ao invés da rocha ser branca, o contraste ocorre com rochas vulcânicas de cor preta (basalto), que tingem o deserto, tornando-o bastante sinistro.

O deserto preto tem formações bastante curiosas.


As montanhas são em forma de vulcão e existem milhões de pequenas pedrinhas pretas, que vistas de longe tingem a paisagem, escurecendo-a. A sensação é de estar em outro planeta.

fonte fonte fonte fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.
Previous article
Next article

Artigos similares

Comentários

    • É sim. Os desertos são regiões que recebem menos de 250 mm de precipitação por ano. Por essa definição de deserto, com 14 milhões de quilômetros quadrados, a Antártida é o maior deserto do mundo.
      Mas isso é uma definição técnica. 99,9% das pessoas desconhece esta definição de deserto, e consideram o deserto um lugar seco e quente. Nesta definição, o deserto do Saara é o maior deserto. Pela definição técnica, no entanto, o Saara é apenas o terceiro maior deserto, depois da Antártica e os desertos do Ártico.
      Mas vc esta certo. Vou fazer um ajuste no post.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos

Gripado

O dia da minha quase-morte

Palavras têm poder?

Um clipe musical 100% AI

Linha 3 do Metrô Rio