O peixe mais olhudo do mundo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Olha só o tamanho do olho deste peixe:


Este tipo de coisa ocorre porque ao longo de séculos, os humanos fizeram cruzamentos genéticos com peixes defeituosos para obter esses peixes “olhudos”. Os animais usados para este tipo de coisa são os “peixes dourados”.

No Brasil, esses peixes são chamados de Kinguios.

O Kinguio, nome popular do Carassius auratus, é possivelmente o peixe de aquário mais antigo e mais conhecido do mundo, e infelizmente também o mais “torturado”.

O Kinguio é um peixe originário da China, natural de rios de água fria, que requer um grande cuidado, e um enorme controle de elementos no aquário para se desenvolver bem. Curiosamente, a fama do peixe dourado pelo mundo afora é justamente oposta. E por isso ele é colocado em aquarios pequenos, com pouca água e sem sistema de filtragem.

kinguio telescópio

Logo que foram domesticados, esses peixes foram chamados de Olhos de Dragão ou Dragonfish. Mais tarde, foram produzidos no Japão e foi dado o nome Demekin, o qual os japonês chamam até hoje.


kinguio bubble eyes

Hoje eles estão também disponíveis com diferentes barbatanas e caudas como a cauda de véu e cauda de borboleta. Há muitas cores diferentes e tipos de escamas, incluindo sólidos de chocolate, vermelho, azul ou branco, tri-color e cálico. Isso sem falar nas versões mais bizarras do peixe, como a cabeça de dragão, o “pom-pom” e o “boné vermelho”.  De fato, hoje existem mais de 125 variedades de kinguios criados em cativeiro.

A variedade domesticada parece ter originado aproximadamente 1.000 anos atrás na China onde eles eram os animais de estimação da dinastia Sung. Registros mostram que sua criação pode ter começado entre as dinastía Tsin e a dinastía Tang (265 a 906 d.C.), mas textos explícitos e completos sobre eles, datam somente da dinastia posterior, a dinastia Sung. Eles chegaram ao Japão em aproximadamente 1500 e na Europa (Portugal) no princípio do século XVII.

Todas as variedades de Kinguios, podem ser combinadas e, talvez isso seja o que mais atraia os apaixonados pelos aquários. Alguns, devido a essas modificações, ficam com a movimentação prejudicada, é o caso do “Olho-de-Bolha, mas alguns ficam com a aparência bem exótica.

Quando nascem os alevinos do olho de bolha, estes possuem os olhos de lado como a maioria dos peixes mas passado algum tempo, duas bolhas começam a crescer e empurram os olhos para cima. As bolhas são na realidade sacos de pele muito fina que encerram fluido amarelo corporal. A pele é tão fina que até se pode observar em alguns espécimes as terminações dos capilares sanguíneos. Devido a este fato, deve-se ter sempre muito cuidado quando se cria, trata ou manuseia os “Olhos de Bolha” pois os sacos facilmente se danificam.

fonte, fonte, fonte

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

6 respostas

  1. Parabéns pelo texto, sob a ótica de uma aquarista, é o primeiro que eu vejo nesses blogs de curiosidades que não trata os kinguios modificados como algo “engraçadinho” que morre em 3 dias. 😀

    Vale a nota de que a expectativa de vida deles pode chegar aos 20 anos.

    Pessoalmente, detesto essas variedades extremas, bolha, telescópio e etc.
    Mas digamos que é apenas questão de gosto, se for bem cuidado por uma pessoa responsável que gosta das bizarrices, tudo bem.

    P.S. – O kinguio da legenda do telescópio é o miracéu, a diferença é que o olho dele “mira o céu” enquanto o do telescópio aponta para os lados. http://www.melhorpeixe.com/wp-content/gallery/kinguio/kinguio_telescopio_01.jpg
    Os dois devem enxergar muito bem… 😛

  2. Achei o cúmulo da barbaridade humano, interferir na natureza, já pensou se algum peixe, se volte contra nós, e faça com que a gente fique com duas bolhas o lugar de buchecas? e sem falar, q sem essas bolas horriveis, ele ficam masi bonitos, e com cara de peixe de verdade.
    isso é o resultado da barbaridade humana misturada com a irreponsabilidade de pessoas que se julgam cientistas, só para obter uma grana boa no fim do mês.

  3. Axo o cúmulo uma coisa assim, realmente é muito sem noção o imbecil q fez essa mutação com os pobres e indefesos peixinhos, alem de nao ser bonito, eu é  q nao keria ter um peixe q pode fikar cego ou deformado a qualker momento… uma pessoa q imterfere a propia natureza de um bixinho indefeso e ainda para fazer algo bizarro dessa forma deveria SER PUNIDO…. SEU MANÉ VAI PROCURAR ALGO UTIL PRA FAZER

  4. realmente é cruel. Claro que o autor do blog só fez escrever sobre. Eu não conhecia esses peixinhos e achei muito triste isso…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.