O mistério dos Incríveis círculos vegetais

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Olhando de cima pode até parecer que estamos sobrevoando um cropcircle. Mas o que vemos nessas fotos obtidas de uma floresta do japão não são produtos de plantações amassadas por uma razão misteriosa. São produtos de grandes e maduras árvores de cedro japonês.

Em 1973, os cientistas iniciaram um projeto em ‘silvicultura experimental’, com o objetivo de aprender sobre o espaçamento das árvores e seu efeito sobre o crescimento.
Assim, os japoneses plantaram círculos de cedros perto da cidade de Nichinan na prefeitura de Miyazaki, num padrão onde circulos concêntricos expandiam-se gradativamente em raios maiores para criar 10 anéis perfeitos.

Como você pode ver na foto abaixo, o experimento parece mostrar resultados claros. A forma côncava sugere que os círculos exteriores de menor densidade promovem de fato, um maior crescimento, com o tamanho da árvore ficando cada vez menor à medida que a densidade aumenta.

Faz sentido certo? Mais espaço equivale a menos competição por recursos como água e luz do sol, por isso é mais fácil para essas árvores externas se tornarem maiores e mais fortes, enquanto aquelas no interior lutam com suas vizinhas pelos recursos que permitiriam que elas se desenvolvessem plenamente.

De acordo com um documento do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão, a eventual diferença de altura entre as árvores no centro e as árvores mais altas no anel exterior, era superior a 5 metros.

As árvores serão derrubadas em breve, com o experimento chegando ao seu fim.

Mas tal é o interesse por este resultado inesperadamente belo que ainda existe a possibilidade de que esses gigantescos círculos agrícolas possam ser preservados, e talvez até se tornem uma atração turística no futuro!

fonte

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.