O manto da invisbilidade

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Ao que parece, em pouco tempo não é só o Harry Potter que poderá dar um rolé por aí com seu manto invisível. Os cientistas acabam de informar que eles conseguiram reproduzir o fenômeno, que abre um leque fantástico para as tecnologias militares e civis.

A equipe de pesquisa na Escola de Engenharia James Clark em Maryland, USA,  composta pelo Professor Christopher Davis, o cientista Igor Smolyaninov, e o estudante Yu – Ju Hung, tem utilizado a tecnologia plasmônica  para criar a o primeiro manto de invisbilidade completa. Os engenheiros têm aplicado a mesma tecnologia para construir um revolucionário superpotente  microscópio que permite aos cientistas ver detalhes dos objetos previamente indetectáveis em nanoescala.

De um modo geral, quando vemos um objeto, vemos a luz visível que atinge o objeto e se reflete até nossos olhos. A capa criada pela equipe da Escola Clark refrata (ou curva), a luz que a acerta,  de modo que a luz se move em torno do material e  assim ele fica invisível, não refletindo nada, deixando o manto e o seu conteúdo “invisível”.

A capa da invisibilidade é um dispositivo bidimensional padrão de anéis concêntricos criado com uma fina e transparente  camada acrílica de plástico sobre um filme de ouro. O plástico e ouro têm cada qual graus de refração diferentes.  O plástico estruturado sobre o ouro cria um efeito de “refração negativa” , que curva os raios  de modo que eles dão a volta no material do mesmo modo que a água de um rio contorna uma rocha.

No entanto, a invisibilidade que este equipamento produz ainda não e´totalmente perfeita porque há perda de energia quando a luz atinge a camada de ouro.

A equipe alcançou esta invisibilidade sob condições muito específicas. Os pesquisadores dizem que a invisibilidade obtida é de apenas 10 micrômetros de diâmetro. Por comparação, um cabelo humano é entre 50 a 100 micrômetros de largura. Além disso, o manto utiliza uma gama limitada do espectro visível, em duas dimensões. Seria um desafio significativo para  a ciência conseguir estender o manto a três dimensões, porque os pesquisadores precisariam controlar as ondas de luz   magneticamente e orientá-las eletronicamente ao redor do objeto escondido. A tecnologia pode funcionar inicialmente apenas para pequenos objetos específicos e de forma controlada.

Em todo caso, é um senhor avanço para a ciência que pode auxiliar no desenvolvimento de muitas tecnologias ainda inimagináveis, como o computador quântico, microscópios de poder incrível e etc. Para saber mais sobre esta sensacional pesquisa, visite este site (em inglês)

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.