O lago misterioso de Gafsa que apareceu no deserto

A história do Lago misterioso de Gafsa é muito incrível: O sol escaldante do deserto do Saara, no norte da África, assolava a Tunísia, e fazia a paisagem parecer uma miragem.

Mehdi Bilel estava retornando de um casamento no norte do país quando, ao lado da estrada Om Laryes, deu de cara com um lago que simplesmente não estava lá quando ele passou na ida. Era um lago enorme, que havia surgido como que por algum tipo de mágica.

“Depois de várias horas na estrada sem parar, honestamente pensei que estava tendo alucinações. Não sei muito de ciência e pensei que fosse magia, algo sobrenatural.”

O lago misterioso de Gafsa

O lago apareceu a apenas 360 km de Tunes, capital do país. Se era verdade que aquele lago não estava lá dias antes, então de onde é que ele surgiu?

Era um lago gigantesco, com aproximadamente dez mil metros quadrados e uma profundidade média de impressionantes vinte metros de profundidade. A água era tão cristalina que parecia água tratada de piscina.  O mais misterioso é que o lago teria surgido em questão de horas, não meses.

Muitas pessoas logo vieram ver o estranho acontecimento. Assim, a notícia se espalhou e o lago misterioso de Gafsa virou uma atração turística, principalmente por conta do calor, que era próximo aos 40 graus Celsius!

O lago misterioso de Gafsa
O povo correu para dar um “thibum”

Magia ou fenômeno geológico raro?

O povo da região logo começou a tentar explicar aquele intrigante fenômeno. Entre as possibilidades de que o lago teria surgido para refrescar um mago em peregrinação, ou que era um produto de um milagre de intervenção divina para salvar a vida de uma pessoa perdida no deserto. Mas o mais provável, porém, é que o lago surgiu como um raro fenômeno geológico, onde um aquífero subterrâneo é pressionado pela acomodação do solo em alta profundidade, forçando a água a subir por frestas nas rochas, e assim essa água doce e cristalina, teria surgido na superfície. Os pesquisadores acreditam que um pequeno terremoto tenha rompido a rocha acima do lençol freático , enviando milhões de metros cúbicos de água para a superfície. O povo tunisino que vive na área desértica do Lago de Gafsa, assolada pela seca, considera a sua criação e aparecimento um milagre ou uma maldição.

Águas perigosas no lago misterioso

Gafsa tornou-se o centro da indústria mineira do país depois da descoberta de fosfato na região sul da Tunísia em 1886. A Tunísia é hoje o quinto maior exportador mundial de fosfato, que é utilizado na indústria. Assim, como a região de Gafsa, famosa por seu fosfato amplamente utilizado na indústria de fertilizantes, pesticidas, detergentes, fósforos e até armas químicas, tornou-se o lar de um enigma intrigante – o lago misterioso de Gafsa.

Ainda que não seja aconselhável nadar nas águas deste lago, alguns aventureiros desafiaram os avisos, mesmo quando uma alta concentração de algas apareceu dias depois. Essa peculiaridade sugere que as águas do lago podem ser perigosas e potencialmente contaminadas, pois não parecem estar circulando.

Acredita-se que um ligeiro tremor de terra tenha aberto uma fissura, revelando um bolsão de água subterrânea que emergiu como o misterioso Lac de Gafsa. Com uma profundidade de até 18 metros e cobrindo uma área de um hectare, o lago atraiu a curiosidade dos moradores locais, apesar dos riscos associados. Um dos riscos era de que a água fosse radioativa!

Existem muitos lagos assim no mundo, onde mergulhar é garantia de ir dessa pra melhor. Confira aqui meu post sobre alguns dos lagos mais perigosos do mundo. 

Pessoas doentes

As preocupações aumentaram quando algumas pessoas ficaram doentes após nadarem nas águas do lago misterioso. È compreensível que os habitantes do norte da África acostumados ao deserto e a secura do Saara que pode atingir até 60 graus durante o dia não tenham resistido a um enorme piscinão daqueles, surgindo como que por mágica.

As autoridades demandaram estudos da qualidade da água do lago, que não revelaram radioatividade, mas descobriram que as aguas estavam com bactérias e parasitas que poderiam compro9meter a saúde das pessoas. Isso é bem compreensível por se tratar de uma região quente, com água doce, que ajudou a proliferação de bactérias, e a água não tinha tratamento nem renovação. Mas felizmente, os mesmos estudos mostraram que a água não era venenosa.

Risco do lago misterioso sumir

Os geólogos que estão intrigados com o surgimento do lago fizeram um alerta. Do mesmo modo que a atividade geológica subterrânea produziu um afluxo de água para a superfície, ela pode “chupar” a água de volta para o subsolo a qualquer momento, o que poderia gerar um redemoinho de proporções bíblicas e tragar até pessoas para o fundo da Terra.

O lago misterioso de Gafsa

 Projetos e ideias para o lago misterioso

Logo também surgiram projetos visando tentar tornar a área desértica ao redor do lago um imã de turismo. Uma dessas ideias envolvia a construção de resorts ao redor do lago, que ajudariam inclusive no tratamento e purificação das águas do lago misterioso de Gafsa.  Algo como o incrível oásis do Peru.

Outra ideia surgida na Tunísia foi a criação de tilápias no lago, que ajudaria a controlar e equilibrar a biologia do lago, além de fornecer alimento.

Hoje já se pode ver milhões de alevinos nadando no lago. e felizmente ele ainda não voltou para o subterrâneo do deserto. O Lago misterioso de Gafsa, também conhecido como o lago misterioso, é um exemplo notável de como a natureza pode surpreender e desafiar nossa compreensão. Seu surgimento súbito no meio do deserto da Tunísia continua sendo um enigma, gerando interesse tanto da comunidade científica quanto de aventureiros em busca de experiências únicas. Enquanto os cientistas trabalham para desvendar os segredos por trás desse fenômeno, o Lac de Gafsa permanece como um lembrete de que o mundo natural é Gump, e ainda tem muito a nos revelar.

fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertismentspot_img

Últimos artigos