O lago mais salgado do mundo

Muita gente pode pensar que o mar morto é o lago mais salgado do mundo, mas a verdade é que isso está errado. O lago mais salgado que se conhece no planeta Terra é este aqui:

 

 

Foto: A. Savin/Wikimedia Commons

Esse lago fica localizado perto da cratera Dallol, na Depressão de Danakil, na Etiópia. Seu nome é Gaet’ale Pond, uma pequena piscina de água com uma salinidade de 43%, tornando-a de longe o corpo de água mais salgado da Terra.

Para colocar em perspectiva o quão salgado Gaet’ale realmente é, você deve saber que o Mar Morto, que é salgado pra caramba,  tem uma salinidade de 33,7%, enquanto os oceanos do mundo têm uma salinidade média de 3,5%.

A água deste pequeno lago está tão saturada de sais de ferro que parece gordurosa na mão, como se fosse óleo. Os moradores desta parte da Etiópia às vezes o chamam de “lago oleoso”, por causa da sensação de óleo da água. Mas alguns o chamam de “lago assassino”, por causa dos gases tóxicos emitidos pela superfície da água, e as carcaças de pássaros e insetos perfeitamente preservadas em suas margens alertam para o perigo de se aproximar demais da água.

Risco de morte

Embora a Depressão de Danakil, (uma depressão geológica que resultou da divergência de três placas tectônicas no Chifre da África) seja exclusiva da Etiópia e, portanto, uma atração popular do turismo geológico, especialistas alertam que os turistas devem ter cautela em torno de Gaet’ale e outros piscinas salgadas próximas. O nível de gases tóxicos, provavelmente CO2 produzido vulcanicamente, às vezes pode ser alto o suficiente para matar humanos adultos, especialmente perto da superfície, onde os gases tendem a se acumular.

As dezenas de carcaças de aves observadas pelos cientistas que realizam um estudo em Gaet’ale servem de alerta para quem quiser se aproximar. Embora os pássaros possam ter bebido a água extremamente salgada, provavelmente foi o CO2 que os matou. A água extremamente salgada foi o que preservou seus corpos, agindo como salmoura e efetivamente os conservando. Algumas das aves pareciam estar mortas há algum tempo, pois seus corpos estavam parcialmente envoltos em sal.

Foto: A. Savin/Wikimedia Commons

Ninguém sabe exatamente quantos anos Gaet’ale tem, mas de acordo com imagens de satélite Landsat tiradas em 6 de fevereiro de 2003, existia aproximadamente na mesma forma semicircular. No entanto, foi um terremoto de 2005 que reativou a fonte vulcânica que continuamente a alimenta com água extremamente salgada.

https://youtu.be/Uaj722cg9Gk

Atingindo uma temperatura em torno de 50 – 55 graus Celsius, a água da Lagoa Gaet’ale pode parecer convidativa, mas na verdade é extremamente ácida, com um pH de 3,5 a 4, e pode expor banhistas sem noção a graves queimaduras. Aproximar-se da superfície do lago também não é recomendado para turistas, pois a crosta salgada que se forma continuamente ao seu redor pode ser saturada de salmoura e muito fraca, e pode não suportar o peso de uma pessoa, te levando ao pior – e último mergulho de sua vida.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Advertismentspot_img

Últimos artigos