O incrível besouro jóia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Categorias
Night mode

Parece mesmo uma jóia. O nome do animal é Metriona Bicolor, ou mais científicamente, Charidotella sexpunctata. Trata-se de um incrível besouro capaz de mudar de cor de acordo com seu estado de espírito. O Metriona bicolor é chamado nos EUA de Golden Tortoise beetle. Segundo a Wikipedia, ele é um besouro norte americano, mas li em outros sites que ele tem ocorrencia em quase toda a América.

Em geral ele é dourado como se fosse uma jóia. Seu tamanho é mais ou menos o de uma joaninha.

É um dos insetos mais bonitos que existem graças às suas cores. Quando excitado, este besouro muda seu padrão de cores, variando entre o dourado e o vermelho vivo. Como nessas cenas eróticas aqui:

As cores deste besouro passam por padrões incríveis de tons iridiscentescomo podemos ver nesta foto:

O besouro jóia pode ser encontrado em áreas de vegetação densa, jardins, e matas dos EUA. O besouro jóia é mais facilmente encontrado no alvorescer e se alimenta de plantas.

Fonte, fonte, fonte

Comments

comments

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

22 respostas

  1. Esse besouro era bem comum onde eu morava quando pequeno, mas já faziam mais de 15 anos que eu não via um deles, até que a algumas semanas atrás encontrei um aqui em casa, foi uma boa lembrança dos tempos de muleque hehehe, até tirei algumas fotos do bichino para guardar de recordação, belo post bro!!!

  2. posso ser chata? hehehehe… qd for escrever o nome de alguma espécie, tem q vir grafado em itálico ou sublinhado, destacado do resto do texto. e o nome genérico é em maiúscula, mas o específico, em minúscula: [i]Metriona bicolor[/i].

    e nas aulas de entomologia me lembro de alguma coisa sobre cores iridescentes serem por deposição de cristais de ácido úrico por debaixo da epiderme, mas non tenho absoluta ctz. o grupos dos besouros é o mais diverso dentro os animais. deus gostava de besrouros msm! ou era um….. vai saber.

    são animaiszinhos interessantes, de todo modo!
    =]

  3. [quote comment=”27493″]E a série Relatos de um MIB, vai continuar? Ou vc ficou com medo daquela ultima mensagem hehehe[/quote]
    vai continuar sim. Quer dizer, na verdade mesmo, já continuou bastante, eu só não publiquei ainda.

  4. [quote comment=”27515″]posso ser chata? hehehehe… qd for escrever o nome de alguma espécie, tem q vir grafado em itálico ou sublinhado, destacado do resto do texto. e o nome genérico é em maiúscula, mas o específico, em minúscula: [i]Metriona bicolor[/i].

    e nas aulas de entomologia me lembro de alguma coisa sobre cores iridescentes serem por deposição de cristais de ácido úrico por debaixo da epiderme, mas non tenho absoluta ctz. o grupos dos besouros é o mais diverso dentro os animais. deus gostava de besrouros msm! ou era um….. vai saber.

    são animaiszinhos interessantes, de todo modo!
    =][/quote]
    tem razão. Arrumei isso lá.

  5. encontrei um desses aki em casa, num pé de espinafre.
    é mto bonito msmo, mas nao sabia que ele muda de cor, mto interessante a matéria.
    josias coelho, Dom pedrito, rs.

  6. eu vir muitos besouro desses quando eu era criançã no quintal da minha casa brincava com eles pois pegava nas ramas de batatas que tinha no quintal e tinha outro que parecia com joaninha sendo todo verde meio que azulado com bolinhas bém pequenas vermelhas,nunca vou esquercer deles.e foi aqui mesmo no brasil ele não só existe nosUSA não,achava eles mais na parte da manhã,achava eles lindo ficava adimirando.ass:Evânia

  7. cara não é só nos estados unidos que se encontra isso, eu moro em são luis – ma. e quando era pequeno eu adorava caçar esses besouros em umas plantas rasteiras que se chamam aqui de salsa, de folhas com formatoa rredondado. Realmente eles mudam de cor facilmente. Eu brincava de por eles em minhas mãos e como brinco na orelha da minha irmã hahah, depois os colocava de volta no mato

  8. Sou do Ceará, e o vi hoje pela primeira vez andando pelo meu braço… A priori, pensei que fosse uma bijuteria que estivesse grudada na minha pele, mas daí o vi andando. Achei lindo!! Tentei pegar pra tirar uma foto, mas infelizmente o bichinho voou. 🙁 Mas é muito lindo mesmo, e são nesses momentos que tenho certeza como a natureza é bela!!

  9. A primeira vez que eu soube da existência dessa pequena maravilha da Natureza foi quando um desses pousou em mim, quando eu voltava do trabalho, eu moro em Gravataí, Rio Grande do Sul, então creio que ele esteja espalhado pelas Américas sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

© MUNDO GUMP – Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.